Volta Redonda, RJ – Prefeito Neto entrega 112 chaves de casas a famílias do Belmonte
A manhã desta sexta-feira, dia 23 de janeiro, em Volta Redonda, foi marcada pela cerimonia, onde a prefeitura, em parceria com a Câmara Municipal e a Caixa Econômica Federal, entregou o Residencial Therezinha Gonçalves, no bairro Belmonte, garantindo moradia para 112 famílias em situação de vulnerabilidade social.
O prefeito Antonio Francisco Neto, destacou a qualidade e a segurança do empreendimento, que conta com infraestrutura completa, biblioteca comunitária e câmeras de monitoramento.
“Este é o residencial mais seguro que já entregamos. Cada chave representa dignidade e qualidade de vida para todas essas famílias que tanto merecem. E homenagear a nossa querida Tetê {Therezinha Gonçalves – educadora já falecida}, que dedicou sua vida à educação, é uma honra para todos nós”, afirmou Neto.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Nilton Alves de Paula (Neném), reforçou o papel do Legislativo na viabilização do projeto. “Estamos juntos em ações que promovem inclusão social e respeito às famílias que mais precisam”, disse o parlamentar.
A Caixa Econômica Federal, agente financeiro do programa, também esteve presente, representada pelo superintendente de rede, Marcelo Albuquerque, ressaltou: “Entregar uma casa vai muito além de um imóvel. É oferecer estabilidade, pertencimento e futuro.”
Estrutura e inclusão social
O residencial é formado por quatro blocos, com apartamentos de dois quartos, sala, cozinha, banheiro e varanda. Todos os imóveis foram entregues com chuveiro elétrico, assento sanitário e box. São itens viabilizados por meio de parceria com a construtora.
Além disso, o conjunto habitacional conta com centro comunitário, áreas de lazer, biblioteca com acervo pedagógico e cultural, e fácil acesso a serviços públicos como saúde, educação e transporte.
Histórias de "sonhos":
A entrega das chaves foi marcada por depoimentos comoventes de moradores que agora têm um lar que pode ser chamado de “minha casa própria”.
É o caso de Rosângela Ferreira de Oliveira, de 68 anos, que aguardava há quase duas décadas por esse memento.
“Esperei 19 anos por esta benção. Agora Deus me deu essa oportunidade. Estou saindo do aluguel e meu maior desejo é ter paz e tranquilidade. Muito obrigado a esses homens e mulheres que ajudaram a realizar isso aqui”
Rita Helena Andrade, de 61 anos, celebrou o alívio financeiro: “Vou morar com minha neta em um lar seguro e confortável. Não preciso mais me preocupar com aluguel e poderei descansar melhor.”
Alessandra Ventura, de 45 anos, emocionou-se ao falar da nova etapa com seus filhos: “Minha casa atual estava em péssimas condições. Agora vou arrumar a sala, colocar o sofá e começar uma nova vida com meus três filhos.”
Análise Revista Acontece interior:
"O Residencial Therezinha Gonçalves registra na história um marco para Volta Redonda. A cidade soma mais de 2.400 unidades habitacionais entregues pelo programa Minha Casa, Minha Vida. Outros dois condomínios já estão em construção. Fato que amplia o alcance da política habitacional, reafirma o compromisso da gestão municipal em garantir moradia digna para quem mais precisa. Mais do que paredes e telhados, o “Therezinha Gonçalves” simboliza esperança, segurança e dignidade, com passos decisivos para transformar vidas e fortalecer o futuro da Cidade do Aço. Neto crava na história, mais esse feito”

Comentários: