Volta Redonda, RJ – Cidade lidera na região, reajustes dos Servidores.
O prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto, confirmou nesta terça-feira, dia 13 de janeiro, que os servidores municipais terão reajuste salarial de pelo menos 4,26% em 2026, índice correspondente ao IPCA acumulado. O percentual ainda poderá ser ampliado até a data oficial do anúncio, caso a arrecadação do município permita.
O índice segue uma política de valorização do poder de compra do funcionalismo, atotada pelo Governo Neto nos últimos anos e alcança cerca de 14 mil trabalhadores da administração direta, autarquias, fundações e empresas públicas. Em 2025, o aumento foi de 5%, acima da inflação de 4,56%; em 2024, 7%; e em 2023, 7,42%.
Comparação com outras cidades: Em Barra Mansa, o reajuste concedido em 2025 foi de 3,5%, abaixo do IPCA acumulado. Já em Porto Real, o índice ficou em torno de 3,8%, consequência das dificuldades financeiras. Em Vassouras, uma das piores do estado, o aumento foi de apenas 4%, insuficiente para repor perdas inflacionárias. Em Petrópolis, maior cidade da região serrana, o reajuste anunciado para 2025 foi de 4%, também sem ganho real para os servidores.
O aumento deste ano em Volta Redonda, contemplará funcionários ativos, inativos e pensionistas. Segundo o secretário de Administração, Cláudio Franco, “o piso remuneratório dos servidores que recebem salário mínimo acrescido de benefícios será de R$ 2.171, valor 34% superior ao mínimo nacional de R$ 1.621.O reajuste para aposentados e pensionistas ficará acima do concedido pelo INSS, que foi de 3,9% com base no INPC.”
O prefeito Neto afirmou que “a prioridade é preservar o poder de compra dos servidores sem comprometer as contas públicas. Estamos sempre buscando índices acima da inflação, mas dentro dos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal”, afirmou Neto.

Comentários: