SÃO PAULO, SP - A importância da Comunicação Política eficiente em uma campanha eleitoral
Ainda não há números exatos de quantos candidatos tentarão se eleger nas próximas eleições em outubro deste ano. Mas as perspectivas são altas. Para se ter uma noção, quatro anos atras, nas eleições de 2020, quase 520 mil pessoas no Brasil, se inscreveram para disputar um cargo no parlamento ou no executivo. Nem todos passaram pelo crivo inicial dos Tribunais Eleitorais, mas estamos falando de meio milhão de pessoas.
Há dados gerais sugerindo que, em mais de 95% dessas intenções, os candidatos(as), sequer sabem os primeiros passos a serem dados quando o tema é a comunicação política, tão fundamental para que que os eleitores tenham acesso ao mínimo de um projeto eleitoral.
Márcio Lemos, CEO da ML Comunicação, agência de marketing político, que teve como base profissional o Estado do Rio de Janeiro e que vem nos últimos anos ampliando sua atuação pelo país, explica que um candidato ou candidata, não tem obrigação de saber os caminhos da Comunicação. No entanto, há a necessidade de entender, que sem profissionais capacitados, o sucesso de uma proposta política tem imensas chances de não vingar.
“O que eu costumo dizer em minhas palestras e cursos, é que o profissional graduado ou bem treinado, seja em qualquer área da vida, faz com que o projeto tenha mais possibilidades de dar certo. Um Açougueiro foi treinado e sabe tudo sobre as carnes, assim como um Médico foi treinado e preparado para salvar vidas e tratar da saúde das pessoas, o Profissional da Comunicação, no nosso caso Política, tem que estar preparado e treinado para desenvolver a campanha de um candidato.” Explicou Marcio Lemos.
Direto de Indaiatuba, MG, onde foi ministrar e participar do Seminário de Inovação Política para mais de 60 pessoas, o Publicitário Marcio Lemos, falou com a Revista Acontece Interior® e Revista Acontece Interior Digital Site®. Ele destaca as oportunidades que os profissionais têm de se capacitar e entrar no mercado de trabalho.
“Em um ano marcado por múltiplas candidaturas e intensas disputas, a comunicação emerge como uma ferramenta-chave para viabilizar os processos eleitorais. Nesse sentido, uma estratégia comunicacional sólida é fundamental para se conduzir campanhas bem-sucedidas e alcançar os objetivos almejados pelos candidatos. É muito importante que aqueles que almejam cargos eletivos, bem como os profissionais envolvidos em suas campanhas, invistam na capacitação, seja em si mesmo ou em seus profissionais da Comunicação", enfatiza Lemos.
Um dos caminhos sugeridos pelo Publicitário, é participar de palestras, eventos e cursos especializados, não apenas para aprimorar as habilidades comunicativas, mas também aumentar as chances de conquistar o eleitorado e, consequentemente, alcançar êxito nas urnas.
"No atual cenário, observa-se um movimento ascendente de profissionais buscando aprimorar suas competências em comunicação política. O mercado oferece diversas opções de capacitação, com enfoque tanto nas estratégias tradicionais quanto nas inovações digitais. E aí já vai um princípio básico: Não há sucesso com apenas um só modelo de comunicação. É fundamental a unificação das mídias escritas, faladas, digitais e impressas, para que se atinja o maior número de eleitores, mas não só atingir, e sim fazer com ele entenda a proposta do candidato.” Explica Marcio lemos
Mídias: “Por exemplo, estamos aqui conversando com o leitor, que também é eleitor, por meio da Revista Acontece Interior, que hoje circula por todos os canais (Impressa, Digital, WhatsApp, Instagram, Facebook, Linkedin, Tik Tok etc..) e isso faz toda a diferença para se conseguir levar o conteúdo aos formadores de opinião, dos eleitores mais tradicionais aos mais jovens, mulheres e homens.” Comentou Márcio Lemos.
"O advento do ambiente digital trouxe uma infinidade de oportunidades para aqueles que desejam se aperfeiçoar. As plataformas digitais, oferecem acesso à conteúdos educativos e inspiradores, permitindo que os interessados se mantenham atualizados e desenvolvam suas habilidades de forma dinâmica e acessível. Mas só isso não basta. As capacitações devem ser constantes. disse o Publicitário.
“Diante do contexto eleitoral atual, estar devidamente capacitado em comunicação política é mais do que uma vantagem competitiva, é uma necessidade para aqueles que desejam destacar-se e ganhar as eleições neste ano.” Finalizou Marcio.
Sobre o Profissional: Márcio Lemos é publicitário, especialista em marketing e análise política, com passagem pela Câmara dos Deputados (Brasília), Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP), é Consultor, estrategista digital e coordenador de campanhas eleitorais.
Últimas palestras relevantes:
- Fevereiro de 2024 em Indaiatuba, Minas Gerais, seminário de inovação política, com mais de 60 pessoas. Falou sobre construção de reputação no digital e a importância dos pré-candidatos se preocuparem com isso.
- COMPOL RJ, novembro de 2023, quase 400 pessoas. Falou sobre pré-campanha e como trabalhar esse momento de forma estratégica.
Fale com Marcio Lemos: Site: https://marciolemos.co Instagram: http://www.instagram.com/marcio.lemos.mktpolitico
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