Revista Acontece Interior, Rio de Janeiro, Interior, Brasília, São Paulo

Quarta-feira, 12 de Junho de 2024

Notícias/Meio Ambiente

MESMO APÓS APLICAÇÃO DE ‘POLÍMERO’ NO COMBATE A POLUIÇÃO VOLTA REDONDA SOFRE COM EXTENSA NUVEM DE PÓ PRETO DA CSN

A “Cidade do Aço” está na rota de uma forte ventania que cortou a cidade na manhã desta quita feira, dia 13 de julho, levantando a poluição

MESMO APÓS APLICAÇÃO DE ‘POLÍMERO’ NO COMBATE A POLUIÇÃO VOLTA REDONDA SOFRE COM EXTENSA NUVEM DE PÓ PRETO DA CSN
Imagens
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

VOLTA REDONDA, RJ Polímero não impede poluição de pó preto

Uma forte ventania que cortou Volta Redonda, no sul fluminense, na manhã desta quinta-feira, dia 13 de julho, levantou uma extensa e densa nuvem de poeira de ‘Pó Preto’ sobre a Companhia Siderurgica Nacional (CSN). A poluição foi levada para vários bairros da cidade, causando novamente, uma grande quantidade de reclamações e queixas pelas redes sociais.

Ângela Carvalho, de 51 anos, moradora do bairro Jardim Amália, disse que “mesmo fechando todas as janelas e portas, o pó preto entrou dentro de casa. Minha família ficou até assustada com aquela quantidade de poeira vindo em nossa direção. Minha filha teve crise de tosse. Parecida aqueles filmes de terror, só que era realidade” comentou.  

Publicidade

Leia Também:

O vereador Renan Cury, postou um vídeo que mostra parte da poeira e escreveu. “Toda poluição causada pela CSN vindo à tona com a ventania que atingiu a cidade de Volta Redonda hoje. Lamentável. A casa fica suja, as roupas também, além da nossa saúde debilitada.... A CSN pode ter lucro, mas é obrigação diminuir a poluição e ter cuidado com a saúde das pessoas”

Comentários parecidos, estão por todas as redes sociais, questionado as ações que a CSN divulgou junto à Prefeitura de Volta Redonda, essa semana, prometendo ações de combate à poluição atmosférica. Há também cobranças das autoridades.  

APLICAÇÃO DE POLÍMERO: Uma dessa ações, apontadas como solução pela empresa, é a aplicação de Polímero (um produto que teria como função, “selar” as montanhas de poeira ao redor da CSN). Essa ação já foi realizada e o polímero foi aplicado, conforme fotos divulgadas pela CSN. No entanto, hoje (quinta-feira 13/07/23), levantou-se a dúvida se essa ação é eficiente, uma vez que grande parte da cidade, foi novamente coberta pelo pó preto, mesmo com a aplicação do Polímero.

DEPUTADO JARI DE OLIVEIRA: Em contato com nossa equipe, o Deputado Estadual Jari de Oliveira, se manifestou sobre o ocorrido hoje em Volta Redonda. “A CSN informou ontem que estava começando a implantar uma medida paliativa para minimizar a dispersão do pó preto na atmosfera. Hoje (quinta-feira, dia 13), com aumento da incidência de ventos, ficou ainda mais nítida a quantidade absurda de pó no ar. Não podemos respirar mais um ar tão poluído. É necessário que a empresa tome medidas mais efetivas e urgentes de combate à poluição do ar em Volta Redonda. Por isso, seguirei cobrando à empresa e ao órgão fiscalizador, que é o INEA, uma solução definitiva para o problema. E reforço que estarei no ato do dia 23 de julho, às 10h, na Praça Brasil. É importante que todos participem desta mobilização". Disse o deputado.

INEA: Nossa equipe enviou e-mail e mensagens para o INEA indagando o Presidente do Instituto Estadual de Ambiente, Philipe Campello, se está havendo o acompanhamento, por parte do INEA, da aplicação de Polímero pela CSN e sobre a efetividade desse processo. Até a finalização dessa reportagem, não houve uma reposta. Se houver, iremos atualizar.

ATUALIZAÇÃO DO INEA (16h07) - O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) informa que está com uma equipe no local mobilizada para apurar a situação da qualidade do ar. O uso do polímero é de conhecimento do Inea e faz parte dos controles da empresa da dispersão de partículas, assim como a umectação das pilhas. Em caso de descumprimento das ações previstas no TAC, nos instrumentos de controle ambiental da atividade, bem como de dano ambiental, o Inea tomará as medidas administrativas cabíveis e atuará a empresa.

CSN:  Também perguntamos a Companhia Siderúrgica Nacional, sobre esse tema. Assim que houver uma resposta oficial, iremos atualizar.    

  

   

Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!