Barra Mansa, RJ - Por Redação Revista Acontece Interior
A madrugada chuvosa desta quarta-feira, dia 24, mobilizou a equipe da Base Avançada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Barra Mansa em uma ocorrência de alta complexidade.
Os profissionais realizaram o parto emergencial de uma menina no bairro Paraíso de Cima, na Região Leste do município. O serviço é administrado pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paraíba (Cismepa).
O acionamento da Central 192 ocorreu por volta das 2h, após moradores da localidade constatarem que uma gestante de 36 anos havia entrado em trabalho de parto avançado dentro de casa.
Entre a equipe do Samu, estava a médica Clarice Carneiro Teixeira que nos relatou a ação emergencial.
“A profissão de médica nos reserva essas situações que, apesar de complexas e desafiadoras, terminam com agradáveis surpresas. Mesmo trabalhando há alguns anos na correria dos atendimentos de urgência, participar do milagre de um nascimento no meio da noite é sempre um momento profundamente especial”, destacou a médica Clarice que liderou a ação.
Quando a ambulância chegou ao endereço, a paciente já se encontrava na fase final do processo de nascimento, o que exigiu intervenção técnica imediata e sensibilidade da equipe de plantão.
Com o suporte do enfermeiro Sandro Izidio e do condutor Marcelo Francis, a médica executou os protocolos de primeiros cuidados, realizando o corte do cordão umbilical, a identificação e o aquecimento da recém-nascida.
O sucesso da operação domiciliar e o estado de saúde de ambas as pacientes coroaram o desfecho positivo da ocorrência, evidenciando o preparo técnico e o lado humano dos profissionais envolvidos.
“Ver a bebê bem e perceber o alívio da mãe traz uma sensação de dever cumprido e de muita gratidão. É um momento que renova o sentido da nossa profissão”, completou Clarice.
Após a conclusão dos procedimentos de estabilização no imóvel, mãe e filha foram transportadas em segurança pela equipe do Samu até o Hospital Municipal da Mulher, situado no bairro Ano Bom.
Na unidade hospitalar, as duas permaneceram sob os cuidados das equipes de plantão para o acompanhamento pós-parto de rotina.
Registro Acontece Interior: Fica aqui o registro e os parabéns da nossa redação à médica Clarice Carneiro Teixeira, ao enfermeiro Sandro Izidio e ao condutor Marcelo Francis. Uma equipe que não apenas cumpriu com excelência o seu dever profissional, mas que, acima de tudo, demonstrou humanidade, sensibilidade e empatia em um momento tão crucial.

Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se