VOLTA REDONDA, RJ
Em mais uma demonstração de que o interior fluminense está no radar político de Eduardo Paes, o prefeito do Rio de Janeiro marcou presença no painel estratégico “Desafios Urbanos: Mobilidade, Moradia e o Futuro das Cidades”, realizado durante o ‘Construa Sul Fluminense 2025’ em Volta Redonda. O evento, promovido pelo Sinduscon Sul Fluminense, em parceria com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), reuniu lideranças públicas, empresários e investidores para discutir soluções urbanas e desenvolvimento regional.
Ao lado de Péricles Aguiar, presidente da Agência de Desenvolvimento Regional do Sul Fluminense, e Ana Cláudia Gomes, da CBIC, Paes destacou a importância de políticas habitacionais integradas, requalificação de áreas degradadas e mobilidade eficiente. “Falar de desenvolvimento urbano é falar de qualidade de vida, de oportunidades e de futuro para as cidades”, afirmou o prefeito
A presença de Eduardo no evento não foi isolada. Nos últimos meses, ele tem intensificado visitas ao interior do estado, com ações políticas em cidades como Barra Mansa, Vassouras e Volta Redonda. Em Barra Mansa, por exemplo, participou recentemente, da filiação do ex-deputado Marcelo Cabeleireiro ao PSD, seu partido, e foi homenageado na Câmara Municipal. Em Vassouras, visitou o Museu da cidade, reforçando vínculos culturais e históricos com a região.
A movimentação é vista como estratégica: Paes é apontado como favorito na corrida pelo governo do estado em 2026, com apoio do PT e vantagem inicial no cenário político fluminense. Ao investir no Sul Fluminense, região que ele chegou a comparar ao “interior de São Paulo do Estado do Rio”, o prefeito busca ampliar sua base eleitoral e se aproximar de municípios com forte potencial econômico e social.
O Construa Sul Fluminense 2025 reforçou essa conexão. Com uma programação voltada para os desafios urbanos e o futuro das cidades, o evento foi palco para reflexões sobre como tornar os municípios mais conectados, sustentáveis e preparados para o crescimento.
Paes defendeu uma abordagem regionalizada, com articulação entre cidades vizinhas para enfrentar problemas comuns e promover soluções conjuntas. A presença de flores no palco e o tom propositivo do debate deram ao encontro um ar de construção coletiva, exatamente o que Paes parece buscar: alianças, projetos e votos.

Comentários: