A Revista e o SITE Acontece Interior, convidaram os 04 candidatos a prefeito de BARRA MANSA, para esse debate com alguns dos mais importantes Temas pertinentes à Cidade. Apenas o candidato Professor Peterson (Psol), apesar de se comprometer a participar, não respondeu as perguntas.
THIAGO VALÉRIO (PDT-12) - Para comparar as propostas dos candidatos acesse www.revistaaconteceinterior.com.br
Tema (01) – ATRAÇÃO DE EMPRESAS / DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO: Como atrair mais empresas para Barra Mansa, gerar renda e empregos?
Thiago Valério: Nossa cidade está parada no tempo, falta emprego e renda, falta cuidado com as pessoas. Precisamos de uma cidade tecnológica e conectada. Sabemos que é possível fazer e vamos desenvolver toda essa infraestrutura para trazer desenvolvimento. Barra Mansa tem um grande potencial de desenvolvimento que pode ser no comércio, agricultura ou turismo. Com a criação da Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico, vamos atrair investimentos com expansão das atividades econômicas produtivas, novas empresas e negócios. Isso inclui a modernização do Centro da cidade para funcionar como um shopping a céu aberto e a valorização dos distritos para serem polos turísticos e agrícolas.
Temos um grande potencial turístico e econômico atrelado aos distritos de Barra Mansa. Incentivar o turismo religioso em Floriano é uma forma de atrair turistas e trazer renda para a cidade. Amparo e Santa Rita de Cássia são grandes polos agrícolas que podem ser incentivados. Sem falar de Rialto e Antônio Rocha com um atrativo esportivo com locais para corridas e ciclismo.
Quando comparamos Barra Mansa com as cidades vizinhas, percebemos que é a cidade que menos se desenvolveu nos últimos anos. Investir em parques tecnológicos e centros de inovação são essenciais para transformar a economia local, estimular o empreendedorismo e melhorar a qualidade de vida das pessoas. Para isso vamos criar espaços dedicados à inovação, atraindo startups e empresas geradoras de alta tecnologia, além de implantar, no Parque da Cidade, o Centro Municipal de Inovação. Também está no nosso plano de governo resgatar as origens da Flumisul para que ela volte a funcionar como um ambiente de negócios atraindo investidores estrangeiros.
Tema (02) – CENTRO, BAIRROS PERIFÉRICOS E INFRAESTRUTURA: Como democratizar os investimentos nesses segmentos?
Thiago Valério: Temos a função de cuidar de Barra Mansa em sua totalidade. No nosso governo os bairros e distritos vão receber a mesma atenção que o Centro da cidade. Precisamos valorizar cada região e suas potencialidades. Temos cinco distritos que estão abandonados e precisam ter de volta os investimentos em turismo e agricultura. Da mesma forma como vamos reestruturar o Centro da cidade e deixar mais moderna e bonita, vamos fazer nos bairros. Levar cultura e lazer para os bairros com shows e atrações artísticas é uma forma de incentivar os artistas locais também.
Tema (03) – LAZER E CULTURA NA PERIFERIA: Quais os projetos para proporcionar lazer e cultura nos bairros periféricos de Barra Mansa?
Thiago Valério: A implementação de ações que valorizem os artistas locais, preserve o patrimônio histórico e integrem a cultura na vida dos barra-mansenses é o que vamos fazer na nossa cidade. Construir o Teatro Municipal de Barra Mansa, restaurar os prédios e espaços históricos, implantar o Centro de Tradições Mineiras são algumas das realizações que faremos em Barra Mansa. Também vamos valorizar os artistas locais e incentivar o empreendedorismo cultural por meio de cursos e seminários sobre oportunidades de financiamento.
O esporte será muito incentivado em nosso governo. Nosso projeto inclui ter de volta na cidade o Leão do Sul, com um grande projeto de estádio cidadão para atividades esportivas, centro de saúde e lazer, como visto nas cidades vizinhas e grandes capitais. Os bairros e distritos também serão beneficiados com a reforma, revitalização e criação de novos espaços de esporte e lazer. Assim, todos terão mais segurança e não precisarão jogar bola na rua, no meio dos carros.
A cidade também vai ganhar um Ginásio Poliesportivo Municipal para oferecer diversas atividades físicas em um só lugar. Atrelado a mobilidade urbana, o plano de esporte e lazer inclui um plano cicloviário e a criação de ciclofaixas aos finais de semana. Pensando em formar futuros medalhistas olímpicos em Barra Mansa, será implantado o Programa Municipal de Formação Esportiva com polos regionais, a partir das escolas, em diversas modalidades e para todas as idades. Com o incentivo a prática esportiva, aos atletas e equipes, será possível criar um calendário anual de eventos esportivos, com competições que celebrem a diversidade e fortaleçam o senso de comunidade.
A terceira idade será valorizada com um programa de atividades esportivas específicas para promover o bem-estar e a integração social dos idosos. Uma cidade bem cuidada e com espaços de esporte e lazer é a garantia de mais qualidade de vida e desenvolvimento. Essa transformação vai começar.
Tema (04) – MOBILIDADE URBANA E TRANSPORTE PÚBLICO: Quais as propostas para se avançar nesses dois segmentos que tanto mexem com o dia-a-dia dos moradores?
Thiago Valério: Nossa cidade tem convivido com problemas que afetam diretamente a qualidade de vida das pessoas como ruas esburacadas e mal conservadas, calçadas inadequadas e inacessíveis, além de sistemas de drenagem deficientes, que contribuem para alagamentos frequentes, além do problema do transporte público com ônibus lotados, velhos e que não cumprem os horários. Para resolver esses problemas vamos implantar o Programa Barra Mansa +Bonita com o objetivo de revitalizar as áreas públicas como praças, parques e espaços de convivência, que serão acessíveis, bem iluminadas e atraentes para a população. Com o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável vai ser possível priorizar o transporte público de qualidade, as ciclovias e calçadas para facilitar o deslocamento pela cidade. E vamos construir a quarta ponte, para ligar o bairro Vista Alegre à Rodovia Presidente Dutra e criar mais uma entrada na cidade e desafogar o trânsito no bairro Vila Nova, Saudade e Centro.
Tema (05) – MEIO AMBIENTE / RIO PARAÍBA DO SUL: Quais as ações práticas para lidar com o Ambiente e com o Paraíba do Sul que corta grande parte da cidade?
Thiago Valério: O Rio Paraíba do Sul faz parte da vida de Barra Mansa e está diretamente ligado ao abastecimento de água do nosso município. Entender a importância desse rio e pensar em ações que o integrem a cidade é de extrema importância, começando com o tratamento de esgoto da cidade. Atualmente, Barra Mansa não trata nem 1% do esgoto. Isso vai mudar com a retomada das estações de tratamento e as obras de saneamento. Vamos transformar Barra Mansa em uma cidade inteligente, adaptada e que consiga integrar a área urbana com o meio ambiente. A falta de preparo das cidades para enfrentar os eventos climáticos custam a vida das pessoas. Todos os anos enfrentamos alagamentos e desmoronamentos. Com o Plano Municipal de Ação Climática, teremos metas específicas de redução de emissões, em conformidade com o compromisso para o Federalismo Climático (Resolução do Conselho da Federação nº 3/2024), além de implementar a Agenda Municipal de Qualidade Ambiental Urbana em consonância com as diretrizes do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e fortalecer o Programa de Corte e Poda Seletiva da Vegetação respeitando a legislação e as técnicas adequadas. Como a orientação e a prevenção são fortes aliados, os alunos serão incentivados na prática da educação ambiental. Acreditamos que a integração entre a conservação ambiental e um desenvolvimento rural sustentável envolve a preservação dos nossos recursos naturais. Por isso teremos um novo conceito de desenvolvimento socioeconômico na área rural do Município, com foco em responsabilidade ambiental, sustentabilidade e empreendedorismo rural. Também vamos reestruturar e aumentar o efetivo de agentes da Guarda Municipal Ambiental, além de destinar 100% da arrecadação decorrente do ICMS Verde (ICMS Ecológico) ao Fundo Municipal de Conservação Ambiental (FUNCAM), implantar o Programa Agenda Ambiental na Administração Pública com redução de material de consumo e energia nos prédios públicos. Identificar as potencialidades e atrativos turísticos das Unidades de Conservação existentes, estimulando o ecoturismo de base comunitária.
...Pensamento de Thiago Valério... A saúde hoje é o grande problema de Barra Mansa. Por isso vamos investir na construção do hospital municipal e no atendimento de qualidade nos bairros. Com um médico como vice-prefeito, o Dr. Maurício Amaral, teremos condições de construir o primeiro hospital municipal. Vamos modernizar o sistema dos postos de saúde para atender e fazer exames básicos no próprio bairro e criar um centro especializado para realização de exames de média e alta complexidade, como ultrassonografia e tomografia. Com a integração do sistema de saúde de forma digital ficará mais rápido agendar exames e consultas. Será o fim das filas de madrugada nos postos. Também vamos retornar com o atendimento de urgência da UPA da Região Leste que hoje está funcionando apenas como um posto. E para os distritos, vamos ter policlínicas com ambulâncias para os atendimentos de urgência. Com um prefeito professor, e que já foi diretor da Fundação Municipal de educação de Niterói, a educação de Barra Mansa só tem a ganhar. Além de priorizar o ensino integral e a vinda de faculdades e institutos federais para Barra Mansa, vamos retornar com a eleição para as diretoras e devolver aos professores a regência. Cuidar das crianças também é prioridade. Vamos construir mais creches adaptadas e inclusivas e dar tranquilidade para que as mães possam trabalhar. É possível mudar Barra Mansa de verdade. Com você tem jeito! No dia 06 de outubro é 12! É Thiago Valério, prefeito!
Comentários: