RESENDE, RJ – Jogos Estudantis do Rio de Janeiro chegam ao interior do estado.
Os Jogos Escolares do Rio de Janeiro chegam ao Sul Fluminense, agitando o fim de semana, entre os dias 31 de maio e 1º de junho. Resende é uma das cidades que será sede de competições de handebol e judô, com início previsto para às 8h. A realização é da Secretaria Estadual de Esporte e Lazer, em parceria com a Federação de Esportes Estudantis do Estado do Rio de Janeiro (FEERJ).
“Os Jogos Escolares do Rio de Janeiro representam nosso compromisso com a juventude, com a educação e com a formação de uma nova geração de atletas e cidadãos. Levar as competições ao interior do estado, como estamos fazendo no Sul Fluminense, fortalece o acesso à prática esportiva e revela novos talentos em todas as regiões” destacou o secretário estadual de Esporte e Lazer, Rafael Picciani.
No sábado, as disputas de handebol serão realizadas no Colégio Santa Ângela, no Centro de Resende. Em Vassouras será no Colégio dos Santos Anjos. No domingo, o handebol continua movimentando Resende, no mesmo local. Em todas as cidades, as competições têm início às 8h.
Na capital, o destaque do sábado é a ginástica artística. No domingo, o Jerj segue para a Região Serrana, com provas de basquete na Escola George March, em Teresópolis, e disputas de badminton no Ginásio Poliesportivo Pedro Jahara.
Sobre os Jogos: Nos Jogos Escolares do Rio de Janeiro, estudantes de 11 a 17 anos competem em 20 modalidades individuais e coletivas. As etapas classificatórias abrangem as cinco regiões do estado. Este ano, o torneio bateu recorde histórico de participação, com mais de 9 mil estudantes inscritos de escolas públicas e privadas de todas as regiões do estado, quase o dobro do recorde anterior, que era de pouco mais de 5 mil atletas.
Além de troféus e medalhas, os vencedores ganham a oportunidade de representar o Rio de Janeiro no Jebs, organizado pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), e nos Jogos da Juventude, organizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). O projeto não tem custo para as escolas e os alunos recebem um kit participante cedido pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, que também presta apoio logístico na competição.
