Revista Acontece Interior, Rio de Janeiro, Interior, Brasília, São Paulo

Sexta-feira, 23 de Fevereiro de 2024

Notícias/Política

MÁRIO ESTEVES RECEBE REVISTA AI PARA ENTREVISTA EXCLUSIVA SOBRE O BALANÇO DE 2023 EM BARRA DO PIRAI

Turismo, Saúde e Infraestrutura estão entre os principais investimentos da admistração pública em 2023 em Barra do Pirai

MÁRIO ESTEVES  RECEBE REVISTA AI PARA ENTREVISTA EXCLUSIVA  SOBRE O BALANÇO DE 2023 EM BARRA DO PIRAI
Imagens
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

BARRA DO PIRAI, RJ - Entrevista Exclusiva Prefeito Mario Esteves - Balanço 2023 / Por Adriano Lizarelli, Jornalista Especialista em Ciências Políticas e Editor Chefe da Revista Acontece Interior 

 Em seu segundo mandato, o prefeito de Barra do Pirai Mário Esteves, mostra força como um dos principais políticos no Interior do Estado, com ênfase no Sul Fluminense. Entre as parcerias políticas está a do deputado Munir Neto que constantemente visita o prefeito na prefeitura, para fortalecer o acesso do executivo ao parlamento e ao Estado. Um dos grandes trunfos de sua administração, além dos investimentos em infraestrutura e na saúde, foi a determinação de fazer do distrito de Ipiabas, um dos polos turísticos que se destacam em todo o Estado, a ponto de “disputar” os turistas, com outros polos já tradicionais.

Quando foi anunciado a vinda do primeiro Avião do Metaverso (um Boing 727-200), para incrementar o turismo, houve espantos. Mas hoje, não há dúvidas que a atração está alcançando seus objetivos.“Sou frequentador de Ipiabas, faz muitos anos. Isso aqui não ia para frente de jeito algum. Sempre aquele movimento morno. Com esse projeto turístico do prefeito, com o Avião e outros atrativos, isso aqui já mudou muito e para melhor. O que a gente precisa é de pessoas com visão de crescimento, e assim é o Mario {prefeito Mário Esteves}”. Comentou o empresário paulista Jonas Selvati, passeando por Ipibas.

Publicidade

Leia Também:

Próximo ao local onde está o Avião do Metaverso, estão ainda o Trêm de Gelo e a Casa dos Sonhos. Na região havia também uma quadra que precisou ser demolida para dar espaço às atrações turísticas. Mas uma outra quadra completamente nova foi construída, e já está praticamente pronta para ser entregue a população: Outro investimento no turismo, foi a completa recuperação da Estação de Ipiabas, que antes estava em ruínas, sem condições de ser utilizada. Após as obras, hoje abriga um polo atrativo Centro Gastronômico. Ao lado, há um novo ponto de eventos.

ENTREVISTA AI: O ano de 2023 está chegando ao fim e nós da Revista Acontece Interior® e da Revista Acontece Interior Digital®, fomos recebidos pelo prefeito de Barra do Pirai, para fazer um balanço das realizações de 2023. Você acompanha na entrevista a seguir:

  • Chegando ao final de 2023, qual o balanço das principais conquistas do ano na sua administração?

Mário Esteves: Dois mil e vinte três foi um ano de muitas conquistas, em que chegamos bem próximos da marca de 30 escolas reconstruídas ao longo do mandato, por exemplo. Impulsionamos ainda mais a economia, tanto na geração de empregos quanto no fomento ao turismo, principalmente através da consolidação do Circuito Turístico de Ipiabas. Retomamos, na Saúde, vários mutirões para zerar filas e exames, dando continuidade a um trabalho iniciado lá atrás, em 2017, de prioridade total à vida das pessoas. Acredito que preparamos bem o terreno para grandes obras que virão em 2024, como a revitalização das três praças principais do Centro da cidade, a nova rodoviária no Belvedere, o sistema de abastecimento de água e de tratamento de 100% do esgoto de todos os bairros e distritos, entre outras.

  • Um de seus principais projetos é justamente a questão do Turismo. Os investimentos feitos até agora, já começaram a trazer resultados?

Mário Esteves: Sim, sem dúvidas. Nos últimos feriados, por exemplo, Ipiabas registrou uma demanda crescente na rede hoteleira, o que é a ponta para uma série de fatores encadeados: a contratação de mão de obra, a circulação de turistas no comércio, o consumo nos estabelecimentos locais e também do Centro da cidade, a geração de empregos etc. O calendário anual de eventos abre a possibilidade de a pessoa já se programar, com antecedência, pra curtir o clima do distrito, cujos equipamentos turísticos estão cada vez mais aperfeiçoados, vide o prédio da antiga estação ferroviária, que nós entregamos totalmente reconstruído, há alguns meses.  

  • O senhor também priorizou investimentos infraestrutura da cidade?

Mário Esteves: A questão da infraestrutura sempre foi um desafio, afinal, foram mais de 50 anos sem investimentos significativos nessa área. E, por mais vontade e garra que tenhamos, não dá para fazer milagre em quatro anos. Então, digo que o primeiro mandato foi praticamente inteiro só para colocar a casa em ordem, e o segundo, sim, tem nos permitido alcançar com força determinados problemas crônicos. Em termos de infraestrutura, destaco, em especial, o investimento já bastante encaminhado que proporcionará a Barra do Piraí um novo sistema de abastecimento de água, 100% modernizado, que vai acabar de uma vez por todas com o problema da falta d’água. Considero esse um avanço crucial no tocante à infraestrutura, e que já está projetado para ter o start efetivo.  

  • Assim como em várias cidades, Barra do Pirai também contou com parcerias com o Governo do Estado. Essa união é importante para cidade?

Mário Esteves: A parceria com o Governo do Estado é fundamental, não tenho dúvidas. O governador Cláudio Castro tem sido um grande amigo da nossa cidade, sempre aberto a me receber quando o procuro, a atender nossas demandas, entendendo a real necessidade de sanar problemas que afetam a qualidade de vida das pessoas. Por exemplo, a obra na RJ-145, na altura da Roseira/Ponte Vermelha: ali, o muro de contenção de encosta, à margem da rodovia, é uma obra já iniciada, que será de extrema importância tanto para a segurança de motoristas quanto de moradores. O hospital em Vargem Alegre é outro exemplo de fruto dessa parceria.  

  • Há uma programação de mais obras para logo após esse fim de ano, mas o que tem programado para as festas de dezembro em Barra do Pirai? Pode revelar?

Mário Esteves: Estamos nos preparando para começar, logo após o período das festas de fim de ano, a obra de revitalização das calçadas do Centro da cidade, que serão completamente padronizadas. A intenção é consolidar a região como o maior shopping a céu aberto do Sul Fluminense, com a integração entre as três praças principais e calçadas que sejam seguras e acessíveis a todo tipo de pedestre. Também teremos a programação tradicional de Natal, mas isso eu divulgo em breve, tem surpresas sim (risos).  

  • Em 2024 haverá as eleições municipais e muitos dos principais grupos políticos, já definiram seus candidatos. Em Barra do Piraí, como será a sucessão?

Mário Esteves: Esse é um assunto que trato com muita naturalidade, porém, evitando antecipar para agora um processo que só vai se desenrolar, efetivamente, daqui a um ano. Como prefeito eleito, cumprindo o segundo mandato, não posso desviar o foco da cidade. É claro que estamos conversando, existem lideranças capacitadas dentro das forças políticas que aglutinamos, mas a hora de apontar o nome de A ou B será no momento certo, sem pressa. O que posso garantir é que vamos deixar um legado para Barra do Piraí e esperamos que o próximo prefeito não retroceda.

...Pensamento... Estamos nos aproximando do fim de mais um ano onde tivemos dificuldades, mas também grandes conquistas na nossa administração. E assim são nossas vidas. Com desafios diários que surgem no dia a dia, mas que com otimismo, perseverança e muito trabalho a gente vence. Quero deixar para os moradores de Barra do Pirai, mais uma vez enfatizado que, contem sempre comigo, como minha dedicação e com as equipes do nosso governo. Todos nós vamos seguir trabalhando muito para melhora a qualidade de vida das pessoas”    Por Mário Esteves – Prefeito de Barra do Pirai

Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!