Revista Acontece Interior, Rio de Janeiro, Interior, Brasília, São Paulo

Quinta-feira, 10 de Outubro de 2024

Notícias/Policial

AAPVR ALERTA POR MEIO DE SEU PRESIDENTE, CONTRA GOLPES PELO CELULAR

Em cinco meses deste ano, já foram registradas mais de 15 mim denúncias de golpes.

AAPVR ALERTA POR MEIO DE SEU PRESIDENTE, CONTRA GOLPES PELO CELULAR
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

VOLTA REDONDA,RJ AAPVR Contra Golpes digitais 

Os números assustam e trazem ainda mais preocupação para todos, em especial aos idosos. O Disque 100, do governo federal, registrou mais de 15 mil denúncias de violações financeiras ou materiais nos primeiros cinco meses de 2023. 

O secretário nacional dos Direitos da Pessoa Idosa do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, Alexandre da Silva, diz que esse número pode ser maior.

Publicidade

Leia Também:

“Muitas pessoas ficam constrangidas, idosos ficam com vergonha por terem caído nos golpes e, muitas vezes, não contam a ninguém”, comenta. 

Também preocupado com essa situação, o presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda, Ubirajara Vaz, chama atenção para esse aumento considerável de golpes contra idosos.

“É claro que a tecnologia veio para facilitar a vida de todos nós, mas ela também propicia aos criminosos novas formas de enganar a população e, segundo as estatísticas dos órgãos de segurança, os idosos são as vítimas mais procuradas pelos golpistas, com as ocorrências aumentando em mais de 73%. É preciso ficar atentos, e ações simples ajudam. É isso que a AAPVR ensina em nossos cursos”. Comentou Ubirajara Vaz.

Programa de Inclusão Digital na AAPVR ajuda a prevenir: O presidente da Associação dos Aposentados informa que a entidade promove, desde 2021, o Programa de Iclusão Digital e@idoso , patrocinado inicialmente por uma instituição financeira. Com as novas versões, tem o apoio além de outras empresas da  iniciativa privada, é apoiado também pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e do Fundo Municipal dos Direitos do Idoso e apoio da PMVR.

“Além de várias dicas sobre orçamento doméstico, endividamento, planejamento e controle, a importância de poupar, como conseguir remédios gratuitos (para quem toma medicamento de uso contínuo para diabetes ou hipertensão, por exemplo), o aluno irá aprender a não cair nos vários golpes digitais que aparecem na praça”, afirma Ubirajara Vaz.

O Curso de Educação Financeira, destinado exclusivamente ao público idoso,  é o primeiro a ser realizado em âmbito estadual.Além de gratuito, pode ser realizado à distância e presencialmente. 

Além do curso, a AAPVR promoverá workshops presenciais com especialistas que podem ser acessados ao vivo, através do You tube, nos dias 14 e 18 de agosto, às 14 horas.

Quem quiser se inscrever nos cursos da AAPVR pode comparecer pessoalmente ao Centro Integrado de Saúde e Assistência (CISA), na Rua 535, nº 835, bairro Nossa Senhora das Graças no Setor de Assistência Social, pelo Whatsapp(24) 98141-4445 ou pelo telefone (24)2102-1990.
 

Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!