Revista Acontece Interior, Rio de Janeiro, Interior, Brasília, São Paulo

Domingo, 08 de Setembro de 2024

Notícias/Política

Vereadora de Barra Mansa apresenta projeto para criação de um observatório do feminicídio

Proposta prevê o mapeamento dos casos de feminicídio na cidade do sul fluminense para auxiliar nas políticas públicas em defesa da mulher

Vereadora de Barra Mansa apresenta projeto para criação de um observatório do feminicídio
Foto: Divulgação
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Barra Mansa 

Em Barra Mansa, a vereadora Fernanda Carreiro (PT), apresentou ao legislativo, um projeto de lei para criar o Observatório do Feminicídio. A intenção e coletar, ordenar e analisar os dados de feminicídios cometidos no município. Com os dados, o observatório atuará juntamente com os órgãos de defesa feminina na prevenção dos crimes e em políticas públicas que visem proteger as mulheres.

A vereadora explica que o Observatório do Feminicídio será uma ferramenta de integração das informações sobre os casos de violência na cidade.

Publicidade

Leia Também:

“A pandemia e o isolamento social colocaram luz sobre os casos de violência doméstica e, principalmente, sobre os feminicídios.  Percebemos a escalada dos casos de feminicídio e precisamos atuar com políticas públicas que defendam as mulheres de maneira eficaz. O observatório atuará tanto na análise dos dados, como também na prevenção. E isso só é possível com as informações mapeadas e um entendimento melhor das autoridades sobre o assunto” afirmou a Fernanda Carreiro. Além da coleta e análise de dados, o observatório atuará junto ao poder judiciário para que os processos de feminicídios tenham um andamento mais rápido e julgamentos mais eficazes. Através do observatório as famílias de vítimas de feminicídio terão acesso mais rápido à Justiça. As atividades do Observatório também incluem promover a participação da sociedade no tema, principalmente por meio da conscientização e maneiras de prevenção a morte de mulheres.

“O projeto do Observatório do Feminicídio faz parte de uma série de Projetos de Lei que serão apresentados pela bancada de nossas vereadoras no Estado para um maior e mais efetivo enfrentamento da violência contra a Mulher. Esta ferramenta será um importante instrumento de proteção à vida das mulheres” enfatizou a vereadora Fernanda Carreiro.

Feminicídio:  a espécie de crime que mata a mulher por ser mulher

Ataques de ódio, abusos físicos e psicológicos, discriminação: violências sofridas por mulheres em seu dia-a-dia, que muitas vezes resultam em sua morte.  O feminicídio é o tipo de crime em que a mulher é morta por causa de seu gênero. Na maior parte dos casos, o homicídio é o final trágico da violência doméstica e familiar cometida contra a mulher. Mas também acontece fora dos lares, justamente pelo menosprezo ou discriminação à mulher.

Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!