Revista Acontece Interior, Rio de Janeiro, Interior, Brasília, São Paulo

Sexta-feira, 23 de Fevereiro de 2024

Notícias/Cidades

TRÊS RIOS COMPLETA 85 ANOS SENDO UM DOS PRINCIPAIS DESTAQUES NO INTERIOR DO ESTADO DO RIO

Com maior valorização dos bairros, cidade ganhou novo ritmo em obras, educação, esporte e em atendimento humanizado

TRÊS RIOS COMPLETA 85 ANOS SENDO UM DOS PRINCIPAIS DESTAQUES NO INTERIOR DO ESTADO DO RIO
Imagens
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

TRÊS RIOS, RJ Completa 85 anos e comemora os avanços com maior investimento nos bairros

Três Rios, considerado o maior entroncamento rodoferroviário do país, completa 85 anos de emancipação nesta quinta-feira, dia 14 de dezembro. Com base no censo de 2022, são cerca de 80 mil pessoas que nasceram ou que vivem em Três Rios. 

Pessoas que fazem da cidade, um dos principais destaques do interior do Estado do Rio, além de um polo referencial para, ao menos, 15 municípios vizinhos, fluminenses e mineiros. “Eu moro em Areal, mas venho de duas a três vezes por semana aqui em Três Rios, para fazer compras, ir ao médico, passear entre outras coisas. A cidade é muito boa.” disse a vendedora Marcia Lisboa, de 32 anos.  

Nos últimos anos, com maior ênfase em 2023, a prefeitura de Três Rios, tem desenvolvido projetos que buscam valorização dos moradores, a partir dos bairros em direção ao centro, em áreas que são essenciais para a melhoria na qualidade de vidas das pessoas.

Publicidade

Leia Também:

Saúde, educação, meio ambiente, obras, serviços públicos entre outras, fazem parte de um conjunto que compõe o novo modelo implantado na administração pública, a partir de 2021.

Revista AI – Que modelo é esse que vem sendo implantado em Três Rios no atual governo?

Prefeito Joa: “A lógica é simples: Os nossos bairros sempre precisaram de um olhar mais atencioso do poder público, mais humanizado, tanto quanto nas regiões centrais. Poderia dizer que a cidade é uma só e as pessoas que moram no centro vão para os bairros todos os dias, assim como os moradores de nossos bairros frequentam as regiões centrais. Todos merecem os investimentos públicos, e é isso que a gente vem desenvolvendo aqui em Três Rios. Estamos aplicando nossos recursos em equipamentos públicos que melhorem a qualidade de vida das pessoas” disse Joa  

Nossa equipe esteve recentemente em Três Rios, percorrendo alguns bairros. Ao todo são quase 60 regiões, onde vivem milhares de pessoas. Muitas, a maioria certamente, acordam bem cedo para trabalhar.

Foi no bairro Triângulo que encontramos José Carlos Santana, de 50 anos, pouco antes de ele viajar ao Rio, para visitar um parente. Profissional Liberal e carioca, ele disse que tem orgulho de morar em Três Rios de onde não pretende sair mais.

“Escolhi Três Rios como minha cidade para viver com a família. Meus dois filhos e todos nós já fizemos grandes amigos aqui. Tenho testemunhado nos últimos anos, a mudança que vem sendo realizada em todos os cantos. Eu que circulo bastante a trabalho, percebo esse cuidado que a prefeitura está tendo com quem vive no município. Estão todos de parabéns, do prefeito aos garis que cuidam da limpeza das ruas” comentou.

Economia: Um dos fortes indicativos de que Três Rios, vem se fortalecendo em sua economia, está na ocupação média dos Hotéis da cidade. No final de semana dos dias 08, 09 e 10 de dezembro, por exemplo, nossa equipe percorreu quatros dos principais hotéis da cidade: (Samba, Ibis, Comendador e Olivier).

Todos estavam com ocupação total. Não havia, sequer, uma vaga de ultima hora.  No Hotel Ibis, por exemplo, entre os hóspedes estava a cantora Naiara Azevedo e toda a sua equipe. Ela fez show em uma cidade vizinha em Minas Gerais. “Escolhemos nos hospedar aqui em Três Rios, porque a cidade oferece uma condição logística maravilhosa,  para alimentação, para se locomover, segurança entre outras questões que a gente leva em conta na hora da nossa escolha” comentou um dos integrantes da equipe.

Emprego: Com base nos dados do Banco de Empregos da Prefeitura, nos últimos dois anos, foram ofertadas quase 1.600 vagas de empregos. Resultado de, entre outras ações do poder público, de investimentos em capacitação e em cursos profissionalizantes para preparar mão de obra para as vagas.

Neste ano, a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos ofereceu três cursos: corte e costura, braille (escrita tátil utilizada por pessoas cegas ou com baixa visão) e libras (Língua Brasileira de Sinais), ultrapassando 100 alunos formados.

O prefeito Joa, que já foi vereador e está em seu primeiro mandato como chefe do executivo, fez uma referência a Três Rios. “Neste aniversário da cidade, podemos fazer um balanço de tudo que alcançamos até aqui, apesar de toda dificuldade. Conseguimos desenvolver projetos para ajudar nossos munícipes, como os cursos de capacitação e profissionalizante. Iniciamos obras que transformarão a realidade vivenciada pela nossa população, ampliamos vagas nas creches, estivemos perto da população em momentos importantes, como o episódio que vivenciamos no dia 05 de outubro. Estabelecemos parcerias importantes e estamos avançando. Foi um ano difícil, mas no aniversário de 85 anos podemos concluir que foi positivo. E eu só posso parabenizar a cada trirriense que tornou isso possível. Parabéns a todos vocês”, comentou Joa.

Obras: Um outro avanço quem vem sendo visto, são os resultados das ações da Secretaria de Obras, Infraestrutura e Habitação. Entre os trabalhos, está uma das principais já executadas.

A construção da galeria de águas pluviais, na Avenida Zoello Sola, com investimentos de mais de R$ 25 milhões, "é o maior desse segmento já realizado no município e impactará diretamente a vida de milhares de pessoas. A previsão é que a empreitada seja finalizada no próximo ano, pondo fim a um imbróglio crônico vivenciado por Três Rios há décadas.”

Em paralelo, a prefeitura segue asfaltando ruas de toda a cidade, em localidades que nunca foram pavimentadas, como por exemplo, a Rua Professor Praxedes, no Jardim Primavera. Em 2019, a rua sofreu um deslizamento de terra e, após a construção de um muro de contenção (tipo gabião) o local passou por ampliação e pavimentação em concreto.

Outro exemplo citado pela secretaria, é a Rua Amazonas, no Bairro Carirí, que recebeu rede de drenagem e pavimentação.  “A nossa determinação para a secretaria, é para que todas as ruas do município sejam asfaltadas e vamos chegar lá” comentou Joa.

Reconhecimento: Por meio do trabalho realizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Três Rios foi campeã do Prêmio Band Cidades Excelentes, segundo o Grupo Bandeirantes e Instituto Aquila. A equipe trirriense destacou-se no quesito Sustentabilidade, com os projetos ambientais e foi eleita como uma das três melhores administrações sustentáveis do Estado do Rio de Janeiro.

Três Rios foi destaque também na Premiação Gestão Ambiental Municipal Ciclo 2023 – ano fiscal 2024 pelo ICMS Ecológico 2023. O município destacou-se em três categorias: terceiro lugar em sistema de meio ambiente; terceiro lugar em resíduos sólidos (coleta seletiva, dentre outros mecanismos); e quinto lugar no indicador vazador de lixo, ou seja, município que cuida do lixão.

Educação: Outro avanço significativo que o município apresentou este ano foi na educação. Foram realizadas as reformas de nove escolas municipais, todas climatizadas e parte delas com aumento do turno escolar. “Com a retomada das reformas e construção de creches, a Secretaria de Educação vai conseguir ampliar o número de vagas e zerar a fila de espera.”

Esporte: A secretaria de Esporte e Lazer tem possibilitado as atividades extras de crianças, adolescentes e adultos. São projetos no futsal, futebol, vôlei, basquete, jiu-jítsu e natação, totalizando mais de 1.000 alunos inscritos.

Saúde: Na saúde, foram reformadas 20 Unidades de Saúde da Família, possibilitando que moradores e funcionários tenham mais qualidade nos atendimentos. Com a permanência do Caminhão da Saúde na Praça São Sebastião, a Secretaria de Saúde está adiantando os exames de ultrassonografia, ressonância e mamografias de pacientes que estavam nas filas aguardando os procedimentos.

"Não podemos deixar de destacar a humanização no atendimento. Inauguramos a Casa do Autista e o CEAM- Centro Especializado de Atendimento à Mulher, que são bons exemplos. Primeira edição do baile de debutantes para adolescentes assistidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras), distribuição de enxoval para recém-nascidos, atividades e viagens para grupos da terceira idade, atrações culturais gratuitas e o Centro Especializado de Atendimento às Mulheres vítimas de violência (Ceam) – o local é, inclusive, referência para todo Estado do Rio de Janeiro, concedendo aluguel social para as vítimas de violência e atendimento 24h. São resultados das políticas públicas implantadas e que foram solicitadas pelo nosso prefeito Joa,” disseram os gestores da saúde em Três Rios

A cidade de Três Rios comemora o aniversário de 85 anos, nesta quinta-feira, com um presentão para a população: Show de Jorge Aragão, viabilizado graças a uma parceria entre Prefeitura de Três Rios, Sicomércio e Sicoob.

Nota: importante lembrar que, o feriado desta quinta-feira, 14 de dezembro, foi transferido para o dia 26 de dezembro, conforme decreto municipal 7.139/2023.

Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!