São José dos Campos
Com cerca de 750 mil habitantes, São José dos Campos no vale do paraíba paulista, poderá ser em breve, a primeira cidade brasileira, certificada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), como Cidade Inteligente. A certificação é realizada com base em três normas internacionais ‘NBR ISO (International Organization for Standardization)’. O processo de certificação é uma iniciativa inédita no Brasil e está sendo desenvolvido pela ABNT em associação com o Parque Tecnológico de São José dos Campos, complexo de inovação e empreendedorismo, criado e apoiado pela prefeitura.
A cidade faz parte do projeto piloto de certificação e será a região, onde a metodologia será testada e ajustada nos próximos meses. A parceria prevê que o Parque Tecnológico e a ABNT atuem em conjunto na certificação nacional para cidades inteligentes, consolidando a aplicação das normas ISO.Com o processo de certificação, gestores públicos terão acesso a dados padronizados e auditados por organismo independente, que serão usados para orientar decisões de gestão e planejamento.
O processo de certificação pode ajudar também as cidades a atrair investimentos e impulsionar o desenvolvimento econômico com dados comparativos globais, medir o desenvolvimento urbano sustentável, informar os investimentos em infraestrutura com resultados mensuráveis, medir a gestão de desempenho de serviços urbanos e qualidade de vida ao longo do tempo, facilitando a troca de informações e projetos. Na liderança dessa corrida pela modernidade, o prefeito de São José dos Campos, acredita que em breve, poderá começar a ver os resultados desse projeto.
“Nossa expectativa é que esse processo seja concluído em fevereiro de 2022. As três normas internacionais NBR ISO (International Organization for Standardization), aplicadas para a mensuração na metodologia de certificação, possuem um total 276 indicadores diferentes. Desse total, as secretarias da prefeitura já fizeram o levantamento de 70% desses indicadores. Esse levantamento inclui dados e evidências, como fotos e documentos, que atestam a veracidade das informações. Os dados passam por uma auditoria independente e depois pela análise da ABNT” comentou animado o prefeito Felicio Ramuth.
Para fazer parte da metodologia da certificação, a Smart Frees, consultoria especializada em cidades inteligentes, realizou um diagnóstico prévio de São José dos Campos, contabilizando os projetos e soluções aplicados na cidade. Na avaliação prévia o município obteve conformidade preliminar elevada em relação aos requisitos constantes nas três normas ISO.
Cidade Inteligente: São José dos Campos investe em tecnologia para melhorar a vida das pessoas, garantindo o desenvolvimento econômico e social da cidade, promovendo a inclusão, a aproximação e conectividade dos moradores. O conceito de Cidade Inteligente está presente em todas as áreas da gestão pública, como saúde, educação, mobilidade urbana e segurança pública. Entre as iniciativas estão o Centro de Segurança e Inteligência, com a instalação de 1.000 novas câmeras com reconhecimento facial, a Linha Verde, corredor sustentável de transporte público, monitoramento por satélite de todo o território municipal, 100% da frota da Guarda Municipal equipada com carros elétricos, consulta de medicamentos pela internet, instalação de lâmpadas de LED em toda a cidade, incluindo a zona rural.
- O cidadão comum conseguirá absorver todas essas “mudanças” em seu dia a dia?
Prefeito Felício: Esse é um ponto fundamental. Nosso objetivo principal é melhorar a oferta de serviços à população, com mais qualidade de vida e sustentabilidade. Um dos exemplos mais perceptíveis está na segurança dos joseenses. Nossa cidade é a mais segura do Brasil entre municípios acima de 500 mil habitantes. Há quase dois anos não registramos nenhum crime de latrocínio na cidade. Isso se deu graças aos investimentos em tecnologia e em medidas como dotar a cidade com 100% de iluminação LED. No transporte coletivo, por exemplo, estamos implantando o primeiro corredor de transporte de massa no Brasil com veículos 100% elétrico, em um corredor exclusivo, mudando a forma de ir e vir na cidade. Na área da Saúde, implantamos um Hospital de Retaguarda para a Covid1-19 com 1.500 m2, construído em 35 dias com a aplicação de novas tecnologias construtivas, e que se transformou em um legado para a cidade, abrigando hoje toda a ala infantil do Hospital Municipal.
- O que o senhor espera para um futuro próximo, com essas ações para uma “Cidade Inteligente” ?
Prefeito Felício: Com o processo de certificação, gestores públicos terão acesso a dados padronizados e auditados por organismo independente, que serão usados para orientar decisões de gestão e planejamento. O processo de certificação pode ajudar também as cidades a atrair investimentos e impulsionar o desenvolvimento econômico com dados comparativos globais, medir o desenvolvimento urbano sustentável, informar os investimentos em infraestrutura com resultados mensuráveis, medir a gestão de desempenho de serviços urbanos e qualidade de vida ao longo do tempo, facilitando a troca de informações e desenvolvimento de projetos. Finalizou o prefeito Felício Ramuth.
Metodologia de certificação: a metodologia leva em consideração um total de 259 indicadores presentes nas três normas ISO: 37.120, 37.122 e 37.123. Partindo do conceito de cidades e comunidades sustentáveis, com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas), as três normas tratam de temas específicos. São avaliados os indicadores para serviços urbanos e qualidade de vida, indicadores de cidades inteligentes e indicadores de cidades resilientes, com ações e desenvolvimento perenes. De acordo com Mário William Esper, presidente da ABNT, as cidades necessitam de indicadores padronizados, consistentes e que possam ser comparáveis para mensurar seu desempenho.
"A ABNT participou de maneira ativa na elaboração e disseminação das normas NBR ISO e está desenvolvendo, em parceria com o Parque Tecnológico e com a Prefeitura de São José dos Campos, a primeira certificação nacional para cidades inteligentes, garantindo um processo totalmente independente de qualquer setor público ou privado", explica Esper.
Sobre a ABNT: a ABNT é uma associação civil sem fins lucrativos fundada em 1940, considerada de utilidade pública pela lei 4150/6. É membro fundador da International Organization for Standarlization, sendo sua representante exclusiva no Brasil. Em sua trajetória de mais de 80 anos, a ABNT responde pela elaboração e o fomento de normas técnicas para os diversos setores da sociedade. Como organismo certificador acreditado pelo Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade, a ABNT possui credibilidade para realizar certificações em todo o território nacional, atendendo aos diversos segmentos da indústria, comércio e serviços. O processo de certificação é conduzido por uma entidade de terceira parte, totalmente independente de setor público ou privado.

Comentários: