VOLTA REDONDA,RJ Doação de Medula Óssea
O executivo da prefeitura de Volta Redonda, RJ, sancionou recentemente a Lei 5989, de autoria do vereador Edson Quinto.
A nova Lei diz respeito à isenção do pagamento de taxas de inscrição em Concursos Públicos e em Processos Seletivos, aos candidatos doadores de sangue e de Medula Óssea em Volta Redonda,RJ.
O parlamentar acredita que a nova Lei, trará muitos benefícios para quem, por algum motivo, precisa receber transfusão de sangue e principalmente, para quem está na fila da Medula Óssea.
“Não é de hoje que a gente vive ouvido os apelos dos profissionais que cuidam dos bancos de sangue e que coordenam as filas de quem precisa receber transplante de Medula Óssea, para que as pessoas façam suas doações. E essa nossa nova Lei, vem ao encontro desse desejo, a fim de se incentivar as pessoas a serem doadoras” disse o vereador Edson Quinto.
De acordo com profissionais da saúde, em muitos casos, pacientes em diversos tratamentos e procedimentos cirúrgicos, precisam receber transfusão de sangue, o que pode fazer diferença entre a vida e a morte de uma pessoa. Daí a fundamental importância dos bancos sempre terem estoques suficientes.
Édson Quinto explica que a isenção do pagamento das taxas em concursos públicos no âmbito municipal, segue alguns requisitos, incluindo a comprovação da doação de sangue ou de Medula Óssea. Mas principalmente, oferece mais uma alternativa, sendo um estímulo à ampliação de doadores em Volta Redonda.
De acordo com o Inca (Instituto Nacional de Câncer )
“O transplante de medula óssea é um tipo de tratamento proposto para algumas doenças que afetam as células do sangue, como as leucemias e os linfomas e consiste na substituição de uma medula óssea doente ou deficitária por células normais de medula óssea, com o objetivo de reconstituição de uma medula saudável. O transplante pode ser autogênico, quando a medula vem do próprio paciente. No transplante alogênico a medula vem de um doador. O transplante também pode ser feito a partir de células precursoras de medula óssea, obtidas do sangue circulante de um doador ou do sangue de cordão umbilical.”
O parlamentar de Volta Redonda, autor da nova Lei, agradece a união de todos que apoiaram essa causa.
“É fundamental que ações como essa que nosso mandato desenvolveu, tenham o apoio das pessoas de bem e que querem o melhor para a sociedade. Por isso agradeço de público a todos que me apoiaram. Quem ganha são as pessoas que estão precisando de transfusão ou numa fila à espera da compatibilidade de Medula Óssea”. Finalizou Edson Quinto.
Comentários: