Revista Acontece Interior, Rio de Janeiro, Interior, Brasília, São Paulo

Domingo, 27 de Abril de 2025

Notícias/Cidades

DESTAQUES (AI): TRÊS RIOS INICIA ESCAVAÇÕES PARA CONSTRUÇÃO DE GALERIA DE ÁGUAS PLUVIAIS NO CENTRO – MAIOR E MAIS COMPLEXA OBRA DA ENGENHARIA URBANA NA CIDADE.

Estão planejados 800 metros de escavações por onde passarão os dutos pelas principais ruas do núcleo central de Três Rios

DESTAQUES (AI): TRÊS RIOS INICIA ESCAVAÇÕES PARA CONSTRUÇÃO DE GALERIA DE ÁGUAS PLUVIAIS NO CENTRO – MAIOR E MAIS COMPLEXA OBRA DA ENGENHARIA URBANA NA CIDADE.
Imagens
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

TRÊS RIOS, RJ – Prefeitura inicia as escavações para a construção da Galeria de Águas Pluviais no Centro da cidade.  

A Prefeitura de Três Rios, por meio da Secretaria Municipal de Obras, Infraestrutura e Habitação, deu início às escavações para a construção da Galeria de Drenagem de Águas Pluviais do Centro (GAP 3), uma das principais intervenções de infraestrutura urbana em andamento na cidade.

As obras começaram na quarta-feira, dia 26 de março, na Avenida Prefeito Alberto Lavinas (Beira Rio), com a demolição da rotatória próxima à ponte do Sesi e a remoção de parte do canteiro central que divide as pistas. Máquinas pesadas e equipes de trabalho já atuam nas escavações da área, onde será instalada a Estação de Tratamento de Esgoto, uma estrutura fundamental para a melhoria do sistema de escoamento de águas pluviais e saneamento da região.

Publicidade

Leia Também:

“Essa é uma obra é o resultado de uma solicitação do Prefeito Joa, e que vai transformar a realidade de muitas pessoas, resolvendo pontos críticos de alagamento. A nossa intenção com a GAP-3, é reduzir os transtornos no Centro, na Várzea do Otorino e no bairro Purys, ampliando a capacidade de drenagem e proporcionando mais segurança para moradores, comerciantes e motoristas.” Disse o Secretário de Obras Ricardo Monteiro.

A Galeria de Drenagem de Águas Pluviais do Centro (GAP-3), terá cerca de 800 metros de extensão e será construída com aduelas de concreto pré-moldado, de 2,00 x 2,50 metros, e com tubos de PEAD de 600mm a 1000mm para condução do esgoto. A nova rede de drenagem iniciará na Avenida Prefeito Alberto Lavinas, percorrendo a Rua Padre Conrado e contornando a Praça São Sebastião, com pequenas ramificações na Rua Prefeito Walter Franklin, Rua Gomes Porto e Rua Prefeito Joaquim José Ferreira.

Será a primeira galeria do município a contar com uma Estação de Tratamento de Esgoto integrada, equipada com sistema biológico do tipo RAFA (Reator Anaeróbio de Fluxo Ascendente). O processo inclui tratamento preliminar (gradeamento), primário (reator anaeróbio), secundário (filtro anaeróbio) e desinfecção (caixa cloradora).

“Essa galeria representa um grande avanço na infraestrutura do nosso município. Além de minimizar os impactos das chuvas e evitar alagamentos, ela será um grande avanço para o nosso meio ambiente, com o tratamento do esgoto. Desde o início do nosso mandato, venho solicitando às nossas equipes que planejassem e pusessem em prática esse projeto. Por um tempo, haverá um certo transtorno às pessoas, mas serão incômodos passageiros, e os benefícios das obras serão por muitos e muitos anos. Por isso, desde já, agradeço a compreensão da população.” disse o Prefeito. 

Comentários:

Veja também

Revista AI.
Revista AI.

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!