Revista Acontece Interior, Rio de Janeiro, Interior, Brasília, São Paulo

Sexta-feira, 23 de Fevereiro de 2024

Notícias/Cidades

BARRA DO PIRAÍ DEVE RECEBER NOVA FROTA DE ÔNIBUS ATÉ O FINAL DE AGOSTO

Nova concessão terá validade por 20 anos e visa suprir as carências no transporte público municipal

BARRA DO PIRAÍ DEVE RECEBER NOVA FROTA DE ÔNIBUS ATÉ O FINAL DE AGOSTO
Foto: Divulgação
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

BARRA DO PIRAÍ 

Em 2020, após 17 anos, Barra do Piraí realizou uma nova licitação no transporte público municipal, visando atender as necessidades da população. Após um ano dos preparativos jurídicos e legais, o prefeito Mario Esteves, assinou o contrato com as empresas vencedoras e a apresentação dos primeiros 20 ônibus, está marcada para acontecer no dia 30 de agosto. A nova concessão da prefeitura de Barra do Piraí terá validade de 20 anos.

Essa mudança ocorreu porque as empresas contratadas anteriormente (Santo Antônio, Nossa Senhora Aparecida, Gran Eufrásia e Barra do Piraí) não teriam cumprido o regulamento prescrito pelo Poder Executivo, no antigo edital. Com isso, o prefeito optou por não renovar a concessão com as antigas concessionárias, em 2018.

Publicidade

Leia Também:

Ao invés disso, deu início ao processo de formulação de um novo edital de licitação para o transporte público municipal, concluído com a licitação realizada em maio de 2020 e vencida pelas empresas Santa Edwiges e Consórcio Barra do Piraí. Mario Esteves explicou o procedimento adotado pelo município até que a nova licitação fosse instituída.

“Nós congelamos o preço da passagem, em R$ 3,60 - para o município todo, inclusive nos distritos -, até que, depois da licitação, a nova frota pudesse existir. Isso pode ser feito, pois, desde 2017, fizemos todos os estudos no sentido de aprimorar os serviços do transporte público da cidade e favorecer quem verdadeiramente precisa que são as pessoas que usam o sistema coletivo de transporte.” Explicou. Ele comentou ainda sobre a nova identidade visual dos ônibus.

“Todos os veículos terão conexão Wi-Fi e poderão ser monitorados por um aplicativo de celular. Assim, será possível que as pessoas saibam a localização do ônibus e quanto tempo vai levar para ele chegar até o ponto”.  Essa é a primeira de muitas outras medidas que a prefeitura pretende instaurar para aprimorar o trânsito do município. Segundo o poder público existem ainda outros projetos para o setor, entre eles, a intenção de transformar as linhas dos ônibus, estabelecendo o ponto final nos bairros e não no Centro, como é atualmente. Há ainda o projeto de se modificar a localização da rodoviária, retirando-a do Centro. Essas medidas representam um avanço para a mobilidade urbana e para a infraestrutura de Barra do Piraí.

Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!