VALENÇA
Uma pesquisa do Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar, utilizando como base a pandemia, estima que no Brasil, 55,2% dos lares brasileiros, ou o correspondente a 116,8 milhões de pessoas, conviveram com algum grau de insegurança alimentar no ano de 2020 e 9% deles vivenciaram insegurança alimentar grave, isto é, passaram fome.
O cenário causado pela pandemia ressalta ainda mais a importância de se trabalhar políticas públicas no país e evidenciou a atuação das Secretarias de Assistência Social nos municípios, as quais têm trabalhado para auxiliar as camadas mais necessitadas, explicando seus direitos e benefícios. E neste processo, o trabalho realizado pela Secretaria de Assistência Social de Valença ganhou destaque na região, ao criar diferentes formas de acesso e identificar as necessidades das pessoas em situação de vulnerabilidade.
Após ser reformulada em 2021, a Secretária somou, apenas nos primeiros seis meses do ano, mais de 5 mil atendimentos. Além do atendimento físico, muitos deles vieram através da criação do Programa Zap Social, ferramenta que tem ajudado a população a ter acesso às informações.
De acordo com o secretário, professor Rafael Tavares, todos os atendimentos relacionados às pessoas cadastradas na pasta, como informações do auxílio emergencial, cadastro nos programas federais e cadastro de cestas básicas, podem ser resolvidos através da ferramenta digital. O objetivo do programa é facilitar o acesso aos programas de assistência, e ainda evitar aglomerações devido a necessidade de distanciamento.
“Estamos sempre buscando maneiras diferentes de chegar nas pessoas que se encontram em situação vulnerável. E a ideia de criar o Zap Social em Valença nasceu após o governo do estado anunciar aquele super feriado, onde todas as prefeituras do estado do Rio de Janeiro ficariam cerca de 10 dias sem funcionar. Diante da pandemia, não poderíamos nos afastar da população em um período tão grande, então adequamos uma forma de estar presente, de forma remota, e seguir prestando o serviço tão essencial nesse momento. Durante esse período, foram mais de 200 atendimentos e muitas solicitações resolvidas. Diante da aceitação da população, a gente entendeu que deveria permanecer com o serviço, como mais uma ferramenta de política pública”, explicou, Rafael Tavares,
Para o secretário, que assumiu a pasta no início do ano, o trabalho tem apresentado grandes resultados, pois o foco tem sido em ampliar o acesso à informação, sem ter que esperar que as pessoas procurem uma unidade de atendimento. Em outra ferramenta criada neste ano, o Cadmóvel tem percorrido os distritos da cidade para atualizar cadastros e tirar dúvidas sobre os serviços oferecidos pela secretaria.
“Valença é o segundo município em extensão territorial do estado. E diante de todas as circunstâncias, é importante visitar os pontos mais distantes do município para identificar as famílias que necessitam ter acesso aos programas de transferência de renda, como o Supera RJ e auxílio emergencial. E o Cadmóvel foi criado com esse objetivo. No bairro de São Francisco, por exemplo, realizamos mais de 130 atendimentos e isso nos deixa extremamente satisfeitos. O programa virou um sucesso e já temos um cronograma definido até dezembro”, afirmou Rafael, que ainda ressaltou que desde o início do ano, 489 novas famílias foram cadastradas no Programa Bolsa Família na cidade.
“Recentemente estive em Brasília e consegui R$ 650 mil em emendas parlamentares voltadas exclusivamente para a assistência social, onde iremos investir no Centro Especializado de Atendimento à Mulher, equipagem do Conselho Tutelar e a construção de um CRAS em Barão de Juparanã. É um trabalho que está apenas começando, mas que temos conquistado bons resultados, graças ao empenho de uma equipe muito comprometida. Iremos continuar com nossas abordagens de rua noturna para auxiliar a população de rua e ampliar nossas parcerias com empresas como a MRS, que nos doou cestas básicas para atender a população carente”, finalizou o secretário.
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