Por Adriano Lizarelli – Jornalista - Editor especializado em Ciências Políticas com fotos divulgação
Uma grande e positiva novidade para o Interior do Estado do Rio, em especial, para o Sul Fluminense, incluindo a Costa Verde, saiu das urnas nessas eleições. A região elegeu / reelegeu sete deputados estaduais, o que representa 10% das cadeiras da Assembleia Legislativa, Alerj.
- A senhora recebeu a aprovação das urnas para ser novamente represente da Costa Verde no Parlamento. Como você recebeu essa aprovação das urnas?
Célia Jordão: penso que o povo está cada vez mais esclarecido quanto às questões políticas. É a política que define os rumos da sociedade e contribui para a construção de um estado e de cidades melhores. O amplo acesso à informação ajuda o eleitor a conhecer melhor os projetos políticos e a definir aqueles que melhor podem representar a população. A política baseada em corrupção e na má utilização do dinheiro público perde cada vez mais espaço. Quero seguir meu trabalho pautado na geração de empregos, na dignidade social, na formação profissionalizante e técnica para os jovens que estão cursando o ensino médio e no desenvolvimento econômico do nosso Estado.
- O Sul Fluminense e a Costa Verde elegeram juntos sete deputados estaduais. São 10% da Alerj. A senhora acredita que é possível um trabalho de bancada em prol dessa região?
Célia Jordão: podem contar com uma deputada pensando naquele que é o mais importante programa social: o emprego. Uma das propostas centrais do meu mandato é criar projetos e atuar junto ao Governo do Estado para promover políticas que gerem mais oportunidades em todo o Rio de Janeiro. Desde 2017, antes mesmo de assumir pela primeira vez como deputada estadual na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), eu já atuava na linha de frente pela retomada da indústria naval. Naquele ano, em Angra dos Reis e região, havia apenas 400 funcionários trabalhando no setor, que chegou a empregar 12 mil pessoas. Em 2021, já na Alerj, criei a Comissão Especial da Indústria Naval, Offshore, Petróleo e Gás, para tratar desse importante setor da economia Fluminense.
- A Costa Verde: Angra, Paraty e as outras cidades da Região, reforçam ainda mais os espaços no parlamento com sua reeleição? Como será o seu relacionamento com os prefeitos da Costa Verde?
Célia Jordão: tenho um excelente relacionamento com todos os prefeitos das regiões Sul Fluminense e Costa Verde. Tenho me dedicado ao fortalecimento de atividades básicas da economia, como a pesca, maricultura, piscicultura, o turismo, que são fortes atividades na Costa Verde, além do turismo e da infraestrutura, fundamentais para o crescimento local.
- Quais seus principais temas a serem defendidos no Parlamento?
Célia Jordão: em 25 anos de experiência na vida pública, desde minha atuação como procuradora jurídica concursada até assumir como Secretária de Assistência Social, minha prioridade sempre foi a promoção e a garantia de direitos da família e cada um dos indivíduos. Hoje, como deputada Estadual, esse papel é ampliado porque tenho a oportunidade de elaborar leis que visam a proteção daqueles que mais precisam e que gerem um ambiente propício ao desenvolvimento econômico do nosso Estado do Rio de Janeiro, a exemplo da Lei de Incentivo à Política da Economia do Mar.
- ...mensagem para a população fluminense...
“Contem com o meu trabalho para reforçar a presença da mulher na política, na tomada de decisões e na defesa das causas que acreditamos. Sou autora de duas leis, aprovadas na Alerj, voltadas especialmente para mulheres: a que reserva vagas exclusivas para mulheres vítimas de violência nos cursos de qualificação da Faetec e nos Centros de Geração de Emprego e Renda em todo o Rio de Janeiro, e a Lei do Março Violeta, que cria em todo o Estado do Rio de Janeiro o mês de luta contra a discriminação de mulheres no mercado de trabalho. Meu compromisso é continuar no mesmo ritmo de trabalho, que tenho desde o primeiro dia em que assumi o meu mandato. É preciso seguir trabalhando para que o Poder Público seja um indutor de novas oportunidades e executor de políticas públicas nas diversas áreas e com isso resgatar a esperança das pessoas. O cidadão deseja emprego, educação, saúde, segurança, e condições dignas para administrar sua casa e educar seus filhos. Como parlamentar, estarei sempre lutando por mais investimentos para as cidades do interior e elaborando leis que contribuam para o desenvolvimento social e econômico do Estado.”
Célia Jordão
Comentários: