Revista Acontece Interior, Rio de Janeiro, Interior, Brasília, São Paulo

Sabado, 13 de Julho de 2024

Notícias/Educação

ALUNOS DA REDE ESTADUAL EMBARCAM NESTA SEXTA-FEIRA (07/07) PARA OS EUA RUMO À OLIMPÍADA INTERNACIONAL DE MATEMÁTICA

Colégio Marechal Zenóbio da Costa será o único representante do estado do Rio de Janeiro, entre escolas públicas e privadas, na competição

ALUNOS DA REDE ESTADUAL EMBARCAM NESTA SEXTA-FEIRA (07/07) PARA OS EUA RUMO À OLIMPÍADA INTERNACIONAL DE MATEMÁTICA
Imagens
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

RIO DE JANEIRO, RJ Alunos da Rede Estadual embarcam para EUA, com fotos de Sandra Barros / Divulgação Seeduc

Fórmulas, equações, cálculos, formas geométricas e muito raciocínio lógico. Seis alunos do Colégio Estadual Marechal Zenóbio da Costa, de Nilópolis, Baixada Fluminense, estão de malas prontas para disputar a Olimpíada Internacional de Matemática, entre os dias 9 e 13 de julho, na Universidade de Columbia, em Nova Iorque.  O embarque está marcado para sexta-feira, dia 07 de julho, às 6h45 da manhã, no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Rio-Galeão). 

O colégio é o único representante do Estado do Rio de Janeiro na competição. A vaga foi disputada entre escolas públicas e privadas. Ao todo, 32 alunos brasileiros, de vários estados, vão concorrer às medalhas de ouro, prata e bronze com finalistas de outros 50 países.Os competidores não conseguem esconder o orgulho em representar o Rio de Janeiro e o Brasil na competição internacional, nem a ansiedade em viajar de avião pela primeira vez e também de conhecer a cidade de Nova Iorque. 

Publicidade

Leia Também:

Rafael Lopes, de 16 anos, disse estar muito feliz em saber que todo o seu empenho, dedicação e noites em claro valeu a pena. Ele já sabe até os pontos turísticos que quer visitar. “A expectativa de conquistar a medalha é enorme. Ainda mais com toda a preparação que tivemos com os professores do projeto. Meu sonho de criança sempre foi conhecer o Times Square e o Central Park. Via fotos e jamais imaginei que através dos meus estudos e amor pela Matemática, isso seria possível” conta o jovem. Durante os cincos dias de estada na cidade mais populosa dos Estados Unidos, os estudantes vão participar de treinamentos, passeios culturais e turísticos, entre outras atividades. 

A diretora-geral Elaine Cândido destaca o comprometimento do grupo. “São curiosos, interessados, estudiosos, amorosos e de boa índole. Acreditamos que o maior ganho dos alunos é com a experiência de vivenciar uma competição global, fazer novos amigos de países diferentes e conhecer novas culturas. Esse grupo tem tudo para trazer o ouro para o Brasil. Estamos muito orgulhosos. Independentemente de qualquer resultado, eles já são vencedores para nós” disse a diretora.   

A viagem aos Estados Unidos será financiada pelo governo através da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, que terá ainda na equipe a diretora da escola, Elaine Cândido, e a professora de Matemática, Aline de Souza. 

Retrospecto animador em Olimpíadas: O Colégio Estadual Marechal Zenóbio é reconhecido pelo alto desempenho dos seus alunos em competições nacionais e internacionais de Matemática, com mais de 200 medalhas conquistadas. Em 2019 e 2022, por exemplo, quando foram à China, conquistaram duas medalhas, de ouro e bronze. 

A secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto, ressalta a importância de jovens da rede pública de ensino participarem de competições deste nível.“Vocês são os nossos campeões. Os melhores do estado do Rio de Janeiro. Temos muito orgulho de vocês!  Que seja uma porta de entrada e que possa inspirar vocês em suas futuras profissões. Sucesso e boa sorte! Estamos torcendo por vocês” disse a secretária.

 

Comentários:

Veja também

SESC RJ
SESC RJ

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!