VOLTA REDONDA, RJ - Prefeito Neto e deputado Munir se reúnem com a Presidência da Apae Rio.
O deputado estadual Munir Neto se reuniu na manhã desta segunda-feira, dia 24 de fevereiro, com o prefeito de Volta Redonda, Antônio Francisco Neto.
O encontro teve também a presença da superintendente da Apae-Rio (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais do Rio de Janeiro), Márcia Carvalho, e da secretária municipal de Esporte e Lazer, Rose Vilela.
Representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda estiveram presentes à reunião.
No encontro, que correu no gabinete do prefeito Neto, Márcia Carvalho, apresentou uma série de projetos, principalmente nas áreas da saúde e do esporte.
A proposta é que essas ações, sejam realizadas em parceria com a administração municipal em Volta Redonda.
Saúde: Na saúde, uma das principais propostas é a implantação da detecção precoce da AME (Atrofia Muscular Espinhal), por meio do teste do pezinho.
“Nos já tivemos um contato anterior com o deputado Munir, por conta da triagem neonatal da AME. Ele é o responsável pela Frente de Doenças Raras da Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), nós nos aproximamos e viemos conhecer os equipamentos públicos aqui em Volta Redonda. Vimos a responsabilidade, o cuidado com as pessoas, e vislumbramos a possibilidade de trazer para cá projetos-piloto para todo o Estado do Rio de Janeiro, principalmente pela continuidade que o município tem com os cidadãos, por isso trouxemos essas propostas”, afirmou Márcia.
O projeto já está em discussão para implantação de forma piloto no município.
A proposta trazida pela Apae-Rio é que Volta Redonda seja incluída em um estudo da UFRJ (Universidade Federal do Estado do RJ), para verificar quanto custa o tratamento da AME para o SUS (Sistema Único de Saúde).
“Como coordenador da Frente Parlamentar de Doenças Raras, nós já vínhamos conversando com a Apae-Rio - que processa todos os testes do pezinho feitos no Estado do Rio - para a inclusão da AME no teste, possibilitando um diagnóstico e o tratamento precoce da doença. Como a AME é uma das doenças raras que mais mata, caso não haja um tratamento adequado, pensamos que essa medida pode salvar muitas vidas”, apontou o parlamentar Munir Neto.
A superintendente da Apae-Rio justificou a escolha por Volta Redonda pelo compromisso e a continuidade dos projetos de saúde pública na cidade.
Outro projeto na área de Saúde que pode ser implantado, é a detecção precoce da hipertensão em gestantes, um fator de risco para o surgimento da pré-eclâmpsia - condição na gravidez que traz riscos para a grávida e para o bebê.
Olimpíadas da Apae: Outra parceria proposta pela Apae-Rio, é a realização em Volta Redonda, da etapa estadual das Olimpíadas da Apae.
O município já tem em seu calendário, a Olimpede (Olimpíada da Pessoa com Deficiência), considerada a maior competição do gênero no Brasil. Em dezembro de 2024, a competição reuniu cerca de 3 mil participantes entre atletas, técnicos e acompanhantes.
Eles representaram 120 instituições, de 48 cidades de três estados – Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais – e o Distrito Federal.
O prefeito Neto afirmou que todos os projetos trazidos pela Apae-Rio serão avaliados “com muito carinho” e que as propostas com certeza trarão benefícios para a população de Volta Redonda, principalmente para a saúde das mulheres.
“Eu estou aqui com todas as mulheres que entendem de saúde feminina no nosso município. Então tudo que elas disserem para eu fazer, eu faço. Não é à toa que Volta Redonda tem uma saúde que é referência, principalmente por causa do trabalho dessas mulheres que estão aqui hoje”, disse Neto,
O chefe do executivo agradeceu a escolha do município pela Apae, destacando o empenho do deputado Munir para trazer esses projetos para a cidade.
“Nos sabemos da parceria do Munir com a Apae, e todas as vezes que ele apresentar parcerias como essas, que vão salvar vidas, o município de Volta Redonda vai abraçar com toda vontade. Nós queremos salvar vidas, e tenho certeza que estamos dando um passo muito importante para isso”. Finalizou o prefeito Neto
Comentários: