Revista Acontece Interior, Rio de Janeiro, Interior, Brasília, São Paulo

Quarta-feira, 22 de Janeiro de 2025

Notícias/Eleições 2024

VOLTA REDONDA DEBATE / ELEIÇÕES 2024 // PROFESSOR HABIBE (PT-13)

“O Professor Habibe é o candidato do Lula. Estive em Brasília numa agenda apertada para me encontrar com o Presidente, Luiz Inácio Lula da Silva...”

VOLTA REDONDA DEBATE / ELEIÇÕES 2024 // PROFESSOR HABIBE (PT-13)
Imagens
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Revista e o SITE Acontece Interior, convidaram os 07 candidatos a prefeito de Volta Redonda, para o Debate que se apresenta, com 06 entre os mais importantes Temas pertinentes à Cidade do Aço.  Apenas o atual prefeito NETO, que é candidato à Reeleição, optou por não participar.

PROFESSOR HABIBE (PT-13) - Para comparar todos os candidatos acesse www.revistaaconteceinterior.com.br

Tema (01) – CSN, sua importância e o Pó Preto:

Publicidade

Leia Também:

Professor Habibe: Para Volta Redonda e para o Brasil, a CSN é muito importante, é o berço da industrialização, da indústria de base e faz parte da história que se confunde com a história da cidade. A gente não sabe se é uma usina dentro da cidade, ou se é uma cidade no entorno de uma usina. Existe assim, uma questão não só emocional, mas emotiva, de pertencimento mutuo, e também de cumplicidade nessa relação. Podemos dizer que a CSN foi fundamental para o desenvolvimento da nossa cidade e que vemos a empresa como parte importante. Entendemos que é uma empresa privada com finalidades próprias e que tem que encontrar o seu caminho de atuação e desenvolvimento. No entanto, se assumirmos o governo, queremos ter a CSN próxima da Cidade, abraçada a projetos sociais e econômicos e também ligados ao controle ambiental junto com a cidade. Penso que não existe uma coisa de rivalidade, nem pode existir isso, como nas últimas décadas aconteceu. Nós precisamos delimitar muito bem o que a gente entende que é responsabilidade da cidade, o que é responsabilidade da empresa, e encontrar os interesses comuns que façam dessa parceria uma coisa que vai dar certo. Queremos estar juntos num grande projeto na área de educação, de esportes, de projetos de desenvolvimento das suas atividades econômicas respeitando a legislação ambiental tem que ser comprida, pois é inegável que os limite de poluição foram ultrapassados e nós temos que corrigir isso e temos que realmente, como poder público não podemos abrir mão dessa relação de fiscalização.

Tema (02) – Administração Pública, arrecadação e funcionalismo: 

Professor Habibe: Administração, arrecadação e funcionalismo, são três coisas muito ligadas, e começamos pelo funcionalismo. Aumentar salários e respeitar os servidores, fazer a discussão passa necessariamente pela valorização deste trabalhador em todos os sentidos. Nós observamos nesses 30 anos, que há um desgaste enorme da categoria, provocado por essa gestão prolongada, que usa a mesma política e trata o servidor da mesma forma há 3 décadas. Nada mudou. A cidade tem o pior salário entres os servidores municipais da região. O prefeito não paga o piso nacional, não cumpre nem o investimento mínimo constitucional para educação e saúde. Isso é terrível. Então nós vamos implementar o PCCS - Plano de Cargos Carreira e Salários. São 30 anos empurrando com a barriga, não dá mais, o que é devido legalmente é devido legalmente. Nós temos que atualizá-lo, negociar esse plano tendo o ministério público, tendo o ministério do trabalho e tendo os funcionários e a prefeitura, que é um ponto de equilíbrio para implantação desse plano. Atualmente, existem categorias que estão tão defasadas, que hoje são reajustadas pelo salário mínimo e isso é inconcebível, isso é um absurdo. Não tem progressão salarial, não tem progressão horizontal e nem vertical, não tem acesso a outros níveis. Temos de pagar o PISO NACIONAL dos professores e dos enfermeiros. Temos que pagar o piso para Guarda Municipal, temos de melhor os salários de todas as categorias do serviço público municipal, e assim, concomitante a essas ações, realizar os concursos públicos para ocupar as vagas de cargos comissionados, que é super dimensionado atualmente. No entanto, se não forem oferecidos uma remuneração melhor, não tem nem candidatos, porque o salário é tão baixo que nenhum profissional aceita. Então, nós temos que além de trabalhar a discussão do plano de cargos e carreira, tratar de como ele pode ser implantado, de forma gradativa, dialogando com os servidores. E quero frisar que precisamos implantar os pisos legais, nacionais, da educação, da saúde, do pessoal administrativo, da minha categoria dos engenheiros, que também existe um piso que é regulado por lei, dos advogados dos médicos dos enfermeiros, nós temos que respeitar a legislação. Na questão da arrecadação, ela varia em função da dinâmica econômica, e nós temos que encontrar outros meios para crescer além do tradicional ligado a CSN que é a grande empresa e as empresas que prestam serviço a CSN são empregadores, mas é o comércio e principalmente a área de serviço que tem crescido ao longo desses anos. A arrecadação também pode melhorar quando tratarmos das questões das terras não utilizadas, o IPTU progressivo das terras sem finalidade e dos imóveis, grandes imóveis parados sem finalidade social, todas essas fontes de renda, tem que ser reavaliadas, estruturadas de uma forma muito transparente para que, como em todas as cidades grandes fazem isso e agora é o momento de Volta Redonda também avaliar essas questões.

Tema (03) – Saúde, seu financiamento, médicos e enfermagem:

Professor Habibe: Esse tema é muito delicado, porque a população precisa do atendimento e não pode esperar. Três coisas são fundamentais, posto 24h nas regiões mais distantes do centro, pediatra nas unidades básicas de saúde e um Centro de Diagnostico. O governo Lula teve um aumento muito grande da verba do SUS no início do século a verba era cinco vezes menor do que a verba do SUS hoje. A verba foi multiplicada por 5 e evidentemente grande parte desses recursos virou ampliação é uma estratégia fundamental de prevenção. Agora Volta Redonda tem duas promessas que são feitas em toda a eleição, por dois candidatos que não são cumpridas, a questão dos exames e a questão do diagnóstico rápido. As pessoas faze uma primeira análise, tem que fazer uma um exame de imagem porque está com a próstata ruim e tem que verificar, fazer uma tomografia ou porque o útero de uma mulher está muito ruim e isso não pode demorar 120 dias, um exame não pode demorar seis meses não é possível isso, já passou do tempo. Então vamos fazer esse belíssimo centro de diagnóstico e de exames especializados, vamos conseguir com o Lula financiamento federal e vamos ter esse centro, até porque Volta Redonda é uma cidade polo e precisa atender pelo SUS a esses casos, é fundamental ser discutido no âmbito federal e trazer esse recurso.

Tema (04) – Desenvolvimento Econômico, crescimento e geração de empregos:

Professor Habibe: É tudo que todos nós queremos: uma cidade que cresce, uma cidade que gera emprego, e isso significa que precisamos criar um ciclo que vai nos levar aumentar arrecadação e poder cumprir as atividades necessárias e básicas de serviço de atendimento à população. O desenvolvimento é uma coisa que a gente tem que semear, plantar, regar e depois de crescer, colher. O desenvolvimento não vai se dar só por uma reforma tributária fiscal ou só por uma iniciativa de trazer uma empresa e não ter sustentação ou só de facilitar a vida de empresas. Para ter crescimento e geração de empregos, nós temos que criar as vertentes claras, estruturar critérios básicos, ligado à prefeitura, mas também associado às universidades, para se trabalhar as linhas de investimentos.

Tema (05) - Segurança Pública, Polícias Militar e Civil e Guarda Municipal:

Professor Habibe: Volta Redonda tem esse batalhão com uma configuração inicial extremamente interessante, porque um contingente muito grande vinha para cá para ser treinado para depois trabalhar em operações mais pesadas na baixada fluminense no Rio de Janeiro o que é uma configuração bem bacana. Então a gente vê em Volta Redonda uma coisa bem diferente do que a gente vem em outra cidade do Rio de Janeiro, nós temos uma presença mais ostensiva, próxima do policiamento, às vezes a gente tem um carro da polícia passando e quando você olha para lá tem outro, não é por isso que não tem violência, a questão da violência e da repressão, são coisas distintas, a gente tem uma guarda municipal, de viaturas, parece que tem um contingente bem razoável, temos de discutir a forma ou as melhores formas de junto da polícia civil, da polícia militar eventualmente até da polícia federal da gente tá trabalhando em conjunto para que fiquem claras quais são as atribuições de cada um é muito triste pra gente olhar um caso como esse que eu vou falar, um caso, eu estive lá na capela mortuária, ela fecha a noite, tá fechada porque é um lugar inseguro. Não tem iluminação, a outra coisa são câmeras, a gente tem um sistema de câmeras monitorando a cidade toda, um sistema que inicialmente era para reduzir o roubo de carro, que pode ser usado pela guarda municipal e ter uma vigilância mais ostensiva.

Tema (06) – Mobilidade Urbana, transporte público e aplicativos: 

Professor Habibe: Mobilidade urbana é um assunto que nunca se esgota, mas vamos em primeiro lugar, mudar o sistema de pagamento, que hoje é por pessoa e passar a usar o km rodado. Vai reduzir totalmente o custo do transporte, vai melhor o atendimento e vamos implementar gradativamente o sistema de tarifa zero. A grande questão é repensar o transporte coletivo, por isso vamos trazer a tarifa zero, como tem em várias cidades e aqui no estado, em Maricá. O transporte público de Volta Redonda já está sendo subsidiado, então precisamos melhor e atender mais pessoas. É porque na medida em que você tem um transporte coletivo que chegue na hora, seja limpo, o ambiente esteja correto, e seja gratuito, a gente vai tirar um monte de carro da rua. Será ruim para os postos de gasolina eu entendo, mas muito bom para a gente respirar menos CO2 e menos monóxido de carbono também então é importante a gente entender que o transporte coletivo é fundamental principalmente para as populações que estão mais distantes do centro da cidade. Hoje a gente tem um número de ônibus insuficiente, há quatro anos eram cerca de 300, hoje são 150, aumentou o tempo de espera tá chegando a uma hora.

...Pensamento de Professor Habibe... O Professor Habibe é o candidato do Lula. Estive em Brasília numa agenda apertada para se encontrar com o Presidente, Luiz Inácio Lula da Silva. A reunião durou 20 minutos, onde foi discutido os investimentos que serão realizados no Estado do Rio de Janeiro e os recursos já enviados a Volta Redonda, Barra Mansa e toda região sul do estado. Cheguei cedo no Distrito Federal e não desanimei em ter que passar a manhã esperando a reunião. Eu nem vi o tempo passar, porque estar com uma pessoa maravilhosa como nosso presidente não tem preço. O presidente Lula está muito otimista com a reorganização do Brasil, que afirmou ter assumido um país com a máquina pública desmontada e desorganizada. Ele me disse de forma bem tranquila que pegou o país destruído, por isso, todos os ministros e ele, estão trabalhando dobrado, porque o povo não quer explicação, quer solução. Na conversa foi falado sobre o Novo PAC, que vai investir R$ 1,7 trilhão em todos os estados do Brasil. Volta Redonda já tem liberado 84 milhões para as obras de abastecimento de água, que é para resolver definitivamente o problema da cidade e são ainda, mais 130 milhões em financiamento para esgotamento sanitário, essas duas emendas, do nosso deputado federal Lindbergh Farias, e lembrando que em 2023, Lula destinou a cidade de Volta Redonda, o valor de R$ 846 mil para a área da saúde. Será muito bom para a cidade ter um prefeito alinhado com o presidente Lula, mesmo sabendo que o petista não faz distinção entre os representantes eleitos pelo povo. Como o próprio presidente disse, não vamos discriminar ninguém, temos que ser republicanos, mas é óbvio, que um prefeito amigo tem mais espaço para trazer recursos para ampliar as universidades federais, o instituto federal, resolver, problemas graves como esse da poluição.

 

Comentários:

Veja também

Revista AI
Revista AI

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!