Revista Acontece Interior, Rio de Janeiro, Interior, Brasília, São Paulo

Sabado, 13 de Julho de 2024

Notícias/Educação

UNIÃO DAS SECRETARIAS DE SAÚDE E EDUCAÇÃO DE PIRAÍ INVESTE NA QUALIDADE DE VIDA DOS ALUNOS

Ações são desenvolvidas com orientações sobre cuidados com a higiene bucal, com as mãos entre outros

UNIÃO DAS SECRETARIAS DE SAÚDE E EDUCAÇÃO DE PIRAÍ INVESTE NA QUALIDADE DE VIDA DOS ALUNOS
Imagens
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

PIRAÍ, RJ - Saúde na Escola

Em uma iniciativa das Secretarias de Saúde e Educação de Pirtaí,RJ, teve início a retomada das ações do PSE (Programa de Saúde na Escola), cujo objetivo é o fortalecimento das ações de promoção e prevenção em saúde, bem como a assistência odontológica aos escolares, que devido ao período pandêmico (COVID-19) foram descontinuadas. Essas ações visam a mobilização de educadores, alunos e profissionais de Saúde para tratar de temas como ¨Prevenção ao Covid-19” e ”Triagem em Saúde Bucal”. Através de atividades lúdicas, dinâmicas, rodas de conversa e gincanas, foi abordada a importância da vacinação para todas as faixas etárias e dos cuidados com a higienização como um todos e em especial, das mãos com o uso do álcool nessa limpeza. Realizada na própria escola, a triagem se caracteriza pelo exame da cavidade oral das crianças e adolescentes, onde serão detectados quais alunos necessitam de atendimento odontológico, os quais serão enviados o mais rápido possível para tratamento na Unidade da Saúde da Família no bairro mais próximo.

O prefeito de Piraí, Tutuca comentou a iniciativa das secretarias. “Ações como essa que envolvem a união de duas importantes secretarias, como a educação e a saúde, são pilares em nossa estratégia para avançarmos nos cuidados com nossas crianças. A saúde presente nas escolas e, junto com a educação, investir em acompanhamento e orientação, faz toda diferença nesse avanço que a gente busca no serviço público de Piraí.” Explicou o prefeito

Publicidade

Leia Também:

Escolas como a Luís Marinho Vidal (Jaqueira), João Feliciano (Rosa Machado), Eugênio Lourenço Corrêa (Serra do Matoso), CIEP 158 (Casa Amarela), Hugo Lemgruber Portugal (Fazendinha) e Marília Lima Valente (Ponte das Laranjeiras), que tiveram atividades na Semana Saúde na Escola, obtiveram excelentes resultados com base nos números de crianças do município (97,7%) que estão matriculadas nas escolas de Piraí. Além disso, são realizadas também orientações de higiene oral, técnicas de escovação, aplicação de flúor e, ainda, orientações de alimentação e nutrição saudáveis, que fazem parte de uma programação para todo ano letivo, e que colaboram para a formação de uma população mais saudável. Outras escolas de Piraí ainda serão contempladas com as atividades e suas respectivas programações divulgadas, só aguardar. Nos anos 2020 e 2021, devido à pandemia, não aconteceu a Semana de Saúde nas Escolas e as aulas estavam no formato remoto. 

Comentários:

Veja também

SESC RJ
SESC RJ

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!