Revista Acontece Interior, Rio de Janeiro, Interior, Brasília, São Paulo

Sexta-feira, 23 de Fevereiro de 2024

Notícias/Educação

SEEDUC-RJ REÚNE ALUNOS QUE PARTICIPARAM DO ‘INTERCÂMBIO DO SABER’

A iniciativa faz parte das ações pela comemoração do Mês do Estudante

SEEDUC-RJ REÚNE ALUNOS QUE PARTICIPARAM DO ‘INTERCÂMBIO DO SABER’
Imagens
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

RIO DE JANEIRO,RJ Seeduc-RJ Intercâmbio do Saber - com fotos de Ellan Lustosa

Uma roda de conversa com conexão, aprendizado, interação, troca de experiência e o início de uma amizade que pode ir além dos muros das escolas. 

Assim foi o reencontro dos participantes do "Intercâmbio do Saber", realizado nesta quarta-feira, dia 16 de agosto, no Ciep 441 - Mané Garrincha, em Magé, Baixada Fluminense.  

Publicidade

Leia Também:

Para comemorar o mês do Estudante, a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro promoveu o “intercâmbio entre escolas estaduais”. 

A iniciativa teve como objetivo integrar estudantes, professores e outros membros da comunidade escolar.  

A ideia foi apresentar aos alunos de diferentes colégios o Ensino Regular, o Cívico Militar, o Intercultural e o Curso de Formação de Professores. 

A experiência serviu para conhecer a rotina e o modelo de aprendizado, diferentes dos experimentos em seus próprios colégios. E toda essa vivência foi divulgada nas redes oficiais da Seeduc-RJ.  

“Parabéns por terem aceitado o desafio de conhecer outras escolas e as possibilidades que a educação no estado oferece. Vocês vivenciaram e mostraram as diversas modalidades de ensino para toda a nossa rede” destacou a secretária, Roberta Barreto, durante videochamada com os cinco estudantes que viveram a experiência “e que sirva de exemplo e incentivo para os nossos mais de 630 mil alunos.”  

Os selecionados para o “Intercâmbio do Saber” estudam em colégios da rede estadual do Rio de Janeiro, localizados nas zonas Norte e Sul, Baixada Fluminense e Região Metropolitana. 

Os participantes destacaram que a oportunidade fez com que eles conhecessem outras culturas e cidades.  

“Posso dizer que foi incrível ter ido à Intercultural Brasil-Alemanha.  O que mais gostei foi a sala de Alemão. Quero agradecer à Seeduc-RJ por proporcionar essa experiência maravilhosa” conta Paulo Henrique Pereira, da 3ª série do Ensino Médio do Ciep 441.  

Já o aluno Pedro Ricardo, também na 3ª série do Ensino Médio, foi à escola do Paulo Henrique Pereira. Ele estuda no Colégio Estadual Coronel PM - Marcos Jardim, Cívico-Militar, em São Gonçalo.

“A proposta é bem diferente do ensino da minha escola. Mas, fiquei encantado com toda a estrutura física da E>Tec 441: muito bonita, cores padrão. Além disso, a comunidade escolar foi muito receptiva” conta o estudante.

Perguntados como definiriam o que viveram neste projeto, os cinco foram unânimes em dizer que “foi único, educativo, fraternal, magnífico, incrível e enriquecedor.”


“Série Intercâmbio do Saber”, transmitida nas redes sociais da Seeduc-RJ: A experiência dos alunos está sendo mostrada na íntegra nas redes sociais da Secretaria de Educação. Para comemorar o Dia do Estudante, celebrado em 11 de agosto, a Seeduc-RJ desenvolveu diversas ações, dentre elas: a série “Intercâmbio do Saber”, composta por seis capítulos, com duração total de 20 minutos, na qual cinco participantes contam detalhadamente como é sair da sua escola e conhecer um ensino diferente.  

E o sucesso foi enorme, com diversos acessos e centenas de interações e likes. O último episódio da série vai ao ar, nesta sexta-feira dia 18 de agosto, com o tema "O Reencontro".

Por trás das câmeras: A estrutura para realizar este projeto contou com cerca de 20 profissionais da educação envolvidos. Foram mais de 18 horas de gravação de vídeo em material bruto, sem edição e cinco escolas visitadas.  

“Essa iniciativa da secretaria foi excelente para mostrar as diferentes formas de ensino para nossos jovens” comenta o diretor-adjunto, Sidney Cardoso, do Ciep 441 Mané Garrincha, que foi a escola.

 

Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!