Revista Acontece Interior, Rio de Janeiro, Interior, Brasília, São Paulo

Quarta-feira, 22 de Janeiro de 2025

Notícias/Saúde

PREFEITURA DE BARRA DO PIRAÍ DECRETA INTERVENÇÃO EM HOSPITAL DA CRUZ VERMELHA

América Tereza, atual secretária de Comunicação, foi nomeada presidente do novo Conselho de Gestão

PREFEITURA DE BARRA DO PIRAÍ DECRETA INTERVENÇÃO EM HOSPITAL DA CRUZ VERMELHA
Imagens
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

BARRA DO PIRAÍ, RJ Intervenção Cruz Vermelha 

O prefeito de Barra do Piraí, Mario Esteves, anunciou a intervenção da Prefeitura na unidade do Hospital Cruz Vermelha na cidade. A notícia foi dada nesta terça-feira, dia 29, após o chefe do executivo, assinar o Decreto Municipal que requisita os bens móveis e de serviços pertencentes à Cruz Vermelha. 

Mário Esteves ja anunciou também, os nomes que compõem o novo Conselho de Gestão, tendo à frente, a secretária de Comunicação Social de Barra do Piraí, América Tereza. 
 
O prefeito disse que, “diante do que foi apurado após o perigo iminente de interrupção dos serviços da Cruz Vermelha em Barra do Piraí, não havia outra opção a não ser intervir no hospital” disse Mário Esteves.

Publicidade

Leia Também:

O prefeito relembrou que, em janeiro de 2018, a unidade de saúde já havia passado pelo mesmo processo. Hoje, a Cruz Vermelha de Barra do Piraí é um polo de referência estadual da pessoa idosa, prestando serviços públicos de saúde de internação domiciliar e cuidados paliativos, atuando em 56 municípios.
 
Para o secretário interino de Saúde, Dione Caruzo, “com o Termo de Contrato, será possível a realização de serviços, ações e atividades de saúde e cuidados paliativos, para o recebimento das verbas da União Federal.”

o secretário frisou ainda, sobre a questão da habitual inadimplência do contrato, por parte do hospital, “que encontra-se consubstanciado na omissão reiterada de prestação de contas, com suspeitas fundadas de malversação de dinheiro público. Conforme parecer da Procuradoria Geral do Município, após manifestação do Departamento de Controle, Avaliação e Auditoria da Secretaria de Saúde, vimos uma série de problemas correlatos – não da parte barrense da Cruz Vermelha – que podem chegar à falta de prestação de contas na ordem de R$1,2 milhão. Agora, com essa requisição, será possível aplicar a qualidade financeira e técnica que lá fizemos com a Santa Casa, e que ainda persiste no Maria de Nazaré. Acreditamos que será uma sobrevida para este importante hospital”, declarou Caruso. 

 Mario Esteves lamentou que a situação da Cruz Vermelha tenha chegado a este ponto, mas acredita na equipe técnica e administrativa da unidade de Barra do Piraí.

“Não podemos esperar que o caos se estabeleça sobre essa importante unidade. A Cruz Vermelha de Barra do Piraí é referência no estado no tratamento de cuidados prolongados. Portanto, vamos adotar as medidas necessárias para garantir a continuidade da prestação do serviço público, protegendo o direito à saúde. Enquanto perdurar a situação de perigo iminente, vamos estar ao lado dos que mais precisam”, finalizou o prefeito.
 
Além de América Tereza, a Comissão de Gestão da Cruz Vermelha Brasileira de Barra Do Piraí é composta por Thadeu Valadão Pedroso e Pedro Gomes da Cunha. Eles terão plenos poderes de direção e administração dos bens e dos serviços e ficarão subordinados às determinações do chefe do Poder Executivo. 

A Comissão de Gestão, segundo o Decreto Municipal, deverá priorizar a regularização do pagamento dos salários dos funcionários e dos fornecedores e prestadores de serviços.

Comentários:

Veja também

Revista AI
Revista AI

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!