ENGENHEIRO PAULO DE FRONTIN, RJ - Campanha Novembro Azul
A prefeitura de Engenheiro Paulo de Frontin, por meio de várias secretarias, deu início a campanha ‘Novembro Azul’ com o slogan “Cuidar da saúde também é coisa de homem”.
A secretaria Municipal de Saúde, preparou uma ampla programação destinada para o público masculino.
A primeira ação ocorreu nesta terça-feira, dia 7 de novembro, na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Morro Azul. Houve palestra, sala de espera e testes rápidos.
As atividades serão realizadas em mais oito locais, com a participação de outras secretarias, como as de Educação, Esportes e Assistência Social.
De acordo com a programação da SMS, a próxima atividade será no dia 22, na ESF Barreira, a partir das 9h.
Depois, dia 24, serão ações simultâneas em quatro unidades: novamente na ESF Barreira (9h), Policlínica Municipal (9h), PSF Centro (9h) e NASF (17h).
No dia seguinte, 25/11, haverá uma ação do NASF, juntamente com uma equipe de Esportes, no campo do Ferroviário.
Para encerrar a campanha, no dia 29 de novembro, as ações serão na ESF de Sacra Família, a partir das 15h. Haverá também neste dia, um bingo para os idosos, na Igreja Evangélica.
AÇÕES DA SMS: além da conscientização, as equipes da Saúde de Paulo de Frontin, programaram uma intensificação das ações sobre o tema.
Um mutirão de exames de imagem e de sangue, para prevenção e diagnóstico do câncer de próstata, estará ocorrendo ao longo de todo o mês de novembro.
A secretária municipal de Saúde, Andryeli de Morais, destacou a importância da participação masculina na campanha.
“Estamos trabalhando, por determinação do prefeito Maneko Artemenko, para sensibilizar a população masculina sobre a importância de cuidar do seu corpo e da mente. A prática de exercícios físicos é muito importante, tanto quanto uma alimentação equilibrada. Parar de fumar, praticar sexo seguro, cuidar da saúde mental e principalmente fazer o exame da próstata, periodicamente, são cuidados fundamentais para a saúde. Afinal, cuidar da saúde também é coisa de homem”, comentou Andryeli.

Comentários: