VOLTA REDONDA, RJ - Deputado Munir Neto propõe teste precoce para identificar AME
O deputado estadual Munir Neto, propôs, na tarde desta sexta-feira, dia 31, que seja realizado em todo Sul Fluminense, testes que podem detectar precocemente, a AME.
A proposta foi feita no Gabinte do prefeito de Volta Redonda, Antônio Franscisco Neto, durante assembleia do Cismepa, o Consorcio da saúde entre municípios da região.
A AME ( Atrofia Muscular Espinhal, é a principal causa de morte infantil por doença genética, e pode ser detectada, de forma precoce.
A iniciativa, pioneira no estado do Rio de Janeiro e articulada pelo parlamentar, está prevista para ser implantada pela prefeitura de Volta Redonda, nos próximos meses.
A intenção é haja adesão, também de outros municípios do interior do estado.
Como coordenador da Frente Parlamentar de Doenças Raras da Alerj, Munir Neto, propôs como urgência, o tema na Assembleia do Cismepaa.
Pela proposta, durante um ano a iniciativa privada arca com os custos de aquisição de insumos para a realização do teste, fornecidos pela Apae-RJ (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais do Rio de Janeiro).
Num segundo momento, os municípios assumiriam os investimentos. Atualmente, cada conjunto de insumos custa, em média, R$ 70 reais.
"Há dois medicamentos no SUS, ou seja, gratuitos, para tratamento da AME. Com o diagnóstico precoce, o bebê já recebe o medicamento nas primeiras semanas de vida, evitando o óbito e podendo ter um desenvolvimento praticamente normal. Incluir o teste para detecção da AME no Teste do Pezinho é garantir o direito à vida e possibilitar uma economia significativa ao estado com tratamentos e internações de crianças, jovens e adultos diagnosticados tardiamente", explicou Munir.
Além de Volta Redonda, estiveram presentes à assembleia do Cismepa representantes de Barra do Piraí, Valença, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro, Barra Mansa e Rio das Flores.
A receptividade à proposta foi boa e os representantes municipais vão levá-la a suas equipes para avaliação.
A pessoa acometida pela AME e não diagnosticada precocemente, desenvolve progressivamente uma fraqueza muscular, que afeta os músculos dos braços, pernas, da respiração e da deglutição.
Por isso, é considerada uma doença grave. Muitas vezes, os pacientes precisam ser entubados, alguns não resistem e chegam a óbito.
“O prefeito Neto, que sempre foi sensível às questões que envolvem salvar vidas, prontamente abraçou a ideia, o que vai se somar a sua meta de fazer da cidade a que possui o sistema público de saúde mais eficaz e de excelência do país. Volta Redonda, então, será a cidade-piloto deste avanço importantíssimo na saúde”, disse o deputado.
Comentários: