RIO DE JANEIRO - RJ - Governo do Estado do RJ tem boas perspectivas para Segurança Pública (Da redação com Fotos da CCS da SEPMRJ.)
O Governo do Estado do Rio de Janeiro, chega ao final de 2024, com boas perspectivas com relação à segurança pública, tanto na capital quanto nos maiores centros urbanos do interior. Dados divulgados pela Polícia Militar neste mês de dezembro, mostram números e dados que embasam essas perspectivas. Um desses números revelam que até a primeira semana deste último mês do ano, a PM apreendeu 5.676 armas de fogo, entre elas 605 fuzis. Em 2023, foram apreendidas 5.810 armas, sendo 492 fuzis. A Secretaria Estadual da PM, removeu 7.280 toneladas de barricadas no estado do Rio de Janeiro. Além de apreender 4.398 adolescentes e prender 27.265 criminosos. Durante suas ações, os policiais militares apreenderam quase 66 toneladas de drogas.
Um pacote de obras de infraestrutura contemplou 47 unidades da Corporação, que representou investimentos próximos a R$ 160 milhões, e deverá ser concluído em 2025. Além da restauração de instalações elétricas e hidráulicas, houve a recuperação de ranchos e alojamentos dos batalhões. Os projetos se estenderam para construções e reformas de companhias destacadas e outras bases de policiamento em todo o Estado. Para fortalecer as ações de inteligência, o governo entregou em um investimento específico, mais 38 viaturas e 24 drones à Secretaria de Polícia Militar. Para recompor o déficit de efetivo da tropa, a SEPM iniciou neste ano de 2024 o concurso para seleção de mais 2.000 novos soldados. Na área de tecnologia voltada para a segurança pública, a PM seguirá com os investimentos feitos este ano. Entre eles, a expansão e instalação de novos softwares de reconhecimento facial em câmeras instaladas pelas cidades. Haverá ainda a implantação do projeto de câmeras embarcadas em viaturas e a ampliação de dispositivos com leitura de placas em vias urbanas e rodovias.
“Neste ano inauguramos o Batalhão Tático de Motociclista. A nova unidade da secretaria da Polícia Militar, tem 210 motocicletas destinadas às funções de patrulhamento e escolta. Os policiais motociclistas, receberam treinamentos com a chancela dos cursos do Comando de Operações Especiais (COE), ao qual o BTM está subordinado. O primeiro grande evento desse setor foi o G-20 e foi um grande sucesso a atuação dos policiais motociclistas. Eles ajudaram muito no evento e seguem apoiando a segurança pública”, comentou o Governador Claudio Castro se referindo ao investimento realizado.
“Esse ano tivemos também a inauguração da Sala de Comando e Controle no 22ºBPM (Maré), equipada com tecnologia avançada e um sistema de videomonitoramento em tempo real. Essa tecnologia abrange as principais vias da cidade, nos permitindo uma vigilância constante e a identificação rápida de ocorrências. A implementação de drones, sistemas de reconhecimento facial e outras tecnologias complementam o aparato tecnológico, proporcionando aos nossos policiais, uma visão mais abrangente e detalhada da área de atuação. Essa integração de recursos permite a identificação de crimes, a antecipação de possíveis ocorrências e a tomada de decisões mais estratégicas.” Complementou o Governador Castro.
Segurança Presente: O Programa Segurança Presente dobrou de tamanho desde 2021 e já conta com 50 bases em todo o estado, reforçando a presença policial e a proximidade com a população. Em 2024, os agentes encaminharam mais de 9.500 ocorrências para registro em delegacias e prenderam 3.121 suspeitos, sendo 1.126 pessoas com mandado de prisão em aberto. Uma das inaugurações mais recentes, ocorreu no dia 09 de dezembro em Guapimirim, a 10ª deste ano. A nova unidade funciona com equipes em patrulhamento ostensivo e preventivo apoiados por viaturas e motocicletas. Antes, começaram a operar as bases de Del Castilho, Galeão, MAM, Lapa, Copacabana, Boulevard Olímpico, Cinelândia, AquaRio e Campo Grande. Essa ampliação da Operação Segurança Presente reflete o investimento do Governo do Estado em segurança Pública, que já ultrapassa R$ 4 bilhões.
“Fico muito feliz por inaugurar mais uma base deste programa de polícia de proximidade que atende tanto a população. Já temos 23 bases fora da capital. Estamos construindo um Rio de Janeiro para todos. Quero que todos se sintam igualmente importantes. E vamos seguir expandindo o Segurança Presente” destacou Cláudio Castro.
Investimento no Interior / Volta Redonda: A Secretaria de Estado de Polícia Militar formalizou no final de novembro, a parceria com a Prefeitura de Volta Redonda, para a construção da Companhia do Batalhão de Ações com Cães (BAC), que será instalada no terreno cedido pela prefeitura no bairro Roma, em Volta Redonda. A unidade cobrirá, inicialmente, 21 cidades da região, como explica o prefeito Antônio Franscisco Neto.
“O BAC ficará em um terreno cedido pela prefeitura. É uma contribuição do Poder Público de Volta Redonda para beneficiar todo o Médio Paraíba. Mais uma vez agradeço a parceria com a Polícia Militar, com o Governo do Estado, ao governador Cláudio Castro, que tem nos ajudado muito e sido um grande parceiro do município. Queremos ser uma referência em segurança pública no país e temos trabalhado para tornar Volta Redonda, assim como toda a região, cada vez mais segura”, disse Neto.
“Em nome do governador Cláudio Castro, queria agradecer à sensibilidade do prefeito Neto em olhar a segurança pública como um tema fundamental. Apesar do Governo do Estado ser responsável por prover segurança pública, o município tem um protagonismo muito grande nas ações que tangem ao ordenamento público. Sem segurança pública não há saúde, não há ambiente de negócios, não há bem-estar das pessoas.” Disse o Coronel Marcelo de Menezes, secretário da PMRJ.
Houve ainda investimentos na Patrulha da Pessoa Idosa 60+, com foco na proteção e garantia dos direitos dos idosos no Rio de Janeiro e na compra de um novo Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICC Móvel), instalado num caminhão de grande porte. O sistema conta com recursos tecnológicos equipado com telas para receber imagens das câmeras distribuídas na orla da capital e vias de acesso, assim como de drones e aeronaves tripuladas. Todas as câmeras terão dispositivos de reconhecimento facial.
"O ano de 2024 foi importante para que iniciássemos a implementação das propostas de nosso comando, que são baseadas em duas premissas: o aumento do policiamento ostensivo, com o consequente aumento da sensação de segurança nas ruas, e a valorização de nossos policiais. Nesse contexto, criamos o Batalhão Tático de Motociclistas (BTM), com o emprego de mais 210 motocicletas no policiamento dinâmico e ágil do cenário urbano, assim como a criação de nossa Patrulha da Pessoa Idosa 60+, voltada para atender de forma especial uma parcela da população que cresce a cada ano. Ainda no cenário de atenção à nossa tropa, já iniciamos o processo de reforma da emergência de nosso Hospital Central da Polícia Militar, uma necessidade que fizemos questão de nos debruçar. Todos esses esforços se refletem na atuação de nossos policiais, que propiciaram mais uma série de grandes eventos onde a segurança foi sempre ponto de destaque, como o Show da Madonna e a Cúpula do G20, assim como atingiram recordes históricos, retirando mais 600 fuzis das ruas do estado do Rio de Janeiro. Todo esse empenho e esses resultados nos orgulham muito." Finalizou o Coronel Marcelo de Menezes.
Comentários: