Revista Acontece Interior, Rio de Janeiro, Interior, Brasília, São Paulo

Sabado, 13 de Julho de 2024

Notícias/Turismo

FÓRUM DO CAFÉ DE VASSOURAS FOMENTA POLÍTICA DE INVESTIMENTOS E DISCUTE NOVIDADES COM EMPRESÁRIOS DO SETOR

Foi o primeiro encontro reunindo seguimentos do setor que já foi responsável pela exportação de 75% do café no passado

FÓRUM DO CAFÉ DE VASSOURAS FOMENTA POLÍTICA DE INVESTIMENTOS E DISCUTE NOVIDADES COM EMPRESÁRIOS DO SETOR
Fotos: Caíque Coufal
Imagens
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

VASSOURAS

O mês de julho teve um sabor adocicado em Vassouras com a realização do 1° Fórum do Café do Vale do Café. Sediado na Câmara Municipal, o evento atraiu autoridades estaduais, federais e municipais, além de reunir empresários do setor que apostam na valorização do produto, tanto em sua produção na terra, como um símbolo de fomento para o turismo na região.

O evento realizado pela prefeitura de Vassouras, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, contou com a presença de três secretários estaduais: Gustavo Tutuca do Turismo, Vinicius Farah do Desenvolvimento Econômico e Marcelo Queiroz da Agricultura, que foram representaram o governador, Cláudio Castro.

Publicidade

Leia Também:

Os deputados Christino Áureo e André Correa também prestigiaram o Fórum. Entre os principais temas debatidos estavam as ‘Oportunidades de Negócios e Perspectivas para a Produção do Café e para o Turismo na região’. De acordo com o secretário Wanderson Farias, que esteve à frente da organização, O 1° Fórum do Café do Vale do Café em Vassouras, faz jus à história da cidade.  

“Vassouras já foi responsável por exportar 75% do café no passado. Isso mostra sua tradição e história com esse produto tão importante para economia da cidade. Temos história e produção de qualidade e  temos que promover ações para movimentar a economia e fomentar o turismo”, disse.

Durante o evento, seis palestras ofereceram uma atualização sobre a produção, cultivo e comercialização do café, com a intenção de incentivar e fortalecer as atividades econômicas dos pequenos, médios e grandes produtores da região. O encontro também foi uma oportunidade para fazer contatos e construir parcerias entre os empresários do ramo. Para o empresário do ramo cafeicultor, Osvaldo Garcia, o Fórum foi muito positivo para o setor. “Para nós, produtores, esse é um evento muito importante, porque muitas vezes ficamos um pouco escondidos. Aqui tivemos a oportunidade de valorizar todo o processo de produção, até chegar ao produto final, que é comercializado”, comentou Osvaldo. O prefeito Severino Dias, acompanhado da vice-prefeita, Rosi, agradeceu o empenho de todos envolvidos na organização do evento e falou sobre o posicionamento da cidade no ramo do turismo e da produção rural.

“Eu acredito que estamos fazendo um bom trabalho na cidade. O cenário que normalmente é visto em momentos de crises econômicas, são os de cortes na área de turismo e cultura. E nós, aqui em Vassouras, estamos na contramão dessa prática. Nossa cidade é feita de história e tradição, e é isso que vai alavancar o crescimento e evolução da cidade”, afirmou o prefeito.

Também fez parte da mesa das autoridades, o presidente da câmara de Vassouras, José Maria Capute; e o diretor do Sebrae, Júlio Cezar Resende de Freitas. Para o deputado Christino Áureo, a importância histórica de Vassouras é a base para se continuar apostando no avanço da região. “Vassouras é o passado, presente e futuro da região. Eu acredito na cidade e continuarei apoiando de todas as formas possíveis”, comentou o deputado. Para André Corrêa, "o município está muito bem-preparado para a retomada e recuperação econômica".  O evento, que teve transmissão online, aconteceu de forma presencial, porém, para um número reduzido de pessoas que que passam por todas as medidas de prevenção e controle da Covid-19.

Comentários:

Veja também

Secom Governo do Estado do Rio
Secom Governo do Estado do Rio

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!