Atualizada: 21h33
VOLTA REDONDA, RJ Denúncia Escola Municipal Miguel Couto
A equipe da Revista Acontece Interior foi procurada por um grupo de pais de alunos que estudam na Escola Municipal Miguel Couto Filho, em Volta Redonda,RJ.
Preocupados com algum tipo de represálias com os filhos, esse grupo de pais, condicionou as denúncias, ao anonimato de suas identidades.
Por meio de um comunicado, compartilhado em um grupo de mensagens, onde fazem parte a direção da Escola e os pais, a direção teria informado aos responsáveis pelos alunos, sobre a Festa Junina na quinta feira, dia 30/06/22 com o seguinte conteúdo:
“SENHOR RESPONSÁVEL: NOSSA FESTA JUNINA ACONTECERÁ DIA 30/06 (QUINTA-FEIRA), NESTE DIA O ALUNO PODERÁ VIR VESTIDO À CARÁTER. VENDEREMOS UM COMBO DE SALSICHINHA, PIPOCA E ATIVPLUS, QUE SERÁ NO VALOR DE R$10,00. ESSE VALOR DEVERÁ SER ENVIADO ATÉ O DIA 27/06/2022. OBS: DEVIDO AO AUMENTO DE CASOS DE COVID 19 EM NOSSA CIDADE, A FESTA SERÁ INTERNA, OU SEJA, NÃO SERÁ ABERTA AO PÚBLICO. AGRADECEMOS A COMPREENSÃO.
ATENCIOSAMENTE A DIREÇÃO”
O grupo de pais, indignado com essa cobrança, disse “que muitos alunos não irão à escola Miguel Couto Filho na quinta feira (dia da Festa Junina), pois não tinham condições de pagar pelo {Combo com 01 Salsichinha, 01 Pipoca e 01 Ativplus}, cobrados pelo direção da Escola.”
Eles também fizeram algumas indagações como:
-Se a escola pública poderia cobrar por um “lanche” na festa junina dentro do Colégio?
-Qual o critério de mercado e preço foi usado para se chegar ao custo de R$10,00 (01 Salsichinha, 01 Pipoca e 01 Ativplus) ?
-Outra questão apontada nas mensagens mostra uma Comunicacão onde a Direção da Escola diz que “Alguns responsáveis estão pedindo um número de Pix para enviar o valor” O Pix disponibilizado no grupo foi o próprio telefone da Direção.
Durante toda a manhã e tarde desta terça-feira, a Revista Acontece Interior, esteve em contato por e-mails e por WhatsApp, com o setor de Comunicação da Prefeitura de Volta Redonda e com a própria Direção da Escola Municipal Miguel Couto Filho, oferendo espaço na reportagem para que houvesse uma explicação a respeito dessas indagações dos pais.
Ninguém quis se pronunciar.
A Revista Acontece Interior, continua com espaço aberto para que haja essas explicações. Se houver, assim que houver, a mesma será acrescentada nesta reportagem.
ATUALIZAÇÃO VEREADOR RODRIGO FURTADO-21h33
Após a publicação da reportagem, o Veredor de Volta Redonda e presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Legislativo, Dr. Rodrigo Furtado, se manifestou à nossa equipe: “Acredito que até houve boa intenção da direção da escola, mas sendo pública, não se pode fazer dessa maneira. Não se pode cobrar. Aparentemente não é legal. Isso pode gerar uma discriminação entre os alunos. Me chamou atenção a disponibilização de uma chave Pix para receber o valor do Combo. Quem vai comprar essas salsichinhas, essa pipoca, o ativplus, qual o critério usado, quem vai fazer, cozinhar esse Combo? Está mal explicado. Acredito que nem o prefeito e nem a secretaria de Educação estejam a par desse fato. Na condição de vereador de Volta Redonda, vou apurar melhor essa questão, vamos fazer um requerimento convocando as partes, para entender melhor como se deu esse processo. Não acredito que houve má fé da direção, mas precisamos esclarecer melhor a população” disse Rodrigo Furtado
Comentários: