Revista Acontece Interior, Rio de Janeiro, Interior, Brasília, São Paulo

Segunda-feira, 13 de Janeiro de 2025

Notícias/Governo do Estado do Rio

EQUIPE DE TRANSIÇÃO DE KATIA MIKI DIVULGA“SITUAÇÃO CAÓTICA” ENCONTRADA NA PREFEITURA DE BARRA DO PIRAI

Além do lixo acumulado nas ruas, falta de medicamentos nos postos e de combustível para frota municipal, a cidade está impedida de receber repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM)

EQUIPE DE TRANSIÇÃO DE KATIA MIKI DIVULGA“SITUAÇÃO CAÓTICA” ENCONTRADA NA PREFEITURA DE BARRA DO PIRAI
Imagens
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

BARRA DO PIRAI, RJ - Equipe de transição de Katia Miki divulga "situação caótica", encontrada na prefeitura.  

A prefeita eleita em Barra do Piraí, Katia Miki, só conseguiu iniciar a transição neste mês de dezembro. Segundo sua equipe que acompanha os trabalhos, “a situação encontrada até agora é caótica”. A Revista e o Site Acontece Interior, foi ouviu Katia Miki a respeito da situação. 

Entrevista Exclusiva: 

Publicidade

Leia Também:

  • De forma geral, em qual situação a sua equipe de Transição encontrou a Prefeitura de Barra do Pirai?

Prefeita Katia Miki: Nós estamos analisando os contratos e visitando as secretarias e departamentos públicos. A prefeitura de Barra do Piraí está mergulhada em dívidas. A atual gestão deixou de pagar muitos fornecedores, até contratos de serviços essenciais. Nós teremos um grande desafio pela frente. Além disso, estamos vendo que a maioria dos setores públicos está em péssimo estado de conservação. Temos, por exemplo, unidades de saúde com paredes mofadas e a secretaria municipal de Serviços Públicos com muita sucata e infestação de cobras. Uma pasta tão importante, como a de Habitação, totalmente parada, sem contratos e nenhum projeto. Enfim, a nossa equipe de transição está trabalhando muito! Estamos conhecendo de perto a realidade que se encontra a Administração Municipal e já estamos planejando melhorias.

 Vice-prefeito eleito Cristiano Almeida: “A saúde sempre foi um dos principais problemas de Barra do Piraí. Temos visto falta de medicamentos na Farmácia Municipal e um ambiente insalubre na maioria dos equipamentos públicos. Visitei 5 unidades de saúde, a maioria delas está com mofo na parede, um absurdo!”

 - Especificamente na questão do recolhimento do Lixo, qual foi o problema e as consequências?

Prefeita Katia Miki: O problema do recolhimento do lixo, foi a falta de pagamento. A atual gestão deixou de pagar a empresa, os funcionários da coleta do lixo chegaram a fazer uma manifestação e os serviços foram parcialmente paralisados. O acúmulo do lixo em todos os bairros da cidade, trouxe grandes prejuízos. Obstruiu os bueiros e com as fortes chuvas, o lixo acumulado foi levado para dentro de algumas residências. Vimos infestação de animais peçonhentos. E fora o prejuízo ao embelezamento da cidade. Afastou a população de fora, que vem prestigiar o nosso comércio que é potente. Mas já estamos planejando um choque de gestão. Vamos iniciar o ano dando uma limpeza na cidade, pintando os meio fios, capinando, deixando-a mais bonita, e vamos rever esse contrato com a empresa de Coleta do Lixo e, se necessário, fazer um outro contrato emergencial. A população não pode mais ser prejudicada.  

  • Houve também o desabastecimento do combustível para a frota da prefeitura? Explica.

 Prefeita Katia Miki: A nossa equipe de transição havia sido alertada sobre a possível falta de combustível a partir do dia 20 de dezembro, por falta de pagamento e finalização de contrato. Mas, pelo que constatamos, aconteceu bem antes do previsto. Já na primeira semana deste mês, dia 07 de dezembro, já não havia combustível mais. Isso é ruim, porque os carros da saúde precisam levar os pacientes para consultas médicas e tratamentos fora do município, a ambulância do Samu utiliza o nosso combustível, a Assistência Social precisa fazer visitas domiciliares. Esse é mais um problema que, caso a atual gestão não resolva, nós iremos resolver assim quando assumirmos. Os serviços públicos, principalmente os essenciais, não podem paralisar. Não iremos permitir isso!   

  • Mais recentemente, verificou-se que a Prefeitura de Barra do Pirai, está entre 6 cidades fluminenses bloqueadas para receber o FPM? Como está essa situação e as consequências para o município?

Prefeita Katia Miki: O recurso do FPM é uma das principais fonte de receita do município de Barra do Piraí. Já imaginávamos que sofreríamos esse bloqueio devido as dívidas que foram acumuladas. A gestão atual vai fazer alguns pagamentos que irão permitir o desbloqueio nos próximos dias. Mas já estamos nos preparando para que isso {bloqueio} não ocorra mais. Contratamos uma empresa especialista em gestão pública, que vai nos ajudar a organizar as finanças do município. É preciso utilizar o dinheiro público com muita responsabilidade, economizar e cortar alguns custos e realizar investirmos em melhorias para a população. E esses recursos do FPM são importantes para nos ajudar.   

  • A senhora encontrou outras situações complexas dentro da transição? Quais?

Prefeita Katia Miki: A situação mais complexa até agora, foi não conseguirmos nos reunir com a atual gestão para sanar algumas dúvidas e ter acesso a documentos importantes. O prefeito não atendeu as minhas ligações e disse em mensagem via WhatsApp, que iria agendar uma reunião, mas nunca aconteceu. Eu o procurei na prefeitura, mas ele não estava. E isso faz mal para a cidade. Esperávamos uma transição amigável, para que a nossa população não sofresse com os problemas que estamos encontrando.   

  • Como a senhora pretende lidar com essas questões e superar os entraves?

Prefeita Katia Miki: Vamos trabalhar muito. 24 horas por dia. Com muita transparência, prestando contas, ouvindo e dialogando com a população, respeitando muito o dinheiro público e buscando melhorias para Barra do Piraí. Eu amo essa cidade! Sou nascida e criada aqui, e quero vê-la retomando os trilhos do progresso.

...Pensamento... “A população já me conhece, viu o quanto eu defendi os interesses dos barrense na Câmara Municipal. Como prefeita, prometo que vou fazer muito mais. Podem esperar. Nós iremos reconstruir a nossa cidade. Já estamos ampliando as parcerias com políticos que nos ajudarão muito no envio de emendas, recursos, projetos e equipamentos públicos. O nosso secretariado é um time de pessoas comprometidas, que vão trabalhar com muito afinco. Vamos voltar a ser cenário do audiovisual e no turismo, a ter um comércio pujante, vamos atrair empresas e indústrias e vamos voltar a ser a “Pérola do Vale”. Eu jamais irei decepcionar a confiança dessa população barrense, que assim como eu, ama essa cidade!” Katia Miki – Prefeita de Barra do Pirai 

Outro lado:A Revista e o Site Acontece Interior, sempre estão abertos ao contraditório. A manifestação que houve por parte da atual gestão, foi com elação ao lixo. Disse que a empresa responsável pelo serviço, informou que se trata de um problema operacional com o Aterro Sanitário de Vassouras, {que com base no Convale, é o responsável por receber o lixo de 04 cidades da região}. E que já a notificou várias vezes por conta da demora no recolhimento do lixo em Barra do Pirai”  

Comentários:

Veja também

Revista AI
Revista AI

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!