RESENDE,RJ Primeira Fera do Disco de Vinil
“O primeiro disco de vinil da história foi gravado no dia 21 de junho de 1948, nos Estados Unidos. Ele ficou conhecido como Long Play porque trazia a possibilidade inédita de gravar áudios de longa duração. Antes dele, usava-se um outro tipo de disco, conhecido como 78rpm ou disco de goma-laca.”
“O disco de vinil possui microssulcos ou ranhuras em forma de espiral que conduzem a agulha do toca-discos da borda externa até o centro no sentido horário. Trata-se de uma gravação analógica, mecânica. Esses sulcos são microscópicos e fazem a agulha vibra”
É bem provável que você, que é fã dos discos de vinil ou que tem curiosidade para conhecer um pouco mais sobre eles, ouça essas e outras histórias na Primeira Feria do Disco de Resende,RJ, que será realizada no sábado, dia 25 de fevereiro, no Resende Shopping.
É o reflexo do mercado de discos que está está em ascensão e vem atraindo, cada vez mais, além dos já muito fãs, o público jovem, que procura descobrir álbuns do passado e também adquirir em vinil, os discos de suas bandas atuais favoritas. Seja por seu aspecto retrô ou pela vontade de apreciar a música de forma diferente do formato “acelerado” proposto pela internet e streamings, o formato analógico conta com admiradores fiéis e que preferem ouvir seus estilos em disco de vinil. Os consumidores também estão dando mais valor às artes das capas, cinco vezes maiores que nos CDs e pelo menos 15 vezes maior do que as que aparecem nos sites de streaming.
Os colecionadores e amantes da música ganharam uma nova forma de garimpar exemplares. Além das lojas e dos sebos, as feiras de discos viraram mania no Brasil. A cada semana elas pipocam em várias cidades de Norte a Sul do país. Agora chegou a vez de Resende que terá sua primeira Feira de Discos, organizada por dois revendedores de discos da região, e que contará também com expositores de São Paulo capital e do Vale do Paraíba. Para Fernando Kuraiem, um dos organizadores, a feira será também uma ótima oportunidade para trocar histórias.
“Esse encontro no dia 25, tem o propósito de também, reunir os colecionadores de discos da cidade e da região, formando novos parceiros e ampliando a grande comunidade do vinil. Na feira, as pessoas também poderão levar seus discos usados para trocar ou vender, ou agendar com os expositores uma avaliação a domicílio, caso queiram se desfazer de suas coleções.” comentou Fernando.
Para outras informações o contato é com Fernando Kuraiem, do Rock VinyLParty, pelo telefone (whatsapp) 24/99997-1114
Comentários: