Revista Acontece Interior, Rio de Janeiro, Interior, Brasília, São Paulo

Domingo, 27 de Abril de 2025

Notícias/Turismo

DIA MUNDIAL DO CAFÉ É CELEBRADO COM RIQUEZA HISTÓRICA NO “VALE DO CAFÉ”

A data foi lembrada também pelos sabores e sustentabilidade da região

DIA MUNDIAL DO CAFÉ É CELEBRADO COM RIQUEZA HISTÓRICA NO “VALE DO CAFÉ”
Imagens
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

VALE DO CAFÉ , RJ - Dia Mundial do Café é celebrado com muita riqueza histórica. 

Em comemoração ao Dia Mundial do Café, celebrado em 14 de abril, o Vale do Café, no interior do Rio de Janeiro, celebra a data com muitas riquezas históricas. 

Se destacando como um dos principais destinos do Turismo Fluminense, a região une tradição, sustentabilidade e experiências sensoriais únicas. 

Publicidade

Leia Também:

A região, berço do ciclo cafeeiro no Brasil no século XIX, preserva fazendas históricas que hoje se reinventam como polos de turismo cultural e gastronômico.​

A valorização do café na região é impulsionada por parcerias estratégicas. 

Entre elas, a Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e a TurisRio, em conjunto com a Associação dos Cafeicultores do Vale do Café e outros parceiros, investem no desenvolvimento do interior. 

São desenvolvidos programas de capacitação e projetos como o de indicação geográfica, que visa proteger a identidade e agregar valor ao café produzido no Vale.

A Ascav reúne cerca de 50 produtores locais, incluindo os Sítios Campos dos Sonhos e Santa Rita. Os dois estão em Ipiabas, além do Sítio São José da Serra, conhecido pelo café especial Grão Louzada. 

Esses produtores se destacam pela qualidade e autenticidade de seus cafés, refletindo o sabor único da bebida da região.​

“O Vale do Café é um dos grandes tesouros do nosso estado, onde história, cultura e produção agrícola se encontram de forma única. Temos trabalhado em parceria com associações e instituições como a Ascav, Sebrae, Emater e Pesagro para fortalecer a cadeia produtiva do café, impulsionar o turismo rural e valorizar a identidade da região”, ressalta o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca.

Em meio aos esforços para impulsionar o turismo e valorizar a produção regional, o Vale do Café também conta com um Arranjo Produtivo Local (APL) que tem fortalecido as cadeias produtivas da região. 

O APL integra segmentos locais e fomenta rotas temáticas como as Rota do Café, da Cachaça e do Queijo, proporcionando aos visitantes uma experiência completa que alia sabores, saberes e tradições. 

“Essas rotas destacam produtores artesanais, promovem a economia criativa e contribuem para a geração de emprego e renda, além de reforçarem a identidade cultural do interior fluminense”, explica Wanderson Farias, assessor especial da Setur-RJ, especialista sobre a região do Vale do Café.

Entre as ações de valorização do turismo rural, a Setur-RJ tem instalado placas de sinalização turística nas fazendas históricas do Vale do Café.  Investimentos que facilita o acesso e incentiva a visitação aos patrimônios culturais. 

Fazendas históricas: 

A Fazenda Alliança Agroecológica, em Barra do Piraí, é um exemplo de sustentabilidade e inovação. 

Certificada desde 2011, a propriedade oferece hospedagem e gastronomia baseada em produtos orgânicos cultivados localmente, proporcionando uma imersão na vida rural com conforto e consciência ambiental. ​

Também em Barra do Piraí, a Fazenda da Taquara, fundada em 1830, mantém-se na mesma família há seis gerações. 

A propriedade oferece visitas guiadas que exploram sua rica história, arquitetura colonial. O processo artesanal de produção de café, incluindo degustações de produtos derivados como geleias e broas podem ser acessados por visitantes. ​

Em Vassouras, a Fazenda São Luiz da Boa Sorte destaca-se por sua arquitetura preservada do século XIX. Há também atrações como o Museu do Café e o Memorial do Negro, além de atividades de lazer em meio à natureza. 

A Fazenda Florença, em Conservatória, fundada pela família Teixeira Leite, oferece uma experiência que combina história, cultura e hospitalidade, com acomodações que remetem ao período áureo do café.
 ​
Festivais Gastronômicos: 

O calendário cultural do Vale do Café é enriquecido por eventos que celebram a gastronomia e a cultura local. 

O Festival Sabores do Vale do Café, realizado em Ipiabas, conta com o apoio da Setur-RJ, Sebrae e prefeituras locais, promovendo a culinária regional e os produtos artesanais, além do turismo rural. 

O Festival Delícias do Vale e o tradicional Festival Vale do Café também são destaques, oferecendo aos visitantes uma imersão nos sabores e sons. 

As histórias permeiam a região em meio aos eventos que fortalecem o turismo e a economia local, consolidando o Vale do Café como um destino para os amantes da boa mesa e da cultura brasileira.​

“Através de iniciativas como o APL e os festivais gastronômicos, buscamos gerar desenvolvimento econômico com sustentabilidade e preservar esse legado tão importante para o Rio de Janeiro”, conclui o secretário Tutuca.

Comentários:

Veja também

Revista AI.
Revista AI.

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!