TRÊS RIOS, RJ – Cidade realiza a 3ª edição da Caminhada Azul
A 3ª Caminhada Azul, pela Conscientização do Autismo, organizada pela Casa do Autista de Três Rios, RJ, ocorreu na manhã do último sábado, dia 06 de abril, na praça São Sebastião, uma das principais da cidade. A iniciativa da secretaria municipal de Saúde, teve a proposta de despertar a atenção das pessoas e promover a compreensão, aceitação e inclusão de todos os autistas na sociedade.
“Parabéns à prefeitura de Três Rios por mais esse evento de conscientização sobre o autismo. De forma geral, se para a maioria das famílias que tem um autista em casa, ainda é difícil ter todas as informações sobre o TEA {Transtorno do Espectro Autista}, imagina para sociedade que tem pouco contato com esse tema? Por isso esse tipo de ação é muito importante para desmistificar alguns preconceitos que ainda existem.” Comentou Ângela Camargo de 33 anos que tem um sobrinho autista.
A caminhada contou com a presença de crianças e adolescentes com TEA, pais, profissionais e apoiadores da causa. A mobilização não é única, ela está amparada em todo um complexo de serviços realizados pelo município, e intensificado com a inauguração da Casa do Autista.
A Casa do Autista foi um salto de qualidade para Três Rios: A Casa proporciona um conjunto de ações multidisciplinares, sendo responsável pelo acolhimento das crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista e suas famílias, e por “acompanhar o fortalecimento de vínculos”.
Dentre as ações da Casa do Autista de Três Rios, iniciadas neste mês de abril, está o projeto da Casa do Autista nas Escolas, que percorre todas as unidades educacionais municipais, realizando suporte ao acompanhamento educacional aos alunos autistas. Além disso, no link “construído com o CER II”, o autismo foi incluído na reabilitação através da “Oficina Cognitiva”, que realiza o diagnóstico e o acompanhamento por meio de uma equipe multidisciplinar.
Sala MultiSensorial: “O espaço da Casa do Autista de Três Rios, é um ambiente acolhedor que encanta crianças e adultos. Com um mix de luzes, cores, movimento, sons, sensações variadas nos transportam para uma dimensão de relaxamento, satisfação e encantamento.”
O intuito da Sala é o de aprimorar os 5 sentidos, facilitando práticas pedagógicas e terapêuticas. Com isso, elas buscam estimular todos os sentidos sensoriais.O ambiente é equipado com recursos que auxiliam na organização, interpretação de sensações, estimulação psicomotora e desenvolvimento de várias habilidades. Tudo isso, para que o autista possa ter à sua disposição o que for necessário para o pleno desenvolvimento das possibilidades.
Comentários: