Revista Acontece Interior, Rio de Janeiro, Interior, Brasília, São Paulo

Segunda-feira, 02 de Dezembro de 2024

Notícias/Rio de Janeiro

ALERJ DEBATE CRIAÇÃO DE PROCURADORIA DA MULHER NAS CÂMARAS LEGISLATIVAS

Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa recebeu vereadoras eleitas de todas as regiões do estado para discutir esse tema.

ALERJ DEBATE CRIAÇÃO DE PROCURADORIA DA MULHER NAS CÂMARAS LEGISLATIVAS
Imagens
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

RIO DE JANEIRO, RJ – Alerj debate a criação da Procuradoria da Mulher nas Câmaras Legislativas

A Procuradoria Especial da Mulher, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), se reuniu nesta terça-feira (26/11), para debater a criação de procuradorias da mulher nas Câmaras Legislativas dos municípios do Estado.

O encontro foi simultâneo ao evento organizado pela Procuradoria da Mulher da Câmara Federal, em Brasília, e reuniu vereadoras eleitas no último pleito, também com o objetivo de garantir suporte à participação de mulheres na política. Aclamada, Procuradora da Mulher pelos demais parlamentares da Alerj, a deputada Tia Ju (REP) tem como procuradoras adjuntas as deputadas Célia Jordão (PL) e Martha Rocha (PDT).

Publicidade

Leia Também:

Para ela, a adesão ao evento mostrou o quanto as mulheres precisam de suporte para avançar em seus municípios.

“O evento de hoje mostrou o quanto as vereadoras do nosso Estado aplaudem a iniciativa da Procuradoria da Mulher e o quanto precisam desse acolhimento. Nosso órgão vai ser esse braço de apoio a todas elas”, comemorou Tia Ju.

Para a procuradora adjunta Martha Rocha, a presença de vereadoras de diversas regiões do Estado apontam para a missão da Procuradoria da Mulher de potencializar a participação feminina na política.

“Nós ainda temos Câmaras Municipais no Estado do Rio de Janeiro que não têm a presença de uma mulher. Hoje, já travamos no cenário nacional e internacional um outro tipo de debate que é a paridade, ou seja, que as mulheres tenham o mesmo número de vagas no Executivo. Queremos garantir que 50% das vagas sejam exercidas pelas mulheres e a Procuradoria da Mulher da Alerj vai pautar esse tema e fertilizar esse caminho”, disse.

A deputada Célia Jordão enfatizou a importância de dispositivos de suporte à mulher para a garantia plena de direitos.

“Somente através da nossa participação na política é que vamos, efetivamente, garantir os nossos espaços e a ampliação dos direitos da mulher, em estar efetivamente onde ela desejar. O propósito da Procuradoria da Mulher é justamente a garantia desse espaço na política e também nos demais locais de decisão e poder”, disse a parlamentar, que também é procuradora adjunta.

Procuradoria da Mulher: A bancada feminina da Alerj é composta por 15 deputadas, o equivalente a 21,4% da representação parlamentar. A Procuradoria da Mulher é um órgão suprapartidário sediado no Palácio Tiradentes e, dentro das suas atribuições, vai apoiar a criação de procuradorias femininas nas Câmaras Municipais, receber e encaminhar denúncias de violência contra a mulher e supervisionar programas do governo para a igualdade de gênero, além de realizar audiências e acompanhar comissões da Casa.

Números no cenário nacional: Por videoconferência, a procuradora da Mulher da Câmara Federal, deputada Maria Rosas (REP-SP), apresentou números que indicam o avanço da iniciativa de criação de procuradorias da mulher no país.

“Precisamos ter a Procuradoria da Mulher nos estados e nos municípios. Hoje, são 664 Procuradorias da Mulher nas Câmaras Municipais, mas nós temos 5.570 municípios. Olha o quanto ainda precisamos avançar. E as vereadoras que foram eleitas agora têm esse dever de casa, essa missão de abrir a Procuradoria da Mulher no seu município”, concluiu Rosas.

 

Comentários:

Veja também

Secom Governo do Estado do Rio
Secom Governo do Estado do Rio

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!