RIO DE JANEIRO, RJ – Rodrigo Bacellar promete regulamentar Estatuto das Blitzen
A regulamentação do Estatuto das Blitzen será efetivada, ainda nesse mês de maio. A promessa é do presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, Rodrigo Bacellar, que disse ainda, durante a sessão plenária na quinta-feira, dia 08 de maio, que só aguardava a volta governador Cláudio Castro de Nova Iorque.
O principal objetivo da regulamentação é limitar abusos nas operações de apreensão de veículos e criar regras claras para os pátios. A efetivação do Estatuto das Blitzen, reforça a atuação da Comissão de Combate à Desordem Urbana da Alerj, cujo trabalho resultou na aprovação da proposta que será regulamentada pelo estado.
Recentemente, os deputados Filippe Poubel, Alan Lopes e Rodrigo Amorim, que integram a comissão, realizaram uma fiscalização que resultou na interdição de um depósito público de veículos em Vargem Grande, na Zona Oeste da capital, por apresentar diversas irregularidades. Mais de 150 pessoas aguardavam no local para tentar reaver suas motocicletas. “Tinha gente esperando a liberação da sua moto há mais de dez dias. O pior de tudo é que isso é veículo de trabalho dessas pessoas”, contou Filippe Poubel.
O deputado denunciou ainda que a empresa Rio Park, responsável pela administração do espaço, estaria “criando entraves burocráticos para dificultar a liberação dos veículos e, assim, aumentar os valores cobrados pelas diárias. A burocracia é proposital, uma forma de sugar o trabalhador e gerar mais lucro. Isso precisa acabar”, completo Poubel.
O deputado Luiz Paulo, endossou as críticas e classificou os depósitos como uma forma de violação aos direitos dos cidadãos. “O deputado Poubel tem toda razão. Os pátios alocados pelo Detran são uma forma de tortura dos trabalhadores. Muitas vezes os carros são apreendidos e ficam lá até serem leiloados, já que a pessoa não tem dinheiro para pagar. Isso é expropriação”, criticou.
Diante dos relatos, o presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar, confirmou a regulamentação do Estatuto das Blitzen para os próximos dias, e disse que será analisada a sugestão do deputado Poubel para que o conteúdo seja impresso e distribuído à população.

Comentários: