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Domingo, 27 de Abril de 2025

Notícias/Ciência & Tecnologia

RJ DIGITAL COMPLETA CINCO MESES E JÁ OFERECE MAIS DE 1,8 MIL SERVIÇOS AOS FLUMINENSES

Número é 44,2% maior do que o apresentado no dia do lançamento do programa, em maio

RJ DIGITAL COMPLETA CINCO MESES E JÁ OFERECE MAIS DE 1,8 MIL SERVIÇOS AOS FLUMINENSES
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RIO DE JANEIRO, Rio Digital Avança nos serviços oferecidos

Lançado em maio, o Programa RJ Digital avança em ritmo acelerado para tornar o Rio de Janeiro um estado 100% digital. Em cinco meses, o número de serviços oferecidos no portal do Governo do Estado, saltou de 1.316 para 1.898, um aumento de 44,2%. É possível, num só lugar, ter acesso a informações sobre IPVA e abertura de empresas, bem como acompanhar o desenvolvimento do filho matriculado em escola da rede. Se o internauta for servidor público, ele ainda conseguirá acessar contracheques e informes de rendimento. “Sempre deixei clara a importância de expandir a eficiência dos serviços públicos, aliando qualidade no atendimento e um alto nível de transparência. Tudo isso gera economia para o Estado e satisfaz o cidadão” explicou o governador Cláudio Castro.  

Do total de serviços (1.898), 1.377 são digitais. Hoje as categorias mais acessadas são Educação, Segurança Pública, Transporte e Emprego e Renda. O portal foi desenvolvido pelo Proderj em parceria com a Subsecretaria de Estado de Comunicação Social. “Temos o compromisso de facilitar o máximo que pudermos a vida do cidadão em qualquer canto do território fluminense. A ideia é que ele resolva o que precisa ao alcance das mãos, sem a necessidade de sair de casa” afirmou Igor Marques, subsecretário de Comunicação Social.

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Mauro Farias, secretário estadual de Transformação Digital, afirmou que o Estado do Rio sempre está atento às demandas do cidadão fluminense e vem trabalhando intensamente para disponibilizá-las com qualidade e transparência. “O portal integrado de serviços digitais é dinâmico e atualizado diariamente. Quem acessa o canal também pode avaliar todos os atendimentos, o que permite o aprimoramento por meio do redesenho de processos. Hoje, por exemplo, temos mais de 70% de aprovação nestas avaliações e vamos evoluir ainda mais. Esse avanço contínuo é fruto do apoio do governador Cláudio Castro, grande entusiasta do tema Governo Digital” destacou Mauro Farias.

Três pilares: o RJ Digital é um programa baseado em três grandes pilares: a criação de um portal integrado de serviços digitais, a regulamentação e publicação de normas e diretrizes e a digitalização dos serviços públicos prestados à população. Uma das inspirações para o desenvolvimento do programa foi o modelo usado pelo Governo da Estônia, no Norte da Europa, reconhecido como um dos mais digitais do mundo.  “Como órgão de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) estadual, buscamos facilitar a vida da população por meio da transformação digital, sempre com objetivo de modernizar a gestão e disponibilizar a tecnologia ao cidadão fluminense de forma fácil, ágil e segura. Atualmente, temos mais de 3,4 milhões de interações com o portal” ressaltou o presidente do Proderj, Flávio Rodrigues.  

Prêmio: O Rio de Janeiro também ganhou este ano o prêmio de entidade estadual de tecnologia da informação e comunicação que mais avançou no ranking que mensura a implantação do governo digital entre os estados do país. Promovido pela ABEP-TIC, associação que reúne órgãos estaduais de TIC de todo país, a premiação ressalta o avanço do trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado por meio do Proderj.

 

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Secom Governo do Estado do Rio.
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