VASSOURAS, RJ - Eleições 2024 / Zé Alencar está Inelegível e tem candidatura Impugnada.
O então candidato à prefeito de Vassouras pelo MDB, Zé Alencar, recebeu um “banho de água fria”, na tarde desta quarta-feira, dia 28 de agosto.
O Juiz Eleitoral Laurício Miranda Cavalcante, decidiu pela IMPUGNAÇÃO e indeferiu a candidatura do ‘MDBista’.
DECISÃO: “Por todo o exposto, JULGO PROCEDENTE o pedido formulado na presente impugnação e INDEFIRO o registro de candidatura de José Alencar Soares Gomes para concorrer ao cargo de Prefeito, sob o no 15, com a seguinte opção de nome: “Zé Alencar”.
Registre-se. Publique-se. Intime-se.
Vassouras, 28 de Agosto de 2024.
Laurício Miranda Cavalcante Juiz Eleitoral”
Essa decisão foi tomada a partir de um pedido do MPE-RJ (Ministério Público Eleitoral RJ)
Resumo do conteúdo do pedido: “O Ministério Público Eleitoral, por sua vez, ofereceu Ação de Impugnação ao Registro de Candidatura (ID 122754057), sob o argumento, em apertada síntese, de que o impugnado fora “condenado à suspensão de seus direitos políticos, no processo no 0002235-51.2011.8.19.0065, em decisão colegiada, proferida na data em 18/10/2022, por ato doloso de improbidade administrativa que importou em lesão ao patrimônio público e enriquecimento ilícito (de terceiro),” decisão esta que veio a ser confirmada pelo Colegiado da Décima Quinta Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Sustentou a inelegibilidade em razão da ocorrência de : “(i) condenação à suspensão de direitos políticos; (ii) decisão transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiado; (iii) ato doloso de improbidade administrativa; e (iv) ato gerador, concomitantemente, de lesão ao patrimônio público e de enriquecimento ilícito.”
PROVÁVEL UNIÃO DA OPOSIÇÃO: Diante da decisão, importantes lideranças políticas que apoiavam Zé Alencar, já sinalizam uma união da oposição contra a candidata do atual governo, Rosi Silva (atual vice-prefeita)
“Tem momentos que precisamos decidir pelo melhor pela nossa querida Vassouras. E essa hora chegou. Temos que nos unir” comentou um influente político que pediu para não ter seu nome divulgado nesse momento em que há uma sinalização de provável apoio à Kiko Brando.
ZÉ ALENCAR: O pretenso candidato Zé Alencar ainda não se manifestou publicamente sobre qual será sua atitude, após a decisão da Justiça Eleitoral pela sua Inelegibilidade e consequente Impugnação de sua candidatura.
Em uma recente entrevista exclusiva à Revista Acontece Interior, Zé Alencar fez duras críticas à atual gestão de Vassouras {Severino e Rosi}:
Zé Alencar – “Será um dos maiores desafios para a nova administração. Não será nada fácil pegar uma prefeitura completamente endividada como está. Mexeram até no salário dos funcionários {redução de 15% nos salários}. A gente sabe que está devendo para quase todos os fornecedores e isso é muito difícil. Quem vencer terá que sentar e analisar todos os números, fazer uma auditoria interna, refazer um planejamento, pagar o que tiver que pagar, e reconquistar a credibilidade junto aos funcionários e com quem presta serviços para a prefeitura. Lamentável a gente ter chegado onde chegamos.
Eu estou aqui como pré-candidato, com a melhor das intenções. Se caso, tivermos sucesso no nosso projeto, o dinheiro público será tratado com o maior respeito e usado como deve ser, sempre em prol dos moradores.
O Funcionalismo tem que ser respeitado e ter também seus salários e direitos respeitados e valorizados. Comerciantes e empresas que prestam serviços ao município, tem que receber seus pagamentos em dia, para que a prefeitura também seja respeitada e volte a ter credibilidade.” Disse Zé Alencar em (08/02/2024).
Nota da Revista: “Esta reportagem segue em construção. Dentro da nossa política editorial de manter o equilíbrio de um jornalismo ético, respeitando democraticamente, as opiniões contrárias, mas sempre mantendo nosso direito de informar, seguimos abertos a ouvir outras manifestações baseadas em fatos”
Comentários: