Revista Acontece Interior, Rio de Janeiro, Interior, Brasília, São Paulo

Sabado, 13 de Julho de 2024

Notícias/Política

DEPUTADA TIA JÚ É ELEITA A PRIMEIRA PROCURADORA ESPECIAL DA MULHER NA ALERJ

Célia Jordão e Martha Rocha foram eleitas procuradoras adjuntas da Procuradoria Especial da Mulher

DEPUTADA TIA JÚ É ELEITA A PRIMEIRA PROCURADORA ESPECIAL DA MULHER NA ALERJ
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

RIO DE JANEIRO – RJ Deputada Tia Jú é eleita Procuradora Especial da Mulher da Alerj.

 A deputada Estadual Tia Ju, é a primeira procuradora Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). A parlamentar foi eleita por aclamação de todos os deputados presentes na sessão plenária desta nesta terça-feira (25/06). Já as deputadas Célia Jordão e Martha Rocha foram eleitas para as duas vagas de procuradoras adjuntas.

O objetivo da Procuradoria Especial da Mulher, da Alerj, é intensificar a participação do Parlamento Fluminense nas ações em defesa das mulheres, além de receber e encaminhar denúncias de violência e discriminação, fiscalizar e acompanhar programas do governo para igualdade de gênero e auxiliar as comissões da Casa.

Publicidade

Leia Também:

Tia Ju foi a única candidata à procuradora especial da mulher e, portanto, a votação de seu nome para o cargo foi feita de maneira simbólica, com a aclamação de todos os presentes, sem votos contrários.

“As decisões serão tomadas todas de forma colegiada. Esta procuradoria é da bancada feminina, e as decisões serão tomadas por todas nós, com a participação de todas. A interseccionalidade vai estar presente nos trabalhos da Procuradoria da Mulher para que a gente atenda especificamente às necessidades de cada uma, a mulher negra, a mulher indígena, as mulheres de centro, de direita, de esquerda. Enfim, todas as mulheres serão acomodadas dentro da procuradoria e estaremos aqui firme e forte”, declarou.

Já no caso das procuradoras adjuntas, as duas vagas acabaram sendo disputadas por três deputadas. As eleitas foram Célia Jordão, que recebeu 41 votos, e Martha Rocha, com 40 votos. Em terceiro lugar ficou a deputada Zeidan (PT), com 33 votos. Também houve duas abstenções.

Célia Jordão agradeceu o apoio dos deputados em sua eleição. “Aqueles que me conhecem sabem da trajetória do meu trabalho, sempre me dedicando muito à pauta feminina e na defesa das políticas públicas para as mulheres. A procuradoria é um instrumento importantíssimo em defesa das mulheres, para que nós possamos combater as desigualdades ainda existentes na nossa sociedade. Eu fico muito feliz com o resultado dessa eleição, mas quando a pauta se trata da mulher, todas somos unidas”, comentou.

Já Martha Rocha lembrou que a Alerj foi apenas a 23ª Assembleia do país a criar uma procuradoria da mulher. A parlamentar disse que será necessário atuar em conjunto com o Congresso Nacional e todos os entes federativos, bem como implementar uma procuradoria em cada uma das 92 câmaras municipais fluminenses.

“A função da procuradoria é fomentar os espaços políticos para as mulheres. Essa é uma experiência que dá muito certo no Congresso Nacional. Tivemos oportunidade na CPI dos Crimes Cibernéticos de ouvir a deputada federal responsável pela procuradoria da mulher. Então, a gente pretende fazer uma grande caravana para que todas as câmaras municipais dos 92 municípios tenham uma procuradoria”, complementou a deputada.

A criação da Procuradoria Especial da Mulher ocorreu no ano passado, após aprovação da Resolução 25/23. Atualmente, dos 70 deputados fluminenses, 15 são mulheres, que é a maior bancada feminina da história da Casa. Além de Tia Ju, Célia Jordão e Martha Rocha, compõem a bancada feminina da Alerj as seguintes deputadas: Carla Machado, Dani Balbi, Dani Monteiro,  Élika Takimoto, Franciane Motta, Giselle Monteiro, Índia Armelau, Lucinha, Marina do MST, Renata Souza, Verônica Lima e Zeidan.

 

Comentários:

Veja também

SESC RJ
SESC RJ

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!