Revista Acontece Interior, Rio de Janeiro, Interior, Brasília, São Paulo

Quarta-feira, 12 de Junho de 2024

Notícias/Política

ALERJ LEVA DEBATE SOBRE O FUNDO SOBERANO À REGIÃO DO MÉDIO PARAÍBA

Proposta da agenda é ouvir a sociedade sobre investimentos estruturantes para dinamizar a economia do estado

ALERJ LEVA DEBATE SOBRE O FUNDO SOBERANO À REGIÃO DO MÉDIO PARAÍBA
Arte: Divulgação
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

VOLTA REDONDA

Representada pelo seu presidente André Ceciliano (PT) e deputados estaduais, a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) irá a Volta Redonda, na sexta-feira (19/11), apresentar o Fundo Soberano aos prefeitos da região do Médio Paraíba do estado.

O encontro vai reunir autoridades, acadêmicos, empresários e representantes de organizações sociais, das 9h às 13h, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), na Rua Simão da Cunha Gago, 19, no bairro do Aterrado. Em respeito às regras sanitárias, o evento é restrito a convidados, que será transmitido pela TV Alerj (canais 10.2 UHF e 12 NET) e no Youtube. O uso de máscaras será obrigatório.  

Publicidade

Leia Também:

O objetivo do debate é apresentar a Emenda Constitucional 86/21, que criou o fundo. Ele é uma poupança com recursos dos excedentes dos royalties e participações especiais do petróleo para ser usada em momentos de crise (no limite de 30% do seu saldo) e também para financiar o desenvolvimento do estado a médio e longo prazos.  

Este é o terceiro encontro regional promovido pela Alerj. O primeiro foi em Itaguaí, dia 15/10, e o segundo em Campos dos Goytacazes, em 29/10.   

“A exemplo do que fazem os países produtores de petróleo, o Fundo Soberano poderá financiar investimentos em infraestrutura, ciência e tecnologia, projetos que âncoras de desenvolvimento, parabéns gerando emprego, renda e riqueza, pensando o Rio além do petróleo. Estamos num momento muito bom do ponto de vista da arrecadação, então é hora de planejar o estado de forma a diversificar a nossa base produtiva, hoje muito dependente dos royalties, e modo a aumentar a nossa receita com bases sólidas, que é o nosso grande problema”, afirma Ceciliano.   

O debate vai envolver os municípios de Volta Redonda, Barra do Piraí, Barra Mansa, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro, Rio das Flores e Valença. A expectativa é de que sejam discutidos projetos estruturantes para o incremento da economia regional. A Emenda Constitucional 86/21 foi promulgada, em junho, pelo presidente da Alerj, autor original da proposta. O texto, aprovado por unanimidade na Casa, será regulamentado por Projeto de Lei Complementar (PLC). A tramitação já foi iniciada no plenário da Casa, no dia 26/10, e a votação ocorrerá após as audiências públicas.    

A emenda prevê que, toda a vez que houver aumento de arrecadação dos royalties de petróleo, 30% dos recursos serão depositados no Fundo Soberano.  

Ele vai funcionar como uma poupança para momentos de crise, como a que o Rio viveu em 2016. Também será um fundo de investimentos, como existe nos países que são grandes produtores de petróleo, como Noruega, Canadá e Emirados Árabes. O fundo também é composto por 50% das receitas recuperadas de Termos de Ajustamento de Conduta (TAC), decisões administrativas, judiciais ou indiciamentos legislativos referentes à exploração de petróleo e gás.   

Entre os projetos já apresentados, destacam-se a construção de uma rota de dutos de gás natural e o incremento da indústria naval, na região de Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica. A equiparação de incentivos fiscais com estados vizinhos, a construção de ligações rodoviárias e a instalação de uma fábrica de fertilizantes foram as principais propostas sugeridas na Região Norte.   

SERVIÇO:   

ALERJ CONVIDA REGIÃO DO MÉDIO PARAÍBA PARA DISCUTIR APLICAÇÃO DO FUNDO SOBERANO  

Data: 19/11  

Local: Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Volta Redonda  

 Endereço:  Rua Simão da Cunha Gago, 19, no bairro do Aterrado  

 Horário: 9h às 13h   

 Transmissão: TV Alerj (canais 10.2 UHF e 12 NET) e pelo Youtube da Casa.   

 

CREDENCIAMENTO DE IMPRENSA:   

 Das 9h às 10h   

Contato: comunicacaosocial@alerj.rj.gov.br   

 Cel.: (21) 99664-0723   

 * Evento restrito a convidados devido às regras sanitárias   

 * Uso de máscara obrigatório

Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!