Revista Acontece Interior, Rio de Janeiro, Interior, Brasília, São Paulo

Sabado, 13 de Julho de 2024

Notícias/Turismo

Vassouras sediará o 1º Fórum Regional de Turismo

Centro de Convenções General Severino Sombra deverá ser palco do encontro organizado pela Setur

Vassouras sediará o 1º Fórum Regional de Turismo
Foto: Caíque Coufal
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Em recente visita à Vassouras, no Vale do Café, o Secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, foi recebido por Marco Capute, Presidente da Fundação Educacional Severino Sombra, mantenedora da Universidade de Vassouras e do Centro de Convenções General Severino Sombra.

O local deverá sediar o primeiro Fórum Regional de Turismo, reunindo em Vassouras, cerca de 15 cidades do Vale do Café. Prefeitos, secretários de Turismo, empresários e profissionais ligados ao setor, farão parte do Fórum que pretende discutir e propor ações, para que o Turismo volte a ser protagonista na economia do Estado, no Pós Covid.

“Nossa meta é realizar o primeiro Fórum Regional aqui em Vassouras, como referência e assim, dar início aos encontros pelas outras regiões turísticas do nosso Estado. Estamos acompanhando os índices da pandemia para marcar a data definitiva desse primeiro evento no Vale do Café, que é a região que contempla o maior número de municípios.” Comentou Gustavo Tutuca.

Publicidade

Leia Também:

Por ser amplo – capacidade para até quatro mil pessoas sentadas -, o Centro de Convenções reúne todas as condições para a realização do Fórum, com o distanciamento e os protocolos necessários, segundo as orientações das autoridades de saúde. A visita técnica foi acompanhada, além do presidente Marco Capute e do secretário Tutuca, pelo secretário municipal de turismo de Vassouras, Wanderson Farias, de outros representes do setor e da presidente do City Vale-Vale do Café, Jornalista Bella Santos, que disse aprovar Vassouras como sede do primeiro Fórum de Turismo.

“Vassouras tem toda a estrutura para sediar o Fórum, além de ser a cidade que centraliza o Vale do Café, a fim de se buscar ações e caminhos que beneficiem toda a região. O centro de Convenções também tem estrutura ideal, é amplo e pode oferecer as condições necessárias de segurança e proteção que o momento exige” disse Bella Santos. Durante o encontro, o presidente da Fundação, Marco Capute, se colocou à disposição para colaborar com a retomada segura e responsável do Turismo consciente, tão importante para todo o Vale do Café. Para o secretário Wanderson Farias, os dois prêmios que Vassouras conquistou recentemente no segmento do turismo, mostram que a cidade está no caminho certo, atravessando esse momento de pandemia.

“Junto com as orientações do nosso prefeito Severino Dias, seguimos rigorosamente as orientações sanitárias para que nossa cidade continue se preparando com segurança para a retomada do turismo. Os prêmios - Prêmio Yedda Maria Teixeira 2021 e Prêmio CIETH - nos coroaram com o reconhecimento de que as nossas ações estão corretas. Será uma honra para nós, receber esse primeiro Fórum de Turismo. E já aproveito para convidar, em nome do nosso prefeito, o governador Claudio Castro para também estar presente no evento aqui em Vassouras” comentou Wanderson Farias.     

Programa Estadual do Artesanato entrega carteiras no interior

Na mesma visita ao interior, o secretário Gustavo Tutuca, fez questão de valorizar a aproximação do Governo do Estado, com os municípios do Vale do Café. Cidades como Paulo de Frontin, Mendes, Miguel Pereira e Vassouras, tiveram a entrega aos Artífices locais, que se cadastraram, das carteiras nacionais do artesão.

“Para o nosso trabalho gerar resultados, de fato, precisa chegar aos municípios. Estamos trabalhando para ter um turismo mais próximo ao interior, dando garantias e impulsionando as potencialidades de cada local e dando o suporte necessário para que o turismo fluminense se desenvolva. Viabilizamos cursos de capacitação em parceria com o TCE, damos suporte técnico de todos os segmentos como turismo religioso, cicloturismo, artesanato, enfim, toda a equipe está aqui para conhecer a realidade do setor no interior e unificar esses dados para que, em seguida, possamos trabalhar na promoção que é o nosso principal objetivo. A partir do segundo semestre nós vamos viajar pelos estados vizinhos ao Rio de Janeiro, divulgando os nossos destinos. O turismo gera empregos diretos e indiretos e tem condições de melhorar a vida da população” explicou Tutuca,no Centro Cultura Cazuza em Vassouras, onde quatro Artesãs, representando um grupo de outros 25 artífices, receberam suas carteiras. Gabriela Delgado Pereira, de 33 anos, foi uma delas e contou que o incentivo aos artesãos da cidade melhorou muito nos últimos anos.

“Aprendi a fazer crochê bem pequena com a minha avó, e trabalho como artesã há dois anos. Receber a Carteira do Artesão vai ajudar bastante. Profissionalizar nosso trabalho, passa credibilidade, ajuda na compra dos materiais, além de ajudar no reconhecimento das nossas peças”, disse Gabriela. Os representantes da Setur, foram recebidos pelo prefeito de Vassouras Severino Dias e pela vice prefeita Rosi. Também estiveram presentes na entrega das carteiras o secretário Wanderson Farias, o presidente da Câmara Municipal, José Maria Capute, a secretária municipal de Cultura, Ângela Maria, o coordenador do programa Estadual de Artesanato, Marcel Vasconcelos, além de outros representantes do setor e empresários locais. Durante o evento também foram discutidas políticas públicas para região.

Para o prefeito Severino Dias, essa é uma das principais vertentes da economia da cidade e, mesmo durante a pandemia, o município conseguiu criar mecanismos para valorizar e fortalecer o setor.

“Hoje estamos aqui fazendo essa entrega simbólica a esses artesãos, que contribuem de forma ativa para o turismo da cidade. E em breve, no pós-Covid, estaremos fortes e totalmente reestruturados, e seguindo junto com o governo do Estado na valorização do turismo. Não só aqui para Vassouras, mas para todo o Vale do Café, pois unidos, conseguiremos passar por esse difícil momento e logo ali na frente, voltaremos a crescer”, comentou o prefeito.

“Saio de Vassouras revigorado para a pauta do turismo. Aqui é referência nacional de turismo. Essa parceria desenvolvimento econômico, turismo e cultura é muito boa. Entender a vocação da cidade é essencial para promover o desenvolvimento. A missão é alavancar e desenvolver o interior do estado”. Finalizou Tutuca. 

Entre as características do artesanato da região estão o bordado e a arte sacra em papel, no estilo barroco, além das esculturas inspiradas na época dos escravos. A transformação da palha do milho em flores impressiona pela delicadeza e técnica.

A Carteira Nacional do Artesão é gerada a partir de cadastro no Programa do Artesanato Brasileiro, disponível no site www.artesanatobrasileiro.gov.br.

Comentários:

Veja também

Secom Governo do Estado do Rio
Secom Governo do Estado do Rio

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!