RIO DE JANEIRO, RJ - Projeto "Experiência Rio de Janeiro" passa por três cidades brasileiras.
A Secretaria Estadual de Turismo (SeturRJ), divulgou essa semana, os bons resultados da primeira rodada do Projeto “Experiência Rio de Janeiro”, ocorrida nos dias 31 de março, 01 e 02 de abril.
Os dados são referentes à promoção do Turismo Fluminense, realizada em Belo Horizonte, Brasília e Goiânia.
Mais de 400 agentes e operadores, conheceram dados e outras informações sobre as potencialidades e atrativos, das 12 regiões turísticas do Rio de Janeiro.
“O ‘Experiência Rio de Janeiro’ traz um novo formato, ampliando ainda mais a possibilidade de vendas de pacotes e roteiros dos nossos destinos nos principais mercados emissores de turistas. Esta é mais uma oportunidade de promover o estado do Rio de Janeiro e suas 12 regiões turísticas. O projeto tem se mostrado um sucesso por onde passa e reforça a busca pelos turistas nacionais, consolidando a marca Rio de Janeiro em todo o Brasil,” explica o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca.
A ação de fomento a vinda de turistas nacionais para o RJ, é realizada pelo Governo do Estado, por meio da Setur e Turístico.
Durante as ações, o público faz imersões por meio de vídeos, talkshows e atrações culturais de alguns dos principais atrativos turísticos que há no Rio de Janeiro.
Vale do Café: Entre esses atrativos, estão as cidades que compõem o Vale do Café. São diversas Fazendas históricas, algumas centenárias, famosos Festivais e Rotas para se degustar premiados queijos, cachaças e cafés especiais e artesanais, além de muitas outras atrações.
“A gente vem nos últimos anos, incentivando e apoiando várias ações turísticas nessa região do interior. E todas as informações sobre esses locais e eventos, nós levamos para esses encontros nas principais cidades do país, de onde vem muitas turistas para nos visitar.” Explica Wanderson Farias, assessor especial da SeturRJ.
Esse ano, BH foi a primeira cidade a receber o roadshow, despertando a curiosidade dos profissionais, que realizam a venda de produtos turísticos no mercado mineiro.
“O ‘Experiência Rio’ é um super evento, que tem a cara do Rio de Janeiro. Eu tive a oportunidade de conhecer opções pouco exploradas que farão a diferença para os meus clientes. Achei muito bacana essa questão de mostrar as vertentes que têm potencial de venda”, disse a agente de viagens de BH, Ana Luiza Fontes, de 34 anos.
O secretário da Setur, Gustavo Tutuca, esteve presente na etapa de Brasília. Na abertura, ele deu boas-vindas aos cerca de 200 agentes e operadores da capital federal que foram prestigiar o evento.
“É uma grande satisfação receber tantos profissionais do turismo aqui em Brasília. Em 2024, o Rio de Janeiro registrou mais de 1,5 milhão de turistas internacionais, um aumento de 26,8% em relação ao ano anterior. Eventos como o Carnaval e shows internacionais, como o da Madonna em Copacabana, que atraiu 1,6 milhão de pessoas, têm sido fundamentais para esse crescimento. Essa troca com os agentes e operadores de Brasília e outras cidades, é essencial para fortalecermos ainda mais os laços com o Rio de Janeiro”, ressaltou Tutuca.
Até o fim do ano, o projeto irá percorrer outras 11 cidades brasileiras. Em todas, com objetivo de aumentar o fluxo de turistas em todo o RJ.
Segundo os organizadores, a meta “é capacitar, até o final do ano, cerca de 1,5 agentes e operadores de viagens, que terão a chance de conhecer o estado de uma forma inovadora, que vai muito além de um destino de sol e mar.” Disse o assessor da Setur Leandro Bertholini.
“É importante ressaltar todo o apoio que o governador Cláudio Castro tem dispensado para o nosso turismo. Esse olhar especial para o setor, nos ajuda a colaborar e a alavancar cada vez mais a economia das cidades, principalmente do interior do estado, que tanto precisam do nosso apoio.” Finalizou Gustavo Tutuca
Os eventos contaram ainda, com as participações de representantes de municípios como Saquarema, Petrópolis, Maricá, Vale do Café, Búzios e do RIOgaleão.
Tanto a Associação de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro (ABIH-RJ), quanto o Grupo HotéisRIO, apoiam os Eventos pelo Brasil.
Comentários: