RIO DE JANEIRO, Turismo Fluminense
O deputado estadual Gustavo Tutuca, comemorou o fim de semana, com duas boas notícias para o Setor de Turismo no Estado do Rio. Consequências diretas de projetos, do período em que o deputado esteve à frente da Secretaria Estadual de Turismo.
Na terça-feira (2/8), o deputado Tutuca, defendeu junto aos seus pares na ALERJ, a aprovação do Projeto de Lei que institui a Política Estadual de Turismo.
O documento estabelece diretrizes para o desenvolvimento sustentável, participativo e integrado, criando o Sistema Estadual de Turismo. Institui ainda o Observatório Fluminense do Turismo para nortear as políticas públicas do segmento.
Além disso, o projeto de lei prevê a criação do Fundetur (Fundo de Desenvolvimento Estadual do Turismo), com o objetivo de estimular o financiamento de projetos na área do turismo, com vistas ao desenvolvimento e promoção do setor em todas as regiões fluminenses.
Dois dias depois, na quinta-feira, (4/8), foi a vez do Projeto de Lei que declara patrimônios culturais imateriais do Estado do Rio de Janeiro os cursos profissionalizantes de Técnico de Turismo e de Guia de Turismo, ambos do Colégio Antônio Prado Júnior.
“O projeto de lei da Política Estadual de Turismo foi iniciado na Secretaria de Turismo, quando ainda estava à frente da pasta, em 2021. O texto foi amplamente debatido no Conselho Estadual de Turismo, com apoio e sugestão dos membros, e será um avanço enorme para o segmento. Já o segundo projeto de lei, trata de dois cursos importantíssimos para a formação profissional na área e é, sem dúvida nenhuma, mais uma vitória para todo o trade turístico do estado” comentou Gustavo Tutuca.
Comentários: