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Segunda-feira, 13 de Janeiro de 2025

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SECRETARIA ESTADUAL DE TURISMO DIVULGA OS ATRATIVOS DO RJ EM NOVA YORK / WASHINGTON / MIAMI

Secretario Gustavo Tutuca diz que são grandes emissores de turistas para o Rio de Janeiro

SECRETARIA ESTADUAL DE TURISMO DIVULGA OS ATRATIVOS DO RJ EM NOVA YORK / WASHINGTON / MIAMI
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EUA - Setur-RJ Divulga atrativos turísticos fluminenses em três importantes cidades americanas (Nova York, Whashington e Miami) 

O Secretário Estadual de Turismo do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca, comandou recentemente, em três importantes cidades dos EUA, - Nova York, Whashington e Miami -, mais uma etapa do programa da Setur-RJ, de promoção turística, em importantes emissores com destinos aos polos fluminenses. Foram o “Rio In NY” e o “Rio In Miami”. No encontro em Nova York, agentes e operadores de turismo, receberam capacitações sobre os destinos do RJ. Tutuca também se reuniu com a vice-presidente da USTOA, Peggy Murphy, e com o diretor de Vendas e Alianças para América do Sul, da American Airlines, Alexandre Cavalcanti, para alinhar algumas parcerias.

A agenda de reuniões seguiu para Washington, na sexta-feira, dia 06 de dezembro, onde a equipe liderada por Gustavo Tutuca, foi recebida pela conselheira Maria Clara Tavares, representante da Embaixada do Brasil em Washington. Na pauta, a programação (2025) para a divulgação dos atrativos fluminenses, voltado para o mercado turístico da capital dos EUA. Na segunda-feira, dia 09, as atividades de promoção foram destinadas ao trade turístico de Miami, na Flórida. O evento também reuniu agentes de viagens, operadores, companhias aéreas e imprensa, além de empresários do setor. O mercado norte-americano é o 3º maior emissor de turistas ao Rio de Janeiro, e o maior fora da América Latina. Só este ano, até outubro, mais de 140 mil visitantes dos EUA estiveram no estado (12% do fluxo total de estrangeiros).

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São números que já estão no mesmo patamar de todo o ano de 2023 (142.600) e, segundo perspectivas do setor, indica um crescimento de cerca de 30% até o fim de 2024, chegando à marca de 180 mil. São dados que apontam um cenário promissor, com boa margem de crescimento para os próximos anos.

“Nesta visita aos EUA, passamos por cidades importantes, como Miami, Washington e Nova York, e demos mais um passo na nossa contínua missão de promover o Rio de Janeiro como um destino turístico pronto para receber os visitantes. Graças ao apoio irrestrito do governador Cláudio Castro, temos conseguido avançar muito na promoção no mercado nacional e internacional. Os Estados Unidos continuam sendo um dos principais mercados emissores de visitantes para nós, o que reafirma a força do Rio de Janeiro e nos aponta um caminho de crescimento no número de turistas” enfatizou Gustavo Tutuca.

Implementação do Tax Free:

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), aprovou no início de dezembro, o Projeto de Lei 4.413/24, que institui o regime ‘Tax Free’, que é um programa de reembolso de impostos (ICMS) em compras feitas por turistas estrangeiros, durante a viagem ao Brasil. O Projeto de Lei seguiu para sanção do governador Cláudio Castro. Após entrar em vigor, será feita a licitação para escolher a empresa que vai operar o ‘Tax Free’. A estimativa é que a lei esteja funcionando já nas férias de julho de 2025, o que passará a ser um novo capítulo para o turismo no Rio de Janeiro.

A renúncia fiscal será progressiva nos primeiros três anos de implementação, com valores estimados de R$ 11,5 milhões (2025), R$ 24 milhões (2026), e R$ 49,7 (2027), atingindo sua maturidade plena a partir de 2028. Segundo levantamento do Instituto Fecomércio de Pesquisa e Análises do Rio de Janeiro (IFEC RJ), o Tax Free tem potencial para dobrar o valor gasto por turistas no Rio de Janeiro. Quando estiver funcionando em sua plenitude, os valores podem passar de US$ 212 milhões para US$ 411 milhões anuais – o que representaria um impacto superior a R$ 2 bilhões na economia.

“É uma conquista fundamental para o estado. Estamos batendo recordes na chegada de turistas internacionais e essa medida é mais um atrativo, fomentando uma experiência de compra diferenciada para nossos visitantes estrangeiros. Não tenho dúvida que vamos aumentar ainda mais o fluxo turístico e fortalecer toda a economia local que já está bastante aquecida pelo turismo” explicou o secretário Gustavo Tutuca.  

Encerramento do Projeto "Experiência Rio 2024"

O Projeto RoadShow promovido pela Setur-RJ, completou seu roteiro de apresentações em 10 cidades brasileiras, na capital fluminense, contemplando agentes e operadores de turismo.  A ação ocorreu no final de novembro no Restaurante Rubaiyat Rio, localizado na Zona Sul, com a presença de autoridades, especialistas e expositores do estado. Na ocasião, o público fez uma imersão por vídeos, talkshows e atrações culturais sobre os principais atrativos turísticos do Estado.

“A ideia é proporcionar experiências incríveis aos viajantes e ao mesmo tempo estimular a economia do setor de turismo no nosso Estado, que vem crescendo e batendo recordes tanto na atração de turistas, quanto na movimentação econômica de grandes eventos, realizados ao longo deste ano de 2024”, comentou Tutuca. Antes da capital, o projeto passou por outras nove cidades, capacitando ao todo, cerca de 1,6 mil agentes nas seguintes cidades: Juiz de Fora, Belo Horizonte e Uberlândia em Minas Gerais, Goiânia (GO), Brasília (DF), Ribeirão Preto, Campinas e São Paulo em São Paulo, Curitiba (PR) encerrando o ano no Rio Capital. 

Vale do Café:

Uma das principais regiões de destaque, apresentadas em todos os eventos, é o Vale do café. Com apoio da Secretaria de Turismo, as ações coordenadas pelo Assessor Especial da Setur-RJ, Wanderson Farias, como o Festival Sabores do Vale do Café, Festival Vale do Café, de Gastronomia Delícias do Vale, vem crescendo em participação de cidades e fazendas, além de público.

O Turismo Rural, com apoio do Arranjo Produtivo Local (APL) além das Rotas do Vale, que incluem a Rota do Café, da Cachaça e do Queijo Artesanal, também despontam como grande interesse, dos agentes e operadoras que estiveram presentes nas 10 cidades por onde passou o “Experiência Rio 2024”

“Estamos encerrando 2024, com excelentes números para o nosso turismo, colocando cada vez mais, o Estado do Rio no cenário internacional. Expandimos nossos horizontes de atração de turistas na Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai, Peru, Portugal e agora, mais recentemente, divulgamos nossos atrativos nos EUA. Fomos sede de Mega Eventos como o Show da Madona, Rock In Rio e o G20. Em todos eles, tivemos grande retorno de ocupação na rede hoteleira e movimentação nos restaurantes, não só na capital, mas em todas as 12 regiões turísticas do estado. Mais de um milhão de turistas já nos visitaram e ainda temos o fim de ano com natal de réveillon. Nós estamos preparados para ser o palco brasileiro de todos os grandes eventos internacionais e receber muito bem os turistas. 2025 será ainda melhor”. Finalizou o Secretário Estadual de Turismo Gustavo Tutuca.     

 

 

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