Revista Acontece Interior, Rio de Janeiro, Interior, Brasília, São Paulo

Sabado, 13 de Julho de 2024

Notícias/Turismo

PARATY PARTICIPA EM CURITIBA DO 1° ENCONTRO DO PROGRAMA TURISMO FUTURO BRASIL

São dois dias de debates técnicos reunindo 12 dos principados destinos turísticos do país

PARATY PARTICIPA EM CURITIBA DO 1° ENCONTRO DO PROGRAMA TURISMO FUTURO BRASIL
Imagens
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

CURITIBA, PR Paraty presente em Encontro Turístico 

O prefeito de Paraty, RJ, Luciano Vidal, acompanhando do seu vice Izaques Merendaz e do secretário de turismo, Marcos Paulo, participa em Curitiba, PR, do 1° Encontro do Programa Turismo Futuro Brasil. 

O encontro reúne 12 dos principais destinos turísticos do Brasil, selecionados pelo Programa, por meio de uma parceria entrei o Sebrae Nacional e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). 

Publicidade

Leia Também:

Paraty é um desses destinos selecionados, entre outras 79 cidades brasileiras. 

O prefeito Vidal, comentou sobre a importância de Paraty estar entres os selecionados. 

“Nossa cidade ser contemplada no edital, aprova a consolidação de um destino turístico inovador e sustentável, de forma alinhada às tendências globais. Isso somando-se aos resultados positivos já experimentados por esta Administração nas diversas iniciativas em que apostamos na inovação como processo social. Nos próximos dias estaremos começando a planejar e a executar as atividades de inovação para Paraty se tornar Destino Turismo Inteligente. Isso vai contribuir para melhorarmos ainda mais, o turismo da nossa cidade, aumentar a oferta de emprego e boas experiências para os turistas ”, disse o prefeito.

O encontro conta com consultorias especializadas,  proporcionando a possibilidade de troca de experiências internacionais, o que permitirá acelerar a transformação de Paraty, na Costa Verde do Estado do Rio de Janeiro, em um destino ainda mais inovador e inteligente. 

A iniciativa vai aplicar estratégias de Destinos Turísticos Inteligente (DTI) nas cidades selecionadas. No modelo adaptado à realidade brasileira, são trabalhados nove pilares dentro do DTI: (governança, acessibilidade universal, sustentabilidade, inovação, promoção e marketing, mobilidade e transporte, tecnologia, criatividade e inovação.). 

De acordo com o secretário de turismo de Paraty, Marcos Paulo, dentro do Programa, serão construídos planos operacionais para colocar essas estratégias em prática, priorizando as ações para cada etapa. Além disso, as ações mais relevantes contarão com o apoio na fase de implementação. 

“Todo o trabalho será uma construção conjunta com as cidades, para que as ações de fato atendam às diferentes realidades locais e tenham continuidade ao longo do tempo.” Explicou Paulino. 

Inovador e sustentável: Paraty é um dos principais destinos turísticos brasileiros, reconhecido nacionalmente por seu patrimônio histórico e cultural. Tem ainda um casario e igrejas em estilo colonial, calendário cultural diversificado, celebrações de festas religiosas tradicionais e suas manifestações artísticas, além das belas praias e ilhas que integram a magia da Mata Atlântica. Neste cenário, viveram e ainda vivem interessantes personagens da história brasileira. 

Tais atributos demonstram o potencial de Paraty para se projetar como um dos melhores destinos de Turismo Cultural. 

A cidade da Costa Verde foi classificada  na categoria A (do Mapa do Turismo Brasileiro). 

Esta categoria engloba as regiões e seus municípios com maior fluxo turístico e maior número de estabelecimentos, empregos e arrecadação de impostos no setor de hospedagem.

Histórico das etapas: em setembro de 2022, o Sebrae Nacional e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) lançaram o edital Programa Turismo Futuro Brasil. O objetivo era selecionar dez destinos turísticos no país,  que seriam apoiados com a elaboração e/ou implementação de suas estratégias de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI).

Devido à alta qualidade dos destinos, foram selecionados 12, ampliando o número inicial.

DTI: o DTI Curitiba consiste em estratégias para aumentar a resiliência, competitividade e sustentabilidade dos diversos atores que compõem o ecossistema turístico local. Iniciativa que permite implementar novos processos para a gestão do setor, com o apoio de importantes parceiros, como o Ministério do Turismo e o Sebrae. O projeto está sendo implantado pelo Instituto Municipal de Turismo em parceria com a iniciativa privada.

Os destinos contemplados
Dos 79 municípios selecionados para a segunda etapa de seleção, foram 10 do Centro-Oeste, 27 do Nordeste, 21 do Norte, 12 do Sudeste e 9 do Sul. 

Destes, 41 eram de pequeno porte (até 50 mil habitantes), 13 de médio porte (até 100 mil habitantes) e 25 de grande porte (mais de 100 mil pessoas).

Além de Curitiba, foram contemplados: Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Bombinhas (SC), Bonito (MS), Ilhabela (SP), Novo Airão (AM), Paraty (RJ), Penedo (AL), Pirenópolis (GO), Recife (PE) e São Luís (MA).

Comentários:

Veja também

Secom Governo do Estado do Rio
Secom Governo do Estado do Rio

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!