Revista Acontece Interior, Rio de Janeiro, Interior, Brasília, São Paulo

Sabado, 13 de Julho de 2024

Notícias/Turismo

MIGUEL PEREIRA INAUGURA PRIMEIRO TREM TURÍSTICO A VAPOR DO ESTADO DO RIO

A ‘Maria Fumaça’ foi entregue durante programação de 68 anos da cidade

MIGUEL PEREIRA INAUGURA PRIMEIRO TREM TURÍSTICO A VAPOR DO ESTADO DO RIO
Imagens
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

MIGUEL PEREIRA,RJ Inauguração da  Maria Fumaça - Trem turístico a vapor com fotos de Philippe Lima


Miguel Pereira, no Centro Sul Fluminense, comemorou 68 anos nesta quarta-feira, dia 25 de outubro. E um dos principais presentes, foi dado para o setor turístico da cidade e de todo o Estado do Rio de Janeiro. 

A inauguração da primeira Maria Fumaça turística a vapor Fluminense foi inaugurada com pompas de um grande evento. 

Publicidade

Leia Também:

A entrega da locomotiva, que resgata parte importante da história da cidade de 30 mil habitantes, onde há um conjunto ferroviário da RFFSA tombado como patrimônio cultural nacional, foi feita à população pelo prefeito André Português. 

A expectativa é que o equipamento transporte 950 mil passageiros por ano.

“Miguel Pereira e seus avanços em diversas áreas, especialmente no turismo e segurança, servem de exemplo para todos nós. O município, que já é abençoado com o terceiro melhor clima do mundo, surpreende a todos constantemente, com ideias que geram emprego e renda para os cidadãos, aproveitando sua vocação natural. Parabéns aos moradores e ao prefeito” afirmou o governador Cláudio Castro.

André Português destacou o apoio do Governo do Estado no processo de "desenvolvimento acelerado" da região. 

Segundo o prefeito, estudos indicam que novos empreendimentos, puxados pela Maria Fumaça, e que já ajudaram a abrir mais de 1.500 vagas de trabalho formais, incrementem ainda mais a gastronomia, a rede hoteleira e o comércio.

“Parcerias com o Governo do Estado em diversos setores têm sido essenciais para a transformação radical que nossa querida Miguel Pereira tem experimentado. Nosso orgulho voltou. É uma grande alegria comemorar o aniversário da cidade com essa importante entrega para os miguelenses. A Maria Fumaça celebra a história de Miguel Pereira e do Estado, e vai trazer ainda mais desenvolvimento para o nosso município, com atração de visitantes, além de novos investidores” disse Português.

Um passeio com crianças da rede pública de educação, além do acendimento de luzes do projeto Natal Inesquecível e a árvore do Lago Javary, marcou a primeira viagem oficial da composição. 

O trem turístico fará inicialmente um trajeto de 9km, entre o Centro da cidade e o distrito de Governador Portela. Posteriormente, o percurso irá até a Frontin, em Vera Cruz.

O passeio fará os passageiros viajarem no tempo, com a tripulação usando trajes de época para contar a história da região e do estado, desde a colonização. 

Doado pela Federação do Comércio do Estado (Fecomércio), o equipamento funcionará com duas composições (duas locomotivas e três vagões para cada uma). 

A Maria Fumaça é um dos sete projetos de grande porte que foram planejados pelo prefeito, ajudando na formação de um condomínio empresarial, de acordo com André Português. 

“Viemos conhecer de perto a Maria Fumaça e outros atrativos. É uma cidade tranquila e muito bonita. Vamos voltar outras vezes” comentou o gerente de Logística Thiago Barbosa, de São Gonçalo, ao lado da esposa, a professora Veriza Barbosa, e da filha Maria.

O técnico em informática Rodolfo Pelo também participou das festividades com a mulher, Marcelly Bastos, e a filha Mirela.

“Tem muitas novidades bacanas. Estamos surpresos, especialmente com as belezas naturais e a sensação incrível de segurança por aqui” comentou Rodolfo.

Moradora de Miguel Pereira, a chefe de cozinha Recabe Otta, de 73 anos, se emocionou com  a Maria Fumaça.

“Andei numa igual na minha infância. Espero que a Maria Fumaça traga mais progresso e empregos” ressaltou Recabe.

Comentários:

Veja também

SESC RJ
SESC RJ

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!