RIO DE JANEIRO, RJ - Federação de Convention & Visitors Bureaux do RJ divulga os bons resultados do 7º Congresso Estadual Empresarial de Turismo. Com fotos de Juliana Chalita
A Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro (FC&VB-RJ) divulgou os resultados da 7ª edição do Congresso Estadual Empresarial de Turismo, que foi concluída na quinta-feira dia 17 de julho. Segundo os organizadores, o saldo foi positivo. Fo a primeira vez que a cidade do Rio, sediou uma edição do Congresso. Os diversos destinos do estado marcaram presença de forma expressiva, reforçando o protagonismo regional na construção de um turismo mais integrado.
“Este congresso é de vocês, é do trade turístico e dos Conventions, que têm um papel estratégico na construção de políticas públicas e vêm ampliando sua atuação nos espaços de debate, com voz ativa e contribuição técnica qualificada. A diversidade dos nossos destinos torna o Rio de Janeiro competitivo em nível global e cabe aos Conventions, valorizar cada localidade, destacando suas vocações e proporcionando experiências autênticas aos visitantes. Foi isso que buscamos evidenciar ao longo desses dias e conseguimos”, ressaltou Guilherme Abreu, presidente da Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro (FC&VB-RJ).
Entre os muitos temas tratados, houve também o debate sobre como a inteligência artificial pode ser aplicada ao turismo de luxo, gastronomia, destinos comandados por mulheres, esportes e entretenimento.
“O Congresso trouxe inovação, conhecimento e profissionais qualificados para os painéis. A qualidade do público, as conexões geradas e os negócios fechados mostram que estamos no caminho certo. A Federação cumpre seu papel ao conectar destinos, mercado e poder público em prol de um turismo mais inteligente e sustentável, fortalecendo tanto a capital quanto o interior do estado do Rio de Janeiro”, destacou Tatiana D’Angello, diretora de Marketing e inovação da FC&VBRJ.
O secretário estadual de Turismo do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca, enalteceu o evento que teve o apoio da SeturRJ. Ele fez uma comparação, entre os orçamentos de investimentos no Turismo, para explicar que bem aplicado, os recursos públicos, podem trazer excelentes resultados.
“A prefeitura de Orlando por exemplo, investe US$ 100 milhões por ano só em promoção de turismo. Isso em uma cidade que já é altamente consolidada como destino internacional. Trabalhamos com um orçamento muito mais modesto, mas, ainda assim, os resultados são expressivos. Só no primeiro semestre de 2025, o estado já recebeu mais de 1,1 milhão de turistas internacionais, o que representa um crescimento de cerca de 50%, superando as projeções iniciais. A expectativa é encerrar o ano com até 2 milhões de visitantes estrangeiros. Isso é o resultado da dedicação, da capacidade e do grande trabalho que nossas equipes desenvolvem para promover nossos destinos. Contem sempre como nosso apoio.” Comentou Tutuca, agradecendo ainda todo o apoio dado pelo Governador Claudio Castro ao Turismo Fluminense.
Feira da Construção em 2026: Durante o Congresso, o diretor da Equipotel, Daniel Pereira, anunciou que a FEICON, principal feira da construção civil e arquitetura da América Latina, ocorrerá no Rio de Janeiro, no próximo ano. O evento dita tendências, apresenta tecnologias e lançamentos, além de conteúdo e atrações para varejistas, distribuidores, engenheiros, construtores, arquitetos e demais profissionais do mercado da construção civil.

Comentários: