RIO DE JANEIRO, RJ - Deputada Tia Ju assume a presidência da UNALE.
Em seu discurso, Tia Ju agradeceu ao presidente da Alerj, deputado Rodrigo Bacellar, pelo incondicional apoio da Casa à realização da Conferência da Unale, em dezembro passado, no Rio de Janeiro.
A deputada Fluminense Tia Ju (REP), foi empossada nesta quarta-feira dia 08 de janeiro, como presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale).
A cerimônia ocorreu na sede da entidade, em Brasília com a presença de 21 deputados estaduais de vários estados.
Também esteve presente, o deputado federal, Armando Neto (REP-RR), marcando a transmissão de cargo feita pelo deputado Sérgio Aguiar, do Ceará.
A deputada Tia Ju é a quarta mulher a liderar a Unale em seus quase 30 anos de história. Hoje são 1.059 parlamentares estaduais que integram o grupo, e mais as 27 Casas Legislativas do Brasil.
Em seu discurso, a deputada agradeceu ao seu partido Republicanos, e ao presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado Rodrigo Bacellar (União).
“Agradeço ao Republicanos, que me abriu as portas para a vida pública, e ao presidente Bacellar, cujo apoio foi fundamental para o sucesso da conferência, reconhecida como uma das melhores já realizadas pela Unale”, disse.
A nova presidente quer ampliar as filiações, promover uma reforma estatutária, fortalecer os canais de comunicação, organizar a Marcha dos Deputados e planejar uma nova sede para a entidade.
Uma das prioridades é a continuidade do projeto UnalePrev, iniciativa que visa a estabelecer um sistema de previdência eficiente e sustentável para os parlamentares estaduais.
Os deputados elogiaram as propostas de Tia Ju. Entre eles Vilmar Zanchin (RS), vice-presidente da Região Sul da Unale.
“As metas são corajosas e demonstram uma vontade genuína de fazer a Unale crescer”. Disse o parlamentar.
Tia Ju anunciou também, um plano estratégico para projetar a Unale com vistas a 2035.
“O desafio que coloco para todos nós é que Unale queremos para os próximos 10 anos? Essa reflexão precisa começar agora, e juntos construiremos um caminho de evolução e impacto. Não podemos mais caminhar... precisamos saltar!”, comentou.
COP 30: A nova presidente também reafirmou o compromisso de estreitar laços com o comitê gestor da COP30, iniciando com uma visita ao prefeito de Belém, Igor Normando, e de reativar no Congresso Nacional a Frente Parlamentar da Unale.
Ela destacou a importância de criar seminários regionais e intercâmbios internacionais que projetem a reputação da Unale no cenário legislativo e institucional.
Outro momento importante da cerimônia foi o anúncio de que Tia Ju, em nome da Unale, fará uma carta de apoio à desembargadora Daniele Maranhão, do TRF-2ª Região, para a lista tríplice do Superior Tribunal de Justiça:
“A UNALE estará sempre pronta para apoiar iniciativas que fortaleçam as instituições democráticas e valorizar profissionais exemplares como a desembargadora Daniele”.
Tia Ju encerrou o discurso, reforçando seu compromisso com o fortalecimento do Legislativo Estadual e o diálogo com a sociedade.
“Vamos construir uma Unale moderna, eficiente e conectada às necessidades de cada região, consolidando nossa posição como uma voz forte e representativa”, conclamou.
A cerimônia, que contou com a presença da também deputada da Alerj Célia Jordão (PL), reafirmou o protagonismo da Unale como instituição que fortalece a democracia brasileira e projetar o Parlamento Estadual na condição de pilar essencial do futuro político do país.
Comentários: