Revista Acontece Interior, Rio de Janeiro, Interior, Brasília, São Paulo

Domingo, 16 de Junho de 2024

Notícias/Cultura

CONCEITUADO NEUROCIRURGIÃO VALÉRIO MARCELINO BRAGA VIVE O SUCESSO COMO ESCRITOR DE SEU PRIMEIRO LIVRO

“PERSEVERANÇA a escalada de um jornaleiro até a neurocirurgia” traz o relato da própria vida do médico até os dias atuais.

CONCEITUADO NEUROCIRURGIÃO VALÉRIO MARCELINO BRAGA VIVE O SUCESSO COMO ESCRITOR DE SEU PRIMEIRO LIVRO
Imagens
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

BARRA MANSA, RJ Neurocirurgião Valério Marcelino Braga faz sucesso com lançamento de seu primeiro Livro /  Por redação com fotos de arquivo pessoal

                                               “PERSEVERANÇA a escalada de um jornaleiro até a neurocirurgia.”

“...recebi a chamada da editora com a informação de que eu havia sido selecionado para o lançamento em 13 países. Foi uma enorme alegria para mim e para toda família.”

Publicidade

Leia Também:

O médico Neurocirurgião Dr. Valério Marcelino Braga, conhecido e conceituado no Estado do Rio e outras regiões do país em sua especialização, vive agora, um novo momento. Alcançou, ainda que sem planejar, o sucesso editorial de seu primeiro livro autoral. 

“PERSEVERANÇA a escalada de um jornaleiro até a neurocirurgia” traz o relato da própria vida do médico até os dias atuais. Com origens em Barra Mansa,RJ, Dr. Valério recebeu a equipe da Revista Acontece Interior, para relatar um pouco sobre como surgiu a ideia e o sucesso alcançado tão rapidamente, do Livro, que será publicado nos próximos meses, em 13 países.

Valério Braga:  Essa história é mais um enigma a ser decifrado. A minha ideia foi escrever um livro, contando a nossa história de vida, mostrando que com perseverança e inteligência emocional, podemos vencer as dificuldades da vida e realizar nossos sonhos. A intenção era destinar os livros para escolas públicas de Barra Mansa para,quem sabe, servir de inspiração para muitas crianças. Um belo dia, vi que uma editora portuguesa chamada: Ases da Literatura, estava com um novo selo: Novos Ases, onde estavam aceitando novos autores para uma avaliação. Foi quando enviei o e-book para que fizessem a análise e para minha surpresa, 5 dias depois recebi a chamada da editora com a informação de que eu havia sido selecionado para o lançamento em 13 países. Foi uma enorme alegria para mim e para toda família.

  • Mas como seu deu parte da sua história de vida que foi parar nas páginas desse livro?

Valério Braga: Eu nasci no seio de uma família muito humilde em 1972, na casa de saúde Santa Maria em Barra Mansa, onde hoje também exerço atividades como Neurocirurgião. Neste período, esta unidade hospitalar era um hospital público e foram tempos difíceis logo em meus primeiros dias de vida. Meu pai era porteiro do edifício Eden, no centro da cidade de Barra Mansa e meus brinquedos eram praticamente doações dos moradores deste prédio. Sempre estudando em escolas públicas, quando terminei o ensino fundamental no 8° ano, foi a única vez que meus pais estiveram presentes em uma solenidade, no qual eu recebi um diploma de graduação. Aos 14 anos, meu pai, que já tinha trabalhado como frentista de um posto de gasolina e vendedor em algumas lojas, recebeu a proposta para assumir uma banca de jornais. Então, iniciamos nossa jornada que perdurou por mais de 7 anos. O tempo passou e, depois de vencer algumas batalhas com as doenças de meu pai, fomos derrotados com a sua perda, em 1993. Mas foi neste caminho, na banca, comecei a entender como funcionava o mecanismo da inteligência emocional e, consegui manter-me focado nos estudos até conquistar a vaga no curso de medicina, em 1994. Um detalhe: aos 3 anos de idade eu já dizia que iria ser médico. Era motivo de risos e chacotas, pois como seria a chegada à medicina de um menino pobre, que vendia cocadas nos bares vizinhos para ajudar a mãe? Um jornaleiro mirim se transmutar em um médico? A minha primeira maleta de médico, foi um pequeno presente de minha mãe, aos 3 anos, que até hoje, muita gente ainda pede para ver a relíquia que já possui 48 anos de existência. Quando fui admitido na faculdade de medicina, ao entrar na universidade pela primeira vez, era um sonho de infância se tornando realidade.  

  • Depois da graduação você optou pela residência em Neurocirurgia e teve aulas com Dr Paulo Niemeyer Filho, além de conhecer também o próprio Dr Paulo Niemeyer pai. Como foi este momento?

Valério Braga: já naquela época, o Dr Paulo Niemeyer (pai) e o Dr. Paulo Niemeyer Filho, eram muito famosos e motivo de orgulho para quem tinha oportunidade de acompanhar o trabalho deles de perto. O Dr Paulo (pai) era o Provedor da Santa Casa do Rio, e o Dr. Paulo Filho, era o coordenador do serviço de neurocirurgia da Santa Casa. Me preparei da melhor forma possível para a prova de admissão na Santa Casa do Rio de Janeiro, pois era outro sonho a ser realizado e mesmo diante de mais de 50 concorrentes, a única vaga acabou sendo minha. Foram inúmeras experiências com esses renomados profissionais. Citando apenas um deles: 02 anos depois do meu início na residência, após o trágico acidente do cantor Hebert Viana (Paralamas do sucesso), o Dr Paulo Niemeyer Filho foi o médico assistente, toda equipe foi fotografada para a mesma revista Veja, que me serviu de inspiração quando decidi seguir a carreira de Neurocirurgião. Serão apenas coincidências? 

  • Já são 23 anos na especialidade de neurocirurgia. Hoje, a paixão pela medicina é a mesma do início?

Valério Braga: O amor pela medicina permanece e me faz seguir com meu trabalho sempre com muita alegria. Hoje, sei bem que o médico é um Super Herói, onde o seu maior poder é a capacidade de curar, mostrando a todos que não fomos nós que escolhemos a medicina, mas sim, ela que nos escolheu. 

  • E foi com base nessa sua história de vida cheia de superações, que você decidiu escrever seu primeiro Livro?

Valério Braga: Analisando todos os meus 23 anos de profissão, passando pela pandemia do coronavírus, onde todos os profissionais de saúde ficaram expostos por 3 anos, fiz uma retrospectiva em nossa vida e verifiquei que toda nossa história de vida, desde os meus avós, passando pelo meu tio Paulo, até meus pais e a nossa família, levaram exatamente 1 século, para que algum familiar conseguisse um diploma universitário. Meu avô nasceu em 1898 e me formei em 1999, demonstrando que a vida honra aqueles que a honram. Foi a partir desta análise que decidi escrever um livro e contar toda nossa história de vida, para que pudesse servir de inspiração aos alunos de escolas públicas de Barra Mansa. Mediante ao exposto, não havia outro título que não fosse: “PERSEVERANÇA a escalada de um jornaleiro até a neurocirurgia.” 

  • E como é ter a abertura de seu livro feita pelo Dr Paulo Niemeyer Filho?

Valério Braga: além de membro da Academia Nacional de Medicina (AMN), Dr. Paulo Niemeyer Filho também é membro da Academia Brasileira de Letras (ABL). Sem dúvida foi muita honra para mim, ter abertura de meu livro feita por um imortal, membro da ABL. O Dr Paulo Niemeyer Filho, sempre foi um espelho de seu pai Dr Paulo Niemeyer, até no sorriso, eram iguais. Vejam que mesmo diante de tantas honrarias, ele atendeu ao meu pedido, deixando a sua mensagem logo na abertura do livro Perseverança. Sem dúvida, foi uma honra imensurável. 

...Pensamento.... O sonho move montanhas, portanto, nunca deixem de sonhar. Tenham metas, busquem a felicidade onde quer que ela esteja. Lembre-se sempre, que somente uma pessoa pode fazer de você um vencedor: “Este é você mesmo.” A música: “The wind of change” (O vento de mudança) por Klaus Meine, vocalista do Scorpions, autor do clássico, lançado em 1990, teve como inspiração os ventos de mudança que atingiam a Europa, com a Guerra Fria terminando, o fim da União Soviética e a queda do Muro de Berlim. Quando eu ouvia esta música, ainda durante e a minha adolescência, eu dizia para mim mesmo: Um dia haverá o vento de mudança em minha vida.! Leiam o livro:  Perseverança, a escalada de um jornaleiro até a neurocirurgia.

Por Valério Marcelino Braga / Neurocirurgião

 Centro Médico Santa Maria (4° andar) em Barra Mansa. Contato: (24)3028-9001 (24)98865-4806 (24)99905-2832



Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!