Revista Acontece Interior, Rio de Janeiro, Interior, Brasília, São Paulo

Sexta-feira, 23 de Fevereiro de 2024

Notícias/Turismo

COMEÇA EM PARATY O “10º ENCONTRO DAS CIDADES HISTÓRICAS, TURÍSTICAS E PATRIMÔNIO MUNDIAL DA UNESCO”

O evento reúne, a partir desta terça, representantes de todas as 23 cidades brasileiras reconhecidas pela UNESCO

COMEÇA EM PARATY O “10º ENCONTRO DAS CIDADES HISTÓRICAS, TURÍSTICAS E PATRIMÔNIO MUNDIAL DA UNESCO”
Imagens
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

PARATY, RJ Encontro 

Começa nesta terça-feira, dia primeiro de agosto, em Paraty, na Costa Verde Fluminense, o “10º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial da UNESCO.”

Primeira cidade do Brasil a receber o título de Patrimônio Mundial como Sítio Misto, Paraty dá as boas vindas a todos os participantes do encontro. 

Publicidade

Leia Também:

Com uma programação bastante diversificada, a 10º edição, tem o tema "Gestão, interpretação e estratégias de desenvolvimento dos sítios naturais e culturais do patrimônio", que será base para as cidades, avançares nesse tema. 

Junto ao evento, há ainda a programação complementar “20 Anos da Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Imaterial” realizado até o dia 5 de agosto.

O evento reúne representantes das 23 cidades brasileiras reconhecidas pela UNESCO, além de lideranças e autoridades políticas das esferas federal, estaduais e municiais. 

Anfitrião do Evento, o prefeito de Paraty, Luciano Vidal, fez questão de evidenciar os atrativos da cidade sede do evento. 

“Paraty cultura e biodiversidade é o primeiro sítio misto do Brasil na lista do Patrimônio Mundial Reconhecido pela Unesco. É a Mata Atlântica preservada que rodeia as águas calmas da baía da Ilha Grande. É a cultura indígena, quilombola e caiçara que vive em harmonia com essa rica biodiversidade. É o registro arqueológico da ocupação humana neste território ao longo do tempo. É a cidade colonial que preserva suas relações históricas e a dinâmica urbana no centro de Paraty, no estado do Rio de Janeiro. Paraty cultura e biodiversidade é a coexistência da cultura viva e ancestral no ambiente natural exuberante”, destacou o prefeito Luciano Vidal 

O evento pretende também, avançar nas discussões pelo desenvolvimento do turismo nos Municípios detentores desses sítios, debater a criação de um Marco Legal que possa beneficiar as cidades Patrimônio Mundial brasileiras, bem como discutir a Política Nacional de Gestão Turística do Patrimônio Mundial no Brasil. 

“Fortalecer o turismo com a promoção de ações sustentáveis nos Sítios do Patrimônio Mundial, Natural e Cultural no Brasil é valorizar ainda mais o Município e o seu cidadão. Em tempo de dificuldades com a queda na arrecadação, fomentar o turismo e os diversos segmentos associados tem sido um importante pilar para a recuperação do próprio setor e das finanças municipais. O turismo é uma bandeira permanente da CNM”, finalizou o presidente da CNN, Paulo Ziulkoski.

Outras informações no no link https://www.paraty.rj.gov.br/10-encontro-brasileiro-das-cidades-historicas/site-oficial

 

 

Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!