Revista Acontece Interior, Rio de Janeiro, Interior, Brasília, São Paulo

Sexta-feira, 23 de Fevereiro de 2024

Notícias/Saúde

BRASIL ATINGE MAIS DE 190 MILHÕES DE DOSES DE VACINAS COVID-19 APLICADAS

Números somam as primeiras, segundas e doses únicas já no braço da população brasileira

BRASIL ATINGE MAIS DE 190 MILHÕES DE DOSES DE VACINAS COVID-19 APLICADAS
Divulgação MS
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Em ritmo acelerado, a campanha de vacinação contra a Covid-19 chegou a mais de 190 milhões de doses aplicadas nesta segunda-feira (30). São 129,8 milhões de pessoas vacinadas com ao menos uma dose, o que representa 81,1% da população vacinável de 160 milhões, e 61 milhões de brasileiros com o esquema vacinal completo, isto é, duas doses ou dose única já recebidas. Com a chegada de cada vez mais doses e a ampla adesão aos brasileiros ao programa de imunizações, a média móvel de casos e de óbitos vem caindo e já está em patamar próximo a janeiro deste ano. Só nos últimos dois meses, essas médias caíram 61% para casos e 60% para óbitos. A chegada regular de vacinas, que são cruciais para a conter o avanço da doença é resultado de uma estratégia diversificada do Governo Federal para a aquisição desses imunizantes.

"A principal dessas estratégias foi o investimento feito pelo governo do presidente Jair Bolsonaro na encomenda tecnológica de transferência de tecnologia entre o laboratório AstraZeneca e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) ", detalha o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

O ministro ainda destacou que o Governo Federal também fez acordos diretamente com as farmacêuticas Pfizer, Janssen e com o Instituto Butantan. Além disso, houve a adesão para a cobertura de 10% da nossa população junto ao mecanismo da Organização Mundial da Saúde (OMS), Covax Facility. Até o momento, 233 milhões de doses já foram distribuídas aos estados. A Fiocruz é a instituição que mais entregou doses ao Plano Nacional de Operacionalização Contra a Covid-19 (PNO), com 99,8 milhões de vacinas entregues. O Butantan já entregou 78,8 milhões de unidades da Coronavac; Pfizer contribuiu com 49,8 milhões; e a Janssen com 4,7 milhões.

Publicidade

Leia Também:

Vacinação de adolescentes: com o avanço da campanha para além das pessoas maiores de idade, 1,1 milhão de adolescentes entre 12 e 17 anos receberam a proteção contra o vírus.

 

Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!